Rio Coffee Nation transforma o Rio de Janeiro na capital nacional do café

Rio Coffee Nation transforma o Rio de Janeiro na capital nacional do café

Em sua 5ª edição, Rio Coffee Nation reúne experts do universo cafeeiro para aprimorar toda a cadeia do setor, inclusive seus elos com o turismo, a sustentabilidade e a gastronomia

Entre os dias 18 e 20 de outubro, a 5ª edição do Rio Coffee Nation reúne produtores, especialistas e amantes da bebida no espaço EXC, dentro do Jockey Clube Brasileiro. O evento terá a participação de mais de 50 produtores de grãos especiais. Um dos seus objetivos é estimular a profissionalização e a cultura do mercado de cafés. Na pauta, temas como o comércio justo, a conexão com o turismo, a sustentabilidade e os diferentes métodos de extração e torrefação. A programação inclui ainda degustações gratuitas, aulas e Happy Hours regados a drinques com café e música ao vivo.

Chefs João Diamante, Flávia Quaresma, Paula Prandini e Elia Schramm irão demonstrar como o café é um valioso e versátil ingrediente gastronômico. Os ingressos custam R$ 55, e parte da renda aferida será revertida para o projeto Diamantes na Cozinha.

 

foto divulgação

 

Rio Coffee Nation
Rua Jardim Botânico, 1.011, Jardim Botânico.

Com demanda em alta, São Paulo terá mais voos internacionais

Com demanda em alta, São Paulo terá mais voos internacionais

Com elevada ocupação em suas aeronaves e de olho em novas rotas, companhias como Latam, Gol, British Airways, lberia, Lufthansa, Air Canada e Avianca ampliam seus voos

De janeiro a julho deste ano, a Latam transportou 3,2 milhões de passageiros em seus voos internacionais saindo do aeroporto de Guarulhos. Esse número é superior em 2% ao registrado no primeiro semestre de 2019, antes da pandemia e só foi possível graças aos 15 mil voos operados pela companhia no período, que tiveram uma ocupação média de mais de 90%.

Outras empresas aéreas também vêm registrando números semelhantes, e por causa disso estão ampliando suas operações para dar conta da forte demanda. A partir do dia 9 de dezembro, a alemã Lufthansa retoma sua ligação entre São Paulo e Munique, com três frequências semanais. No final deste mês de outubro, a espanhola Iberia passa a operar dois voos diários entre São Paulo e Madri, e a British Airways passa de sete para 10 suas frequências semanais para Londres.

 

foto divulgação

 

Em 7 de dezembro, a africana Royal Air Maroc retoma a ligação entre São Paulo e Casablanca, com conexões para diversos destinos na Europa.

Aqui nas Américas, a Air Canada passa a disponibilizar a partir de dezembro voos diários de Guarulhos para Montreal – além do voo diário que já opera há anos para Toronto — e a colombiana Avianca estreia também em dezembro na rota entre São Paulo e Medelín. Dia 12 de novembro, é a vez da Gol dar o start em sua nova rota internacional, ligando São Paulo a
San José, na Costa Rica.

E, como não poderia deixar de ser, a própria Latam amplia ainda nas próximas semanas suas frequências para Orlando, Los Angeles, Joanesburgo, Milão, Roma, Madri e Lisboa – além de iniciar na ligação entre São Paulo e Punta Cana, na República Dominicana. Resta saber se, com esse reequilíbrio entre demanda e oferta, as tarifas vão cair ou, pelo menos, dar uma acalmada nas elevações verificadas no anos passado e nos primeiros meses de 2024.

Radar

Notícias triboas
O Aeroporto Salgado Filho, seriamente danificado pelas chuvas que devastaram o Rio Grande do Sul em maio, deve retomar suas atividades no dia 21 deste mês de outubro. Latam, Gol e Azul têm planos de operar mais de 80 voos por dia já a partir dessa data. Até ser fechado, o aeroporto operava de 140 a 160 voos diários, em média, somando os voos internacionais e os domésticos. O reinício dos voos internacionais está previsto para o dia 16 de dezembro.

Em alta
A concessionária RIOgaleão, responsável pela administração do Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro, espera superar as previsões de fluxo de passageiros em 2024. A expectativa é fechar o ano com algo entre 14 e 14,5 milhões de passageiros. Será um crescimento expressivo, afinal, em 2023 passaram pelo aeroporto apenas 7,9 milhões de passageiros. O terminal tem capacidade para atender até 37 milhões de passageiros por ano.

Feeling blue
Frequentando as páginas do noticiário econômico em razão de suas dívidas e seus problemas financeiros, a Azul resolveu cortar o serviço de bordo em voos curtos e restringir a distribuição ilimitada de snacks em seus voos. Agora é um salgadinho por pessoa. E, depois de atingir o estômago, atacou também o bolso de seus clientes: reajustou os valores cobrados pelas bagagens despachadas. E não foi um aumentozinho: a elevação foi de pelo menos 10%.

Zuza Fish Bar traz para o Rio a brisa de Búzios

Zuza Fish Bar traz para o Rio a brisa de Búzios

Com atmosfera praiana, o Zuza Fish Bar serve caprichados petiscos preparados com pescados frescos e frutos do mar trazidos direta e diariamente da Ilha Grande

Após 16 anos em Búzios, o chef Christopher Zuza traz sua expertise com peixes e frutos do mar para a Zona Sul carioca. É ele quem comanda o recém-inaugurado Zuza Fish Bar, com mesinhas na calçada e um cardápio que foca nos petiscos, sandubas, pratos leves, vinhos e drinques autorais.

As cavaquinhas, ostras e mexilhões chegam todos os dias, fresquinhos, direto da Ilha Grande. Entre os destaques da casa estão o ceviche de namorado, o tartar de atum com pistache e laranja, o camarão crocante com molho de pimenta biquinho, os mexilhões ao vinho branco, o torresmo de lula, o fish’n’chips, o arroz de polvo e o peixe em crosta de pistache, servido com musseline de baroa (também conhecida como mandioquinha).

 

foto divulgação

 

Para beber, prove o Bloody Fish (que mistura suco de tomate, cachaça, molho de ostra e borda sapecada de botarga) ou o Maresias Fitz, releitura do Fitzgerald incrementada com um toque de caju.

Zuza Fish Bar
Rua Marques de Abranches, 1A, Flamengo.
Tel. 21 98777-6385.