Lojas e showrooms de designers cheios de brasilidade em sua essência começam a se multiplicar em endereços disputados pelo mercado de arquitetura e decoração no mundo
A utilização de materiais autênticos e o refinamento em acabamentos – resultando em peças com personalidade – têm destacado designers e marcas brasileiras no exterior. Lojas e showrooms cheios de brasilidade em sua essência começam a se multiplicar em endereços disputados pelo mercado de arquitetura e decoração no mundo, como Milão, Londres, Nova York e Dubai.
A Ornare, que teve a sua primeira loja na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, em 1993, é conhecida pelo mobiliário sob medida de alto padrão. Em abril, a marca anunciou a abertura de sua primeira flagship store na Europa, em Milão. O local escolhido para abrigar a unidade de 450 metros quadrados foi o imponente Palazzo Gallarati, datado do século 18, localizado no icônico Quadrilatero della Moda, na Via Manzoni – região famosa pelas diversas grifes. “Estamos preparados para encantar e inspirar, elevando a experiência a níveis de sofisticação e inovação no exterior”, compartilha Esther Schattan, sócia-fundadora da Ornare.
Com um design sem excessos, a coleção Timeless Collection – protagonista da marca em Milão – é composta por móveis atemporais e feitos para durar gerações. A escolha da madeira maciça certificada, aliada à alta tecnologia e manufatura, garante um resultado de alta qualidade e duradouro. Quem passar pela loja na cidade italiana pode conhecer ainda outras linhas, como a Colette – que se destaca por sua ampla variedade de composições e design elegante, e inclui diversos ornamentos, como rodapé, rodateto, prateleiras, pés, tampos de mesa, paneleiro e portas com molduras entalhadas inspiradas em boiserie.
Já a Breton, marca brasileira com mais de 50 anos de mercado, inaugurou em março a sua primeira loja internacional, em Dubai. Com quase 3 mil metros quadrados, o novo showroom fica localizado na Al Wash Rd, um dos pontos mais disputados de Dubai, e tem estética moderna e elegante, ressaltando o mobiliário autoral brasileiro. A vitrine, que conta com uma coleção exclusiva em forma de cubo, junto com o projeto de interiores, foi assinada por Fernanda Marques – uma das arquitetas mais premiadas do Brasil.
Para a loja de Dubai, Fernanda também criou móveis que fazem parte da coleção I’ am Breton Brasil, como as mesas Gravetos, que podem ser configuradas de acordo com a necessidade de cada cliente, como mesa de centro ou lateral. Também serão lançados novos modelos de luminárias, a poltrona Maxx, cadeira Maxx, e a Chaise Fly. Além do sofá Lanscape e mesas da coleção Serras, lançadas no Brasil, que se renovam com novas possibilidades de acabamentos. “Foi um privilégio trabalhar em um espaço como esse, em terras tão distantes, tendo como base móveis desenvolvidos e criados por nós. Trabalhar dentro de condições de clima tão adversas e de uma cultura tão diferente da nossa nos fez refletir e projetar de uma forma que fosse muito assertiva”, afirma a arquiteta.
E a Evviva – marca gaúcha de móveis planejados – deu os primeiros passos no mercado externo, com a inauguração dos showrooms no Paraguai e em Portugal. Já no primeiro trimestre deste ano, a empresa anunciou também a inauguração da primeira loja na América Central, na República Dominicana, e avança com negociações no Panamá, Uruguai, Chile e Canadá.
“Costumamos dizer no mercado externo que a Evviva é uma alfaiataria de móveis, o que em alguns países pode soar um pouco estranho pois estão acostumados com móveis modulares ou medidas pré-determinadas, e isso é um diferencial para a marca”, explica Diego Machado, diretor da Evviva. Os produtos que mais se destacam fora do país são as cozinhas em aço inoxidável combinadas ou não com outros acabamentos, dormitórios, salas, painéis lisos, ripados e treliças. “Além das operações em Cascais, Ciudad Del Este e Santo Domingo, em breve devemos inaugurar operações em Toronto e Montevidéu.”
Exportação em alta
Há mais de 35 anos no mercado, a catarinense Bell’Arte é reconhecida pela dedicação à originalidade na fabricação de produtos de decoração de alto padrão. No último mês, a empresa fez sua estreia na ICFF 2024 – a principal feira de móveis contemporâneos da América do Norte. A 35ª edição do evento aconteceu em Nova York – porta de entrada para o mercado de design dos Estados Unidos. A feira contou com palestrantes do setor de mobiliário, oportunidades de networking, apresentação de inovações materiais e as mais recentes abordagens sustentáveis.
Engenheiro de produção, designer autodidata e CEO da marca, Crystian Freiberger explora formas, materiais e tecnologias que agregam funcionalidade e encanto aos produtos que assina. Em 2023, essa dedicação se materializou com a conquista da premiação Gold Winner no concurso internacional A’ Design Award, com a poltrona Wave. Hoje, a Bell’Arte exporta para Estados Unidos, Porto Rico, Equador, República Dominicana, Uruguai, Panamá, Bolívia, Peru, Paraguai e África do Sul.
0 comentários