Entrevista com a diretora de marketing da Intelbras: “Inovar é resolver de verdade”

Entrevista com a diretora de marketing da Intelbras: “Inovar é resolver de verdade”

Diretora de marketing da Intelbras detalha as estratégias e as campanhas para manter a empresa líder no segmento de tecnologia e segurança no país

Intelbras oferece soluções em segurança, conectividade e energia para negócios e residências há quase cinco décadas e já faz parte do dia a dia de muitos brasileiros. No portfólio estão fechaduras inteligentes, câmeras residenciais, veiculares e de condomínios, “videoporteiros”, roteadores e projetos de automação de casas. A empresa está entre as melhores para se trabalhar no Brasil há vinte anos e, atualmente, conta com sete unidades em todo o país, sendo três delas no município de São José, em Santa Catarina, incluindo a matriz, além de exportar para diversos países da América Latina.

Recentemente, a Intelbras lançou uma nova linha de produtos, “Do Seu Jeito”, que aproxima ainda mais a marca dos consumidores finais. Com mais de 25 anos de experiência em branding e estratégias comerciais, a diretora de marketing da empresa, Juliana Moser, acredita que a proximidade com o cliente e a inovação são os grandes motores do crescimento. “Liderar o marketing da Intelbras é estar à frente de uma marca brasileira que entende que inovar vai além de criar soluções avançadas, é resolver problemas reais e facilitar a vida das pessoas e dos negócios”, resume. Em entrevista à 29HORAS, a executiva fala sobre os avanços em conectividade e tecnologia no país e as tendências de consumo no segmento.

 

Juliana Moser, diretora de marketing da Intelbras – foto Thiago Mangrich

 

Como a Intelbras trabalha para se manter relevante em um mercado tão competitivo e em constante transformação?
Entendemos que inovar vai além de seguir tendências, é antecipar necessidades e entregar soluções que realmente impactem a vida das pessoas. Temos o maior centro privado de Pesquisa e Desenvolvimento da América Latina com foco em integrar tecnologias de ponta às nossas soluções. São cerca de 500 profissionais dedicados à criação de novas soluções e à adaptação de inovações globais à realidade brasileira. Essa base sólida nos mantém na liderança. Assim, ampliamos nossa atuação em novos mercados sem perder a proximidade com os parceiros que já caminham conosco.

Por que criar a linha “Do Seu Jeito”? Quais demandas de consumidores esses produtos pretendem sanar?
A “Intelbras Do Seu Jeito” chegou para mostrar que a tecnologia pode ser simples, acessível e adaptável — para facilitar o dia a dia e tornar a experiência do usuário mais eficiente. A nova linha traz um portfólio reorganizado, pensado para diferentes perfis de consumidores: desde quem está dando os primeiros passos em automação até os que buscam soluções avançadas com inteligência artificial. Seja qual for o nível de familiaridade com a tecnologia, o cliente encontra na Intelbras uma solução confiável, prática e com a credibilidade de uma marca brasileira líder no setor. 

Quais tendências de comportamento e consumo mais têm impactado suas estratégias?
Mais do que seguir tendências, na Intelbras entendemos que o cliente está sempre no centro de todas as decisões. Os consumidores esperam experiências únicas, e a tecnologia nos permite entregar soluções e campanhas cada vez mais personalizadas, tanto no B2B quanto no B2C, por meio da análise de dados em tempo real e da compreensão do comportamento individual.

 

Produtos da nova linha “Do Seu Jeito” da Intelbras – foto divulgação

 

A experiência omnichannel também é crucial. Estamos cada vez mais conectando nossos canais de comunicação, vendas e suporte para garantir uma jornada fluida e integrada entre os canais digitais e físicos. E a Inteligência Artificial também tem sido um elemento chave na transformação do marketing. Ela nos permite otimizar campanhas, prever comportamentos e criar experiências mais inteligentes, automatizadas e personalizadas.

Como o marketing contribui para os resultados de negócios da Intelbras hoje?
O marketing impulsiona a transformação e o crescimento da empresa. Vai muito além da promoção de produtos, e é fundamental para fortalecer a marca, gerar valor e resultados. Nosso principal objetivo é manter uma marca forte e confiável, o que nos permite atrair novos clientes e reforçar os laços com os atuais. Com estratégias baseadas em dados, geramos demanda qualificada com campanhas digitais, eventos e ações específicas para os mercados B2B e B2C. Essa inteligência de mercado nos ajuda a identificar oportunidades, otimizar recursos e maximizar o retorno sobre investimento. Na prática, o marketing conecta a estratégia aos desafios de vendas, expansão de mercado e fortalecimento da marca, contribuindo diretamente para o crescimento sustentável da Intelbras.  

Intelbras
7 mil colaboradores
Sete unidades no Brasil
Mais de 2 mil produtos no portfólio
80 mil revendedores credenciados
Presença em 98% do território nacional

NEOOH e Bodytech fecham acordo para maior circuito de Digital Out of Home em academias premium do Brasil

NEOOH e Bodytech fecham acordo para maior circuito de Digital Out of Home em academias premium do Brasil

Para tornar a experiência dos clientes ainda melhor, a Bodytech anuncia uma parceria com a NEOOH, uma das maiores plataformas de mídia Out of Home do Brasil

Com 20 anos de história, o Grupo Bodytech é a principal rede de academias premium do país, atualmente com 93 unidades em operação. Referência latino-americana em bem-estar, performance e inovação, suas academias integram espaços de musculação, piscinas, estúdios especializados e áreas de convivência planejadas e contam com 200 mil alunos ativos e mais de 185 aulas coletivas.

Para tornar a experiência dos clientes ainda melhor, a marca anuncia uma parceria com a NEOOH – uma das maiores plataformas de mídia Out of Home do Brasil. A rede terá mais de 700 telas e painéis de LED, instaladas em pontos estratégicos das academias, sendo o maior circuito de Digital Out of Home em academias premium do país.

 

Área de musculação da Bodytech – foto Age Barros

 

O trabalho da NEOOH inclui planejamento, instalação, gestão de conteúdo, comercialização publicitária, ativação de marcas, patrocínios e o desenvolvimento de soluções integradas com as plataformas e ativos digitais da Bodytech.

“Esse projeto marca a entrada da NEOOH no segmento fitness em grande escala, com a marca que estabeleceu o padrão de excelência no setor. Vamos transformar as academias Bodytech em hubs digitais de alta performance, entregando experiências de mídia com dados em tempo real, segmentação inteligente e formatos interativos”, afirma Leonardo Chebly, CEO da NEOOH. “É uma nova e poderosa plataforma de conexão para marcas que falam com um público urbano, conectado e comprometido com saúde, bem-estar e lifestyle”, completa.

Para Alexandre Accioly, fundador e presidente do Conselho da Bodytech Company, a parceria eleva a proposta de valor da rede. “A Bodytech nasceu para promover saúde com excelência, tecnologia e inspiração. A chegada da NEOOH adiciona uma camada digital sofisticada à experiência do nosso cliente, conectando marcas e alunos de maneira fluida e relevante, sem perder o foco na entrega premium que nos diferencia.”

 

Leonardo Chebly (à esq.) e Alexandre Accioly – foto Eduardo Lopes

A revolução do olfato: cientista brasileira cria o MultiScent 20, primeiro tablet do mundo que emite cheiros

A revolução do olfato: cientista brasileira cria o MultiScent 20, primeiro tablet do mundo que emite cheiros

A brasileira Cláudia Galvão criou o MultiScent 20, tablet que hoje é utilizado também para detectar doenças neurodegenerativas

No início dos anos 2000, as revistas com “raspa e cheira” em anúncios de perfumes foram uma febre e a engenheira e empreendedora Cláudia Galvão, CEO da startup brasileira Noar Brasil, foi o grande nome por trás da inovação no país, desenvolvendo microcápsulas de aroma para marcas globais como a Avon.

 

A cientista Cláudia Galvão – foto divulgação

 

Apesar de ainda ser utilizado pelo mercado de perfumaria, o método caiu em desuso com a realidade digital. Para se adaptar ao novo mercado, Cláudia inovou mais uma vez e investiu no desenvolvimento de um tablet que sai cheiro – o que ela chamou de “cheiro digital”. Em 2020, lançou o MultiScent 20, primeiro tablet do mundo capaz de emitir até 20 fragrâncias diferentes de forma individual através de um jato seco, sem partículas, com tecnologia patenteada nos cinco continentes.

Com a pandemia de Covid, a cientista transformou algo que era apenas cosmético em equipamento de saúde, para ajudar nos testes olfativos dos hospitais, que à época eram feitos de forma manual. “Nós pegamos a metodologia de um médico alemão que é o número um do mundo na área de olfato e adaptamos para o nosso tablet”, conta Cláudia, que criou o primeiro teste olfativo digital do mundo, bem como o primeiro banco mundial com dados do olfato.

 

MultiScent com tela – foto divulgação

 

Hoje, o teste é utilizado também para detectar com antecedência doenças neurodegenerativas como Alzheimer e Parkinson. Ela afirma ainda que, com os testes, é possível atrasar em um ano a demência, o que representaria uma economia de R$ 3 bilhões por ano na saúde pública. “Nosso objetivo no Brasil é colocar o tablet principalmente na saúde laboral. Além do teste de olfato, teremos a partir de abril o teste de audiometria central, que auxilia no diagnóstico precoce”. O MultiScent20 já é utilizado por alguns hospitais federais e por médicos da área, e pode ser adquirido no site www.noarbrasil.com.br.

A Noar apresenta outros equipamentos, como óculos 4D que exala cheiro e o ZapScent, uma bonequinha que envia cheiro pelo celular por meio de um emoji do seu app de mensagem. Uma grande novidade é o dispositivo MiniScent, que está em desenvolvimento e poderá ser acoplado ao celular para que as pessoas em tratamento façam os testes diariamente.

 

Bonequinha do ZapScent – foto divulgação

Ana Paula Padrão assume o posto de CEO de uma comunidade para a formação e a mentoria de lideranças femininas

Ana Paula Padrão assume o posto de CEO de uma comunidade para a formação e a mentoria de lideranças femininas

A jornalista e apresentadora Ana Paula Padrão agora é CEO e está à frente de uma inovadora formação para empresárias, empreendedoras e executivas que buscam se desenvolver e ascender em suas carreiras

Ana Paula Padrão carrega credibilidade e colhe sucesso pelos diferentes caminhos que percorreu. Por quase 30 anos, ela foi jornalista e protagonizou coberturas importantes que exigiam comprometimento e seriedade. Eleições presidenciais, conflitos e guerras, manifestações e grandes eventos políticos e sociais fazem parte de um extenso portfólio que comprova a versatilidade de suas apurações.

Mas a mudança é a única certeza. Das ruas e das bancadas de noticiários, como do ‘Jornal da Globo’ e do ‘SBT Brasil’, ela se direcionou a outros rumos. A postura elegante e sua clareza ao se comunicar, que conquistaram a confiança do público, foram levadas a um formato mais dinâmico e descontraído da televisão brasileira, o ‘MasterChef Brasil‘ – reality show da Band que apresentou por 10 anos. “Demorei para assimilar que ali eu podia me emocionar na frente das câmeras”, lembra.

 

A jornalista Ana Paula Padrão – foto Marcelo Brum

 

Todo o aprendizado das telas e das coberturas jornalísticas formaram uma profissional respeitada e admirada, principalmente por outras mulheres. Aos 58 anos, Ana Paula atualmente é CEO da Conquer Unna – comunidade de desenvolvimento de lideranças femininas, com mentorias e cursos. Na balança dos avanços e desafios, ela colhe amadurecimento e reúne muitos conselhos a passar a diante. “Venho aprendendo quem eu sou. Autoconhecimento é o que de mais importante podemos conquistar na vida”, define.

Em entrevista à 29HORAS, Ana Paula Padrão discorre sobre suas transições de carreira, compartilha detalhes dos desafios e dos aprendizados de cada fase, reflete sobre empoderamento feminino e relembra as inspirações que recebeu ao longo de sua diversificada vida pessoal e profissional. Confira os principais trechos a seguir:

Agora você é a curadora da formação em liderança para mulheres da Conquer Business School. Como foi desenhar esse curso? Quem são as alunas que vocês pretendem atingir?
Na verdade, criamos uma empresa completamente nova, a Conquer Unna em sociedade com a Conquer Business School. Sou a CEO da Unna e curadora de todo o conteúdo, que foi desenvolvido para a formação de lideranças femininas. São várias formações, online, mas também com imersões presenciais. Estamos construindo uma esteira com diferentes produtos, mas todos se destinam a preparar a mulher para dar o próximo passo em sua carreira.

E quem são as professoras e as profissionais envolvidas nessa formação? Como foi o processo de escolha das colegas?
Meu interesse pelo desenvolvimento de mulheres vem de longe, comecei a estudar comportamento e formação de autoestima femininas há mais de 20 anos e, desde 2010, reúno mulheres em grupos e eventos presenciais. Nessa trajetória conheci muitas mulheres interessantes do mundo do trabalho com quem desenvolvi diversas iniciativas e algumas dessas amigas estão comigo na Unna. Também encontrei, na Conquer, líderes femininas que imediatamente abraçaram a ideia dessa nova unidade de negócios voltada apenas para formação feminina e que têm sido fundamentais na construção do negócio.

 

foto Marcelo Brum

 

Qual é a importância de uma comunidade de mulheres focada em liderar negócios? Esse formato se inspira em outros já existentes mundo afora?
Olhando para uma perspectiva histórica, temos pouco tempo de inserção no mercado de trabalho e entramos nas empresas copiando a gestão masculina. Fomos compreendendo, com o tempo, que a carreira feminina nas corporações precisa de uma jornada própria que considere nossa imensa responsabilidade na economia do cuidado, na maternidade e em um modo diferente de fazer gestão de processos e de pessoas. Algumas empresas estão compreendendo essa necessidade e penso que há uma saudável pressão para que a diversidade se torne uma das prioridades dos gestores.
A Unna colabora nesse processo de formar mulheres para que se tornem líderes completas, inteiras e prontas para usar a própria voz. Não temos um benchmark: há empresas que atuam bem no B2B, outras no B2C, queremos jogar nos dois campos – o que é bastante desafiador, mas torna o processo mais interessante também!

Como você falou, vivemos em um tempo em que avançamos com a maior presença feminina no mercado de trabalho e em posições de destaque, mas ainda há machismo e ataque a esses mesmos avanços. Quais são, na sua visão, os principais obstáculos que as mulheres enfrentam ao tentar ascender profissionalmente?
Os desafios que envolvem uma cultura machista e baseada na suposição de que todo o trabalho do cuidado (com os mais velhos, com as crianças, com a higiene doméstica, com a alimentação de todos, com os doentes etc.) deve ser feito por mulheres são bastante conhecidos. Acredito que, além deles, a mulher enfrenta outros desafios relacionados à socialização: aprendemos desde cedo a “ser boazinha”. A ambição é compreendida como negativa em mulheres e positiva nos homens, o que nos leva a ter mais dificuldade na hora de enfrentar situações profissionais em que qualidades como ser ambiciosa, assertiva e determinada são tão importantes quanto ser sensível e atenta. A Unna treina mulheres para separar o que é personalidade daquilo que é apenas a cultura agindo sobre elas.

Nesse novo capítulo de sua carreira, o que você mais aprendeu sobre si mesma enquanto trabalha para empoderar outras mulheres?
Venho aprendendo quem eu sou, sinceramente. Autoconhecimento é o que de mais importante podemos conquistar na vida. Só se conhecendo, uma pessoa pode tomar decisões acertadas para si e se libertar da tendência de fazer escolhas com base nas expectativas que os outros têm de você – vejo que é um processo especialmente comum na vida das mulheres.

 

foto Marcelo Brum

 

Para as mulheres jovens que estão começando suas carreiras hoje, quais conselhos você daria para que elas possam se destacar e se tornar líderes em suas áreas, mantendo a autenticidade?
O mais importante é estabelecer metas alcançáveis para a carreira e cumpri-las. Vivemos um momento de glamurização dos processos ultrarrápidos e a carreira é o contrário disso: aqueles que muito jovens lançam e vendem startups por milhões viram super ricos, mas não super líderes! Isso exige constância, muito estudo e amadurecimento. Um degrau de cada vez!

Fazer uma transição de carreira pode ser difícil, mas você já se desafiou em algumas. Como foi passar de âncora de jornal à apresentadora do MasterChef? Como foi transitar de um ambiente profissional mais rígido para um mais descontraído?
Acho que o mais importante na transição é a certeza de que aquilo que está ficando para trás já não te apaixona mais. Exerci o jornalismo por quase 30 anos e quando decidi sair eu sabia que teria orgulho para sempre da minha trajetória, mas que não teria saudade daquela rotina ou daquele reconhecimento. Quando fui para o MasterChef, tive que começar tudo de novo! E não foi simples a adaptação. Demorei mais de um ano para assimilar que ali eu podia me emocionar na frente das câmeras. Pude ser mais eu!

 

Ana Paula Padrão como âncora do ‘Jornal da Globo’ – foto divulgação / Globo

 

Qual era a sua relação com o MasterChef antes de apresentá-lo?
Eu nem sabia que havia um formato chamado MasterChef em dezenas de países do mundo. No Brasil fomos pioneiros, então eu tive que construir meu próprio jeito de apresentá-lo. Foram 10 anos maravilhosos e tenho certeza de que na próxima temporada a ser gravada, e que será a primeira sem mim, o programa estará incrível e que eu baterei palmas para minha ‘família MasterChef’.

E em que as experiências que você teve no jornalismo e na apresentação de programa de TV agregam no universo corporativo?
Acho que minha nova ocupação é o aproveitamento máximo da mulher que eu me tornei. Liderar pessoas com atenção e processos com humildade exige maturidade – principalmente nesse setor da educação! Sinto-me no lugar certo e na hora certa.

Quais líderes mais te inspiraram nessas diferentes fases profissionais? Quais direcionamentos foram os mais importantes?
Nunca tive um mentor ou mentora, quando entrei no mercado de trabalho isso não era comum. Então, talvez por ser uma jornalista de formação, eu gosto muito de conversar com pessoas e a partir desses papos fui enxergando o caminho que queria traçar. Fui aprendendo com cada uma dessas pessoas alguma qualidade e isso se transforma em um mosaico na minha cabeça. Tento ser um pouquinho de cada uma dessas mulheres – a maioria anônimas – que conheci e admirei por alguma característica especial.

 

Apresentando a primeira temporada do ‘MasterChef Confeitaria’ – foto Marcelinho Santos / Band

 

Como jornalista, quais coberturas mais te marcaram? Ser uma mulher nessa área ainda é desafiador em algum sentido ou há mais obstáculos em determinados segmentos de cobertura?
O jornalismo não é uma profissão considerada masculina. Embora os acionistas das principais mídias sejam homens, há muitas mulheres ocupando postos de comando nas redações e muitos exemplos de grandes colunistas mulheres na política e na economia, por exemplo. Talvez áreas específicas como a cobertura esportiva ainda sejam territórios mais desafiadores para as mulheres, mas eu nunca me senti impedida de me candidatar a coberturas perigosas, como em regiões de conflito, por ser mulher.

Além da Conquer Unna, quais outros projetos você pretende desenvolver nesta nova fase?
Não penso em outros projetos agora. A Unna é uma empresa que está nascendo e vai exigir meu foco e minha dedicação por muito tempo ainda!

Foto da capa: Marcelo Brum

Hotelaria de luxo atualmente se apresenta como a arte de criar experiências

Hotelaria de luxo atualmente se apresenta como a arte de criar experiências

Para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, a hotelaria de luxo precisa valorizar a experiência dos clientes em todos os detalhes e momentos

A hotelaria contemporânea evoluiu para além das acomodações e serviços sofisticados; hoje, se apresenta como a arte de criar experiências. Em um mercado cada vez mais competitivo e sensível a detalhes, a capacidade de personalizar e surpreender os hóspedes tornou-se o principal diferencial. Nesse cenário, o que faz um empreendimento se destacar é sua habilidade de traduzir o que os viajantes modernos realmente buscam: momentos inesquecíveis e uma conexão genuína com o destino.

Hotéis que integram elementos do entorno local, explorando a cultura, a natureza e o bem-estar, conquistam clientes pela autenticidade. No Ponta dos Ganchos, exemplificamos bem essa abordagem ao oferecer atividades como o programa “Re-energize”, que une práticas de bem-estar e a conexão com a natureza, meticulosamente pensado para nutrir corpo, mente e alma. Outra opção de atividade é a “Rota das Abelhas” – uma imersão por uma trilha ecológica preservada, onde os hóspedes podem entrar em contato com diferentes espécies de abelhas e degustar receitas únicas, que incorporam o mel produzido no local.

 

Praia privativa do hotel Ponta dos Ganchos, em Governador Celso Ramos, em Santa Catarina – foto divulgação

 

Outra estratégia para fidelizar os clientes é criar experiências que vão além do físico. A presença digital é uma ferramenta indispensável para destacar um empreendimento. Um conteúdo relevante desperta o desejo de viagem nos clientes antes mesmo que escolham um destino, pois já iniciam a imersão no hotel quando ainda estão em casa. Redes sociais, campanhas visuais bem planejadas e parcerias com influenciadores são recursos que permitem às marcas conectar-se diretamente com seus futuros hóspedes e transmitir a essência do que oferecem.

É fundamental ainda garantir que a audiência encontre o hotel com facilidade. Nesse sentido, desenvolvemos um novo site que não apenas reflete nosso padrão de serviço excepcional, mas também apresenta uma experiência de navegação intuitiva, impactando diretamente o crescimento de nossas reservas. E aparecer entre os primeiros resultados de busca, especialmente em pesquisas voltadas para experiências personalizadas ou destinos de bem-estar, amplia significativamente o alcance global. No Ponta, adotamos ferramentas para consolidar nossa visibilidade na América do Sul e ampliar nossa presença nos mercados norte-americano e europeu.

O mercado da hospitalidade é dinâmico e desafiador. Diferencia-se quem entende que cada detalhe conta, seja na experiência in loco ou no relacionamento digital com o cliente. Hotéis que investem no cuidado com seus serviços, na personalização das experiências e na comunicação eficiente com seu público não apenas conquistam espaço, mas redefinem o padrão da excelência.

*Luiza Mattos é diretora de marketing do Ponta dos Ganchos, referência em hotelaria de alto padrão no Brasil. 

Entrevista com o VP Sênior da BYD Brasil: “Nossa meta é estar entre as três marcas mais vendidas no Brasil nos próximos cinco anos”

Entrevista com o VP Sênior da BYD Brasil: “Nossa meta é estar entre as três marcas mais vendidas no Brasil nos próximos cinco anos”

Com expansão de infraestrutura e estratégias de marketing inovadoras para atrair mais consumidores, a BYD se torna líder na venda de híbridos e elétricos no país

Com sede na China, a primeira fábrica da BYD no Brasil foi inaugurada em 2015, em Campinas, para montar ônibus 100% elétricos. Dois anos depois, a empresa iniciou a produção de módulos fotovoltaicos e, em 2021, passou a comercializar carros no país. O trabalho e a inovação constantes trouxeram a liderança na venda de veículos 100% elétricos em 2023, comercializando mais do que o dobro de todos os concorrentes combinados. “Já atingimos a marca de 60 mil veículos vendidos em 2024 — um crescimento de 227% em relação ao ano anterior”, afirma Alexandre Baldy, Vice-Presidente Sênior da BYD Brasil e Head Comercial e Marketing da BYD Auto.

Eleita pela revista americana “Times” como uma das 100 empresas mais influentes do mundo, a BYD integra o Pacto Global das Nações Unidas (ONU), uma iniciativa que fornece diretrizes para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania. Em entrevista à 29HORAS, Alexandre Baldy aprofunda as tendências de novos modelos, tecnologias e iniciativas de marketing no segmento de carros elétricos no Brasil.

 

Alexandre Baldy, VP Sênior da BYD – foto divulgação

 

Como a marca adapta sua estratégia de marketing para atingir os consumidores brasileiros ainda pouco familiarizados com a mobilidade elétrica?
A BYD chegou para revolucionar o mercado brasileiro com carros mais tecnológicos, seguros, bem equipados, com acabamento premium e um excelente custo-benefício. Nossas ações têm como objetivo promover a mobilidade elétrica como uma opção viável e sustentável. O apresentador Luciano Huck tem sido um grande parceiro da marca e nos ajudou a levar a mensagem da BYD para milhões de brasileiros. Somos uma greentech com o maior time de pesquisa e desenvolvimento entre todas as montadoras do mundo. Mais de 100 mil engenheiros trabalham para desenvolver novas tecnologias e aprimorar nossos produtos.
Somente em outubro deste ano, superamos nossa marca histórica mensal de mais 9 mil vendas e 7,4 mil unidades emplacadas no Brasil. No entanto, apesar dos números positivos e com uma forte tendência de crescimento, temos um desafio de enfrentar notícias falsas e levar informação verdadeira para que as pessoas entendam os benefícios da eletrificação, ainda mais no Brasil que possui uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo.

Além do enfrentamento à desinformação, quais outros desafios a BYD observa no mercado brasileiro?
Estamos fortemente empenhados com o mercado brasileiro, e a construção da nossa fábrica em Camaçari, na Bahia, é um exemplo desse compromisso. Não à toa, estamos investindo R$5,5 bilhões na nossa nova planta, que, além de criar 20 mil empregos diretos e indiretos, terá capacidade para produzir até 150 mil veículos por ano em uma primeira fase de operação e 300 mil em um momento posterior. Temos também um projeto importantíssimo em andamento: estamos desenvolvendo o motor híbrido flex que, além da gasolina, pode utilizar etanol, um combustível verde e produzido em larga escala no nosso país. Mas o principal desafio é a infraestrutura de recarga. Precisamos ter cada vez mais carregadores, especialmente os de alta velocidade para facilitar o deslocamento nas cidades e nas estradas. Fizemos uma parceria com a Raízen Power para a instalação de 600 carregadores em oito cidades e o número deve crescer ainda mais.

 

Modelo BYD King, novo sedã híbrido da marca – foto Pedro Bicudo

 

Como a marca planeja se diferenciar de outras que adentram o segmento de mobilidade elétrica no país?
Temos uma abordagem profundamente enraizada no Brasil e uma visão de longo prazo. Esse compromisso se estende à nossa estratégia de integração de diversas soluções de mobilidade sustentável, incluindo carros elétricos, ônibus, caminhões, sistemas de transporte ferroviário (como o SkyRail, monotrilho da linha 17-Ouro do metrô de São Paulo), além de módulos fotovoltaicos para energia solar. Essa estratégia nos permite oferecer não apenas veículos, mas um ecossistema completo que tem como foco reduzir a dependência de combustíveis fósseis. Em nossa comunicação, enfatizamos essa visão ampla e integrada, destacando que a BYD é uma parceira no desenvolvimento de um mundo mais verde e inovador.

Quais são os planos da empresa para o futuro próximo no Brasil em termos de novos modelos, tecnologias e iniciativas de marketing?
A BYD planeja consolidar sua presença com produção local de veículos, incluindo novos modelos elétricos e híbridos. Como nosso maior mercado fora da Ásia, o Brasil é um país estratégico para a expansão global da marca, e nossa meta é estar entre as três marcas mais vendidas nos próximos cinco anos. Esse crescimento será apoiado pela expansão da rede de concessionárias, que deve fechar em 2024 com mais de 150 unidades em operação pelo Brasil. Nosso objetivo é conectar a BYD aos brasileiros como a marca líder em mobilidade elétrica. Para isso, desenvolvemos estratégias de marketing que mostram os benefícios de economia, sustentabilidade e tecnologia dos nossos veículos.

 

Interior do BYD King – foto Pedro Bicudo

 

BYD
• 1.000 colaboradores no Brasil
• Chegou ao país em 2014
• 7 em cada 10 carros elétricos vendidos no Brasil são da marca
• Líder na venda de carros híbridos