A fantasia de Carnaval como obra de arte na expo “Corpo Popular”, no Paço Imperial

A fantasia de Carnaval como obra de arte na expo “Corpo Popular”, no Paço Imperial

Exposição em cartaz no Paço Imperial apresenta o movimento dos corpos dos foliões fantasiados no Carnaval como a exibição de uma modalidade artística que funde elementos da escultura, da pintura e da dança

“Corpo Popular” é uma exposição que revela o processo de construção artística das fantasias de Leandro Vieira nos dez desfiles que criou para o Carnaval carioca. Em cartaz até o dia 25 de fevereiro no Paço Imperial, a mostra apresenta o Carnaval como uma espécie de museu em movimento. “A exposição debate a fantasia de Carnaval como uma modalidade artística que está em diálogo com outras linguagens, como a pintura, a escultura, o desenho e, é claro, a performance de canto e dança dos foliões. A mostra enfatiza a fantasia como uma união de imagens em trânsito nos desfiles. Quando um artista como Leandro desenha uma imagem ou se apropria de outras que lhe são afetivas para criar uma fantasia, transforma o corpo em movimento do folião na galeria de arte onde aquelas imagens vivenciam, de modo efêmero, o seu apogeu”, explica a curadora Daniela Name.

 

Croquis de Leandro Vieira – foto divulgação

 

A mostra reúne instalações, vídeos, fotos, projetos em técnicas distintas (aquarela, hidrocor e nanquim), paletas têxteis, fac-símiles, uma maquete e a reprodução em grandes dimensões de um croqui inédito para o desfile da Imperatriz Leopoldinense em 2024.

Paço Imperial
Praça XV de Novembro, 48, Centro.
Tel. 21 2215-2093.
Entrada gratuita.

Malta Sanduíches chega para ampliar o leque de delícias oferecido pelo Malta Beef Club

Malta Sanduíches chega para ampliar o leque de delícias oferecido pelo Malta Beef Club

Na recém-inaugurada Malta Sanduíches, também comandado pelos primos Sérgio e Marcelo Malta, no Leblon, os carros-chefes da casa são montados e servidos em pães da Bread Maker

Marcelo e Sérgio Malta, conhecidos por suas tentadoras carnes feitas na brasa, acabam de abrir uma casa especializada em sandubas. Na Malta Sanduíches, os carros-chefes da casa são montados e servidos em pães da Bread Maker. Entre as opções do cardápio, destaque para o Pulled Pork (recheado com copa-lombo suína desfiada e defumada, picles de pepino, mostarda e queijo), para o Pão com Linguiça, para o sanduíche de carpaccio (com salsa tonnata, rúcula e parmesão), para o MFC (de frango empanado e salada coleslaw), para o Malta Fish (com tiras de peixe empanado, rúcula e molho tártaro), para o sanduíche de pastrami e molho russo e ainda para o vegetariano sanduíche de cogumelos shiitake, queijo ementhal e picles.

 

foto divulgação

 

Entre os hambúrgueres, as sugestões são o Maltinha Feliz (com dois discos smash, queijo cheddar, catchup, mostarda e picles) e o Burguer Dry Aged, feito com hambúrguer de carne (maturada por 30 dias na câmara de maturação a frio da casa), bacon, cebola caramelizada e queijo cheddar.

Malta Sanduíches
Rua Visconde de Caravelas, 121, Botafogo.
Tel. 21 97662-5691.

É tempo de se cuidar! Confira dicas de rituais com aromacologia para iniciar bem 2024

É tempo de se cuidar! Confira dicas de rituais com aromacologia para iniciar bem 2024

A aromacologia disponibiliza verdadeiros rituais para conectar corpo e mente e iniciar 2024 com as energias renovadas

O fim de ano sempre traz aquele ar de renovação necessário para iniciar um novo ciclo. Nesse momento especial, nada melhor do que tirar um tempo para se cuidar e fazer algum ritual que proporcione bem-estar ao corpo e à mente, como acender uma vela, tomar um banho com sais e usar um difusor elétrico com aromas. Em outras palavras, praticar a chamada aromacologia, que consiste no uso de óleos essenciais para trazer boas sensações.

De acordo com Mayra Corrêa e Castro, Presidente da Associação Brasileira de Aromaterapia e Aromatologia (Abraroma), a aromacologia não deve ser confundida com aromaterapia, que é a prática clínica e apenas deve ser realizada com a recomendação de um profissional. Para atrair boas energias para 2024, ela sugere pingar uma gota de um óleo essencial de sua preferência em um lenço de papel, aproximá-lo do rosto para inalar a fragrância e pensar em seus desejos. “Guarde o lenço em sua roupa no momento da virada e, durante o ano, sempre que quiser ancorar novamente essa positividade, repita o processo”, aconselha.

Uma das pioneiras no uso de óleos essenciais, a marca francesa L’Occitane En Provence oferece fragrâncias exclusivas que provocam os sentidos. A linha para casa inclui velas, aromatizadores e difusores, com óleos essenciais para proporcionar um ambiente acolhedor. Destaque especial para o Pillow Mist Relaxante Abrigo de Serenidade, feito com lavanda e laranja doce, que deve ser borrifado no travesseiro e no quarto 15 minutos antes de dormir para ter uma ótima noite de sono.

 

A coleção para casa da L’Occitane En Provence – foto divulgação

 

Outra marca internacional que também investe no bem-estar por meio dos aromas é a The Body Shop. Este ano, lançou a linha Wellness, composta por óleos essenciais de origem 100% natural e dividida em três pilares: Sleep, com lavanda e vetiver; Breathe, com eucalipto e alecrim; e Boost, com mandarina e bergamota. “Embora não sejamos uma marca farmacêutica, queremos mostrar os benefícios dos óleos essenciais e trazê-los para o dia a dia de forma prática”, explica Paula Pimenta, General Manager Latam da marca.

 

Linha Wellness Boost, da The Body Shop – foto divulgação

 

Com o objetivo de facilitar o uso diário da aromacologia, a marca brasileira Bright Side desenvolveu roll-ons com blends aromaterapêuticos (como Sleep, Calma e Foco), que devem ser aplicados nos pulsos, têmporas e nuca. Para a virada do ano, Camilla Di Gregorio, fundadora e sócia da marca, sugere o seguinte ritual: “Faça um banho utilizando nossos Sais de Banho Energizantes (com ervas, flores naturais e óleo essencial) e acenda um incenso natural de Palo Santo, madeira sagrada usada para limpeza energética e espiritual. Acenda também uma Vela OM Shanti, do mantra da paz. Durante seu ritual, respire fundo e coloque a sua intenção e atenção no momento presente”.

 

Os produtos da Bright Side ideais para rituais de bem-estar na virada do ano – foto divulgação

Japão para além do óbvio: um mergulho na província de Miyazaki, no sul do país

Japão para além do óbvio: um mergulho na província de Miyazaki, no sul do país

A província de Miyazaki, ao sul do Japão, é destino de natureza singular e imersão cultural, religiosa e histórica ainda pouco explorado por turistas brasileiros

O fascínio pela cultura milenar e a curiosidade pela convivência pacífica entre a tradição e a modernidade atraem visitantes do mundo inteiro ao Japão, e o Brasil não é exceção. Para nossa sorte, desde o final de setembro, brasileiros em viagens de curta permanência não necessitam mais de visto para visitar o país do sol nascente.

O principal destino para quem viaja ao Japão é a cosmopolita Tóquio, além do símbolo nacional Monte Fuji e as cidades relativamente próximas à capital, como Quioto, Nara, Osaka, Hiroshima e Kobe, e que podem ser acessadas por trem-bala, o shinkansen. Mas o país asiático é repleto de destinos incríveis e, se quiser estender um pouco mais a estadia, você pode se surpreender com a diversidade de passeios que outros locais menos visitados proporcionam.

 

Vista das palmeiras Phoenix e da formação rochosa de Oninosentakuita em Horikiri Pass – foto iStockphoto

 

O Japão é constituído por quatro ilhas maiores: Hokkaido ao norte, a ilha maior Honshu, Kyushu e Shikoku mais ao sul, e as ilhas de Okinawa. A 932 km de Tóquio, na ilha de Kyushu, fica a província de Miyazaki, conhecida como o Japão ensolarado. A região está entre as melhores do país em temperatura média, horas de sol e número de dias ensolarados. O voo direto de Tóquio a Miyazaki dura pouco menos de duas horas. Caso vá de trem, tome o trem-bala da JR Tokaido/Sanyo/Kyushu Shinkansen de Tóquio até Kagoshima, e de lá o trem da JR Kirishima Limited Express até Miyazaki, totalizando 9,5 horas de deslocamento. Esse trajeto é coberto pelo JR Pass, um passe de trem exclusivo para turistas estrangeiros válido para linhas de Japan Railways Group.

Miyazaki também é repleta de mitologia japonesa e relacionada a lendas sobre o primeiro imperador do Japão e fundador da dinastia imperial, o Jinmu Tennou. Segundo a tradição xintoísta, Jinmu é considerado descendente direto da deusa do sol, Amaterasu Ômikami, citado em Kojiki, considerado o livro mais antigo sobre a história do país.

Ao norte da província está localizado o famoso Desfiladeiro de Takachiho, na cidade homônima. O cenário da beleza natural junto ao rio Gokase, torneado pelo estreito desfiladeiro, é de tirar o fôlego. Por ali, é possível alugar botes a remo e navegar pelo rio, apreciando a tranquila paisagem e a queda de 17 metros de altura da cachoeira Manai (Manai no taki) – o aluguel sai por 4100 ienes (R$ 135 na cotação atual) para três pessoas em um passeio de 30 minutes, de terça a quinta-feira, e o valor fica em 5100 ienes (R$ 168) de sexta a segunda.

 

Desfiladeiro de Takachiho e a cachoeira de Manai – foto Depositphotos

 

Takachiho tem ainda importância no âmbito religioso e espiritual. Próxima ao desfiladeiro, está a caverna sagrada Amano Iwato, palco de um episódio mitológico envolvendo a deusa do sol. Irritada com o caos criado pelo seu irmão Susanoo, deus do mar, Amaterasu escondeu-se na caverna celestial Amano Iwato. Mergulhados na escuridão com a falta de luz, os deuses planejaram uma grande festa para despertar a sua curiosidade. A estratégia funcionou e ela teria espiado pela fresta da rocha que fechava a caverna, de modo que foi puxada para fora e o mundo voltou a ser iluminado. Nesse local, foi erguido o santuário Amano Iwato Jinja – possivelmente construído durante o século 9. A caverna não pode ser acessada, porém há um mirante atrás do edifício principal do santuário, de onde os visitantes contemplam o rio. Para acessá-lo, é necessário solicitar a um sacerdote uma visita guiada.

 

Santuário de Amano Iwato – foto Tereza Maeyama

 

E essa história é encenada em um espetáculo de dança com 33 atos, conhecido como Yokagura, com dançarinos mascarados e música com instrumentos tradicionais japoneses. Como a apresentação inteira é longa, recomenda-se assistir a Takachiho Yokagura – uma versão em quatro atos, encenada todas as noites, das 20 horas às 21 horas, no santuário Takachiho Jinja, com ingresso a 1000 ienes (R$ 33 na cotação atual). O lugar fica no extremo oeste do centro da cidade, a 15 minutos a pé do Centro Rodoviário Takachiho. Alguns hotéis da região oferecem ônibus gratuito de ida e volta para as apresentações noturnas.

Paisagem quase tropical

Seguindo viagem em direção ao sul pela costa de Nichinan, o cenário montanhoso dá lugar à linda vista do Oceano Pacífico e à rodovia margeada por palmeiras Phoenix – árvore-símbolo oficial da província – trazendo à lembrança a nossa paisagem tropical. De fato, Miyazaki possui um clima mais ameno em relação ao norte do Japão, a ponto de ser famoso pela produção de mangas.

Uma das principais atrações de Miyazaki é a ilha de Aoshima, cujo acesso do continente é feito atravessando a ponte Yayoi. A areia é substituída pela peculiar formação rochosa chamada Oni no Sentaku Ita, ou literalmente “Tábua de lavar do Diabo”, visível na maré baixa. Essas rochas que circundam a ilha são compostas de arenito e argilito que se acumularam em camadas no fundo do mar há 6,5 milhões de anos, sofreram erosão das ondas, formando desníveis. A própria ilha foi denominada monumento natural, enquanto a sua flora, composta por plantas subtropicais, é “monumento natural nacional especial”. Da estação de Miyazaki à estação de Aoshima são apenas 30 minutos de viagem de trem.

 

A ilha de Aoshima – foto divulgação

 

A cerca de 40 km da capital Miyazaki, está o santuário Udo Jingu — a apenas 90 minutos de ônibus a partir da cidade. O honden, santuário principal, localizado dentro de uma caverna na encosta de um penhasco, oferece uma vista espetacular e fica aberto das 6h às 18h. Para chegar até lá, percorre-se o caminho pela encosta, com vista para o mar. Dedicado a Ugayafuiaezu, pai do imperador Jinmu Tennô, o santuário é associado à gravidez e ao parto. Como em outros santuários, há lojinhas que vendem amuletos para diversos fins, como proteção à saúde e sucesso.

 

Penhasco a caminho de Udo Jingu – foto Rose Oseki

 

Para descansar e recarregar as energias após todos esses passeios, o Phoenix Seagaia Resort – um espaçoso resort à beira-mar que se estende por quase dez quilômetros de costa – oferece atrações como fontes termais, spas, restaurantes, praias para prática de surf, quadras de tênis e diversas atividades ao ar livre. Em frente, está o Sheraton Grande Ocean Resort, um edifício de 45 andares, cujos quartos apresentam uma vista panorâmica espetacular do Oceano Pacífico, além de incluir campos de golfe Tom Watson, projetados pelo famoso jogador Tom Watson da PGA, e o Phoenix Country Club, que sedia um dos maiores campeonatos da Japan Golf Tour.

A riqueza gastronômica também se manifesta na província. Em Miyazaki, além de pratos típicos da região, como Chicken Nanban (frango mergulhado em vinagre doce) e o Hiyajiru (sopa fria), pode-se saborear a culinária japonesa com ingredientes frescos da estação, como no almoço servido em Obi Hattori-Tei, a 40 minutos de carro de Aoshima. O restaurante funciona diariamente, das 11h às 14h, em uma propriedade centenária e a cidade é conhecida por abrigar casas de samurais bem preservadas.

 

Almoço servido em Obi Hattori-Tei com ingredientes locais – foto Rose Oseki

 

Sheraton Grande Ocean Resort
Hamayama, Yamasakicho, Miyazaki 880-8545, Província de Miyazaki.
Diárias a partir de R$ 1.250,00.

*A editora de arte viajou a convite do governo de Miyazaki

Mapa do Papai Noel em SP: onde ter experiências natalinas com a família

Mapa do Papai Noel em SP: onde ter experiências natalinas com a família

Mais do que as tradicionais fotos com o Papai Noel, shoppings da cidade oferecem diferentes experiências natalinas para toda a família

Shopping Eldorado
O shopping conta com três atrações gratuitas até o dia 25 de dezembro, de segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingo, das 12h às 20h. O Tobogã, permitido para pessoas que medem de 1,20 m a 1,90 m e pesam até 90 kg; o Trenzinho, para todas as idades; e o Mini escorregador, permitido para crianças de até 3 anos. O Eldorado também promove o encontro com Papai Noel, na Praça de Eventos, no 1º piso, durante todos os dias da semana. Avenida Rebouças, 3.970, Pinheiros.

 

foto divulgação

 

JK Iguatemi
As crianças podem participar de duas oficinas exclusivas no JK Iguatemi, sendo uma para escrever os seus pedidos na cartinha ao Papai Noel e outra de enfeites em MDF (placa de madeira), inspirados nos cenários festivos do shopping. As atividades estão localizadas no Piso 1, ao lado do trono do Noel, que recebe visitas até o dia 24 de dezembro e conta ainda com um troninho pet para agregar toda a família. Avenida Pres. Juscelino Kubitschek, 2.041, Vila Olímpia.

 

foto divulgação

 

Shopping Pátio Higienópolis
Neste ano, o vão central do shopping Pátio Higienópolis se transformou na Casa do Papai Noel dentro da tradicional árvore de Natal, com cerca de 30 metros de altura. Para chegar até o bom velhinho, as crianças devem seguir por uma passagem secreta e acionar um elevador mágico. Elas também podem se entreter na Oficina de Personalização de Pão de Mel, que acontece no Piso Buenos Aires. Todas as atividades são gratuitas e estão sujeitas à lotação. Somente a visita à Casa do Papai Noel necessita de agendamento prévio pelo Sympla. Avenida Higienópolis, 618, Higienópolis.

 

foto Daniela Ramires Ayres Braga

 

Morumbi Town Shopping
Até 17 de dezembro, os domingos são marcados por um show de mágica especial comandado pelo Papai Noel no Morumbi Town. O espetáculo é gratuito e aberto ao público, acontece às 16h no Primeiro Piso, próximo ao restaurante Macaxeira. No dia 10 de dezembro, a sessão é exclusiva para os pets. O Natal do shopping realiza ainda a ação social da Árvore Solidária, que arrecada brinquedos para as crianças do Ballet Paraisópolis, até 15 de dezembro, no Balcão de Trocas. Avenida Giovanni Gronchi, 5.930, Vila Andrade.

 

foto divulgação