Artesanos Bakery é a padaria ideal para aquele pit stop em alto estilo

Artesanos Bakery é a padaria ideal para aquele pit stop em alto estilo

Artesanos Bakery é o lugar ideal para um café da manhã reforçado ou um lanchinho caprichado, com tentadores doces, apetitosos sandubas e boas pizzas

Comandada por Mariana Massena e Ricardo Rocha, a Artesanos Bakery é um tesouro escondido no Recreio dos Bandeirantes que, há alguns meses, ganhou uma filial em Botafogo. Na matriz, além de maravilhosos pães artesanais (como o Sourdough integral, os brioches e as baguettes), fazem bastante sucesso também os calzones e pizzas napolitanas (servidos apenas à noite) e os docinhos, como o quindim feito com gemas de ovos caipiras, a cuca de banana com massa de amêndoas e o tentador bolo Red Velvet.

Mas esse estabelecimento precisa entrar no radar por servir tentações perfeitas para aquele café da manhã reforçado e recheado de tentações como o iogurte grego servido com frutas da estação, mel orgânico e granola da casa, os ovos Benedict incrementados com bacon caramelizado, os perfumados cinnamon rolls e os bowls de açaí amazônico livre de agrotóxicos e colhido por fornecedores certificados.

 

foto divulgação

 

Para quem preferir um bom sanduba, o de focaccia com mortadela grelhada, stracciatella, pesto de pistache e rúcula é uma excelente pedida, assim como a baguetinha com filé mignon, queijo e cebola caramelizada e o Croissant Rock Street (com fonduta de queijos, bacon e ovos mexidos).

Artesanos Bakery
Avenida Genaro de Carvalho, 1.435, Recreio dos Bandeirantes.
Tel. 21 96691-0169.

Hotel Pedras do Patacho, em Alagoas, tem beleza singular refugiada entre rochas

Hotel Pedras do Patacho, em Alagoas, tem beleza singular refugiada entre rochas

Com acomodações que se integram ao cenário local, o Pedras do Patacho ajuda a colocar Alagoas na rota de quem ama uma boa praia, mas sem abrir mão do conforto

Porto de Pedras, no litoral norte de Alagoas, é o endereço de um novo e elegante hotel, situado em um município preservado. É lá que foi erguido o Pedras do Patacho Hotel Boutique Experience, empreendimento com 23 confortáveis acomodações, cercadas por um exuberante coqueiral e de frente a areias quase desertas. Nesse refúgio, caminhando pelo mar raso, chega-se a uma barreira de corais, que formam as Piscinas Naturais da Praia do Patacho.

 

Fachada do hotel Pedras do Patacho – foto divulgação

 

O design arquitetônico com pedras, madeira e aço corten, dispostos de forma estratégica compõem a estrutura do lugar, trazendo uma identidade singular em harmonia com a localização privilegiada. Integrante da BLTA – Brazilian Luxury Travel Association, o hotel tem um estilo que evoca leveza e conforto. As acomodações se dividem em bangalôs de frente ou com vista para o mar com piscina privativa, e suítes com diferenciais, como a banheira de pedra vulcânica. O Pedras do Patacho conta ainda com um dos seletos spas da Sisley-Paris no Brasil.

A gastronomia do hotel leva a assinatura do chef Pedro Godoy, de Pernambuco, que ganhou destaque com seu restaurante Arvo, em Recife. Batizado de Corten, nome do material de aço que o reveste externamente, o restaurante, erguido sob pilotis, dá a impressão de estar flutuando em cima da piscina, de onde se observa a vista panorâmica da praia – a única em Alagoas a obter o selo Bandeira Azul na temporada passada, que atesta, entre outros critérios, a qualidade da água.

 

 

Piscina externa do hotel – foto divulgação

 

Nas redondezas, a bucólica vila de Tatuamunha abriga restaurantes, bares, cafés e lojas de artesanato e outros itens feitos pelos moradores locais. Ali fica também a Associação Peixe-Boi, que preserva a espécie na região. Um passeio guiado de barco até as proximidades do criadouro de peixes-boi e onde eles se readaptam para voltarem à natureza é mais do que recomendável.

Pedras do Patacho Hotel Boutique Experience
Praia do Patacho s/ nº, Porto de Pedras, AL.
Tel. 82 99329-1590.
Diárias a partir de R$ 2.390.

Documentário sobre a vida e a obra de Luiz Melodia chega aos cinemas

Documentário sobre a vida e a obra de Luiz Melodia chega aos cinemas

Documentário “Luiz Melodia – No Coração do Brasil” chega aos cinemas, após prêmios em festivais, amplificando a arte de um compositor e cantor autêntico e versátil

Luiz Carlos dos Santos, conhecido como Luiz Melodia – sobrenome artístico herdado do pai –, nasceu no Rio de Janeiro em janeiro de 1951, no morro do Estácio. Sempre fui admiradora e fã de sua música e obra. Em 2002, publiquei meu primeiro livro de entrevistas e ele está lá, registrado em fotos em um ensaio de Luciana De Francesco e contando sua história como nunca tinha feito antes.

O áudio completo dessa entrevista virou filme! Alessandra Dorgan, cineasta e uma querida amiga, me chamou para fazer cinema e o resultado foi o documentário “Luiz Melodia – No Coração do Brasil”. Alessandra é a diretora, o argumento é nosso, fiz a direção musical e, junto, também o roteiro. Cinema é um trabalho de equipe, são muitos para fazer uma obra acontecer. A montagem de Joaquim Castro é poética como a gente queria e como pedia a história desse artista. Estreamos no festival
É Tudo Verdade, ganhamos prêmio de melhor filme no In-Edit Brasil, prêmio do júri popular no Bonito Sur, e melhor documentário no Festival Internacional de Paraty. Seguimos correndo festivais e, agora, temos distribuição nos cinemas! A história de Luiz Melodia vai entrar em cartaz a partir de janeiro! Essa notícia é maravilhosa por muitos motivos, mas principalmente porque Melodia merece ser visto e ouvido.

 

foto Daryan Dornelles / Divulgação

 

Nesse filme, ele conta a própria história. Sua voz é o guia e nos conduz pela trajetória de um menino nascido em um morro carioca, que conviveu com poetas como Waly Salomão e Torquato Neto, foi gravado por Gal Costa e Maria Bethânia, antes mesmo de lançar seu próprio disco, estourou com “Juventude Transviada” e fugiu para a Bahia assustado com o sucesso. Lá conheceu Jane Reis, fez o “Mico de Circo” com festa de lançamento “nos braços do povo”, chegando em uma charrete no mercado das sete portas. Uma sequência linda no filme, que tem uma belíssima pesquisa de imagens de arquivo. Assisti ao documentário em uma sessão no Rio de Janeiro ao lado de Jards Macalé, que emocionado me disse que muita coisa ali ele nunca tinha visto. Temos imagens preciosas de uma fita super 8 desse tempo na Bahia. Um presente de Rica Saito, que sabendo do nosso trabalho, ofereceu esse material incrível para o que era ainda apenas um projeto.

Não deixamos passar a pressão do mercado e da imprensa para que ele gravasse discos de samba. Ficou bem clara a formação plural e diversa que ele teve ouvindo rádio, o gosto pela música negra feita no mundo, pelo jazz e pelo blues, está lá a presença da banda Black Rio e também da poesia – suas “canetadas” coloquiais e maravilhosas. Um artista único!
A música é personagem principal, porque a história também é contada pelas canções. Preste atenção nas letras, sempre digo. E no cinema fique até o fim para ver nos créditos a lista de canções. Como disse, cinema é equipe. Por isso, é fundamental falar dos nossos produtores: Muk (do querido parceiro Daniel Gaggini) e Big Bonsai. E a nossa distribuidora é a Embaúba, nome de árvore da Mata Atlântica, que vai fazer Luiz Melodia correr o Brasil.

Enquanto isso, ouçam seus discos. O primeiro é o “Pérola Negra”, de 1973. O mais recente é o “Zerima”, lançado também na versão ao vivo em 2018. A música é um dos nossos maiores tesouros e Luiz Melodia é uma joia de real grandeza.

Filho do Vento Kite Lodge, no Rio Grande do Norte, fica em um dos principais points do kitesurf

Filho do Vento Kite Lodge, no Rio Grande do Norte, fica em um dos principais points do kitesurf

Na Barra do Cunhaú, próximo a Pipa, o hotel Filho do Vento Kite Lodge é mais um destino procurado por quem curte kitesurf, piscinas naturais e natureza preservada

Os Jogos Olímpicos de Paris marcaram a estreia de novos esportes na competição, entre eles o kitesurf. A modalidade tem ganhado força entre os brasileiros e atrai entusiastas do mundo todo ao país, especialmente porque o Nordeste tem de sobra os dois elementos fundamentais para a prática: água e vento.

De olho nesse mercado, o grupo hoteleiro Filha da Lua inaugurou em dezembro de 2023 o Filho do Vento Kite Lodge, na Barra do Cunhaú – onde o rio encontra o mar e uma grande piscina natural com águas lisas é formada –, um dos principais points para o esporte no Brasil e que fica a apenas 25 minutos do centro de Pipa, no Rio Grande do Norte. O empreendimento é o terceiro do grupo, que detém ainda os hotéis Filha da Lua Eco Lodge e Sempre Vivo, ambos em Pipa.

 

Suíte Deluxe do Filho do Vento Kite Lodge – foto divulgação

 

Erguido em um ponto com ventos constantes durante boa parte do ano, o Filho do Vento é integrado à natureza e tem estrutura sustentável feita com madeira de reflorestamento de eucalipto. São apenas 14 suítes, todas com vista panorâmica, varandas e amenities veganas. Seguindo a lógica sustentável, o restaurante Cicchetti do Mar serve pescados provenientes da vila de pescadores e ingredientes sazonais de produtores locais.

Apesar de o kite ser o grande atrativo, a região vai além e apresenta opções interessantes para quem quer apenas curtir a natureza, como a praia da Barrinha, que é protegida por uma barreira de recifes de corais que, na maré baixa, formam piscinas naturais ideais para fazer caiaque ou stand up paddle. Além disso, um passeio de barco pelo rio Curimataú permite observar e contemplar a vida marinha e as aves locais, a vila de pescadores, as praias desertas e as dunas.

 

Piscina da pousada – foto divulgação

 

Filho do Vento Kite Lodge
Avenida Beira Mar – RN 269, Barra do Cunhaú, Canguaretama, RN.
Tel. 84 98842-6963.
Diárias a partir de R$ 648.