Entre paredes históricas: um passeio por alguns estabelecimentos que estão entre os mais antigos do mundo!

Entre paredes históricas: um passeio por alguns estabelecimentos que estão entre os mais antigos do mundo!

Descubra interessantes estabelecimentos que estão entre os mais antigos do mundo e ainda seguem em funcionamento

Officina Profumo – Farmaceutica di Santa Maria Novella
Para quem ama o universo da perfumaria, visitar uma botica secular pode arrepiar. Localizada em Florença, a Santa Maria Novella é considerada a farmácia mais antiga do mundo. Em 1221, o lugar era um convento onde os frades dominicanos cultivavam ervas e plantas para fabricar remédios, pomadas e bálsamos. Em 1533, Renato Bianco, criado pelos frades de Santa Maria Novella, foi escolhido pela nobre italiana Catarina de Médici para ser o perfumista de seu casamento com o rei Henrique II da França. Foi nessa ocasião que nasceu o perfume Acqua della Regina, criado especialmente para a rainha consorte e que ainda é um dos produtos mais vendidos da marca. A tradicional farmácia abriu suas portas para o público em 1542 e continua em operação. Via dela Scala, 16, Florença, Itália.

 

Officina Profumo – Farmaceutica di Santa Maria Novella – foto divulgação

 

Nishiyama Onsen Keiunkan
Hotéis históricos dão sempre um charme a mais à viagem. Imagina ficar hospedado no hotel mais antigo do mundo, que está no Guinness Book! O Nishiyama Onsen Keiunkan foi inaugurado no ano 705, em Yamanashi, no Japão, e é administrado pela mesma família há 52 gerações. Com mais de 1300 anos, o estabelecimento fica na região montanhosa de Akaishi – a cerca de 2 horas do Monte Fuji – e conta com natureza abundante e seis piscinas de águas termais, que têm propriedades terapêuticas e são ideais para quem busca relaxar. Apesar de ter passado por restaurações, o hotel mantém preservadas as tradicionais arquitetura, decoração e cultura japonesas. Há também um restaurante que serve culinária local no estilo menu degustação, com destaque para a carne koshu, típica da região. Hayakawa-cho, Minamikoma-gun, Yamanashi, Japão.

 

Nishiyama Onsen Keiunkan – foto divulgação

 

Tsuen Chaya
Com o inverno se aproximando, nada melhor do que uma xícara de chá para aquecer o corpo. Mas você sabia que é possível degustar todo o sabor histórico dessa bebida milenar na loja de chá mais antiga do Japão – e uma das mais antigas do mundo – em atividade até os dias de hoje? A Tsuen Chaya foi fundada em 1160 em Uji, renomada região produtora de chá na província de Kyoto, pelo samurai Tsuen Masahisa, e hoje é administrada pela 24ª geração da família. O edifício atual foi construído em 1673, com tetos baixos e vigas expostas, no estilo tradicional japonês. Por lá, você encontra diferentes tipos de chá verde, como matcha, sencha, gyokuro e hojicha, além de criações como o sorvete de matcha. 1 Uji Higashi-uchi, Uji City, Japão.

 

Tsuen Chaya – foto divulgação

 

Livraria Bertrand do Chiado
Apesar de vivermos em um mundo digital, um bom livro físico e uma livraria histórica jamais perderão seus encantos. Em uma viagem a Lisboa, não deixe de incluir em seu roteiro uma visita à Livraria Bertrand do Chiado, fundada em 1732 e considerada pelo Guinness World Records a livraria mais antiga do mundo em funcionamento. Em suas sete salas, estão dispostas em destaque obras de autores portugueses que as apadrinham, como Aquilino Ribeiro, José Saramago, Eça de Queiroz e Fernando Pessoa. Hoje, o local conta com o Café Bertrand, inaugurado em 2017, que permite que os clientes saboreiem um delicioso livro acompanhados de uma xícara de café, ou até mesmo experimentem receitas das cozinhas portuguesa e internacional. A livraria e o café funcionam todos os dias, das 9h às 22h. Rua Garrett, 73-75, 1 200 203 Lisboa, Portugal.

 

Livraria Bertrand do Chiado – foto divulgação

 

St. Peter Stiftskulinarium
Na encantadora cidade de Salzburgo, na Áustria, o viajante pode se deparar com um estabelecimento de 803 que segue na ativa em pleno 2024. Com mais de 1200 anos, o St. Peter Stiftskulinarium – localizado no complexo da Abadia de São Pedro, dentro das antigas muralhas do centro histórico da cidade – figura entre os restaurantes mais antigos do mundo que ainda podem ser desfrutados. Famoso por sua coleção de vinhos, o local já serviu nomes como Cristóvão Colombo e Mozart. Completamente restaurada e com ambientes elegantes, a casa serve as culinárias mediterrânea e austríaca e sua especialidade é o Tafelspitz (carne de panela com maçã e raiz forte). Para uma experiência inesquecível, reserve o sofisticado Mozart Dinner Concerts, um jantar de gala em homenagem ao músico e compositor. St. Peter Bezirk 1/4, 5020 Salzburgo, Áustria.

 

St. Peter Stiftskulinarium – foto divulgação

A estilista Julia Pak desponta no mercado de vestidos de noiva e peças feitas sob medida

A estilista Julia Pak desponta no mercado de vestidos de noiva e peças feitas sob medida

Com apenas 32 anos, a estilista Julia Pak acumula uma década de carreira no mercado de vestidos de noiva e peças feitas sob medida

Desde pequena, Julia Pak usava a moda como forma de expressão. De família asiática e natural de Vitória, no Espírito Santo, ela evoluiu da vontade de se disfarçar no meio da multidão para o desejo de usar roupas diferentes e ser autêntica. Naturalmente, decidiu trilhar o caminho da moda, formando-se na FAAP, em São Paulo. Mas foi um pedido inusitado, em 2014, que a fez recalcular a rota na área: fazer o vestido de noiva da sua prima. Com apenas 22 anos – e inspirada pela estilista Vera Wang –, a jovem topou o desafio e logo no casamento conseguiu a sua segunda cliente.

“Comecei tocando a marca aos finais de semana, na casa dos meus pais, até que o reality ‘Um Show de Noiva’, da E! Entertainment Television, me achou na internet e me lançou no mercado”, relembra. Logo em seguida, em 2016, criou o seu ateliê e tirou do papel o projeto de criar peças que abraçassem a diversidade de formas, curvas, tamanhos e medidas, e trouxessem representatividade para as mulheres. “Há dez anos, eu via amigas adotando dietas bizarras para caber no vestido de noiva. O mercado estava carente de uma marca que fizesse algo sob medida. Hoje consigo atender uma variedade enorme de corpos, incluindo clientes PCD”, explica a estilista, que também ganhou o reality show “Prova de Noiva”, do Discovery Home & Health Brasil, em 2019.

 

A estilista Julia Pak – foto Anna Quast e Ricky Arruda Fotografia

 

Com o aumento da procura, ampliou a equipe – formada apenas por mulheres –, alugou um sobrado na Bela Vista e, mais tarde, abriu sua loja na Rua Oscar Freire. “Eu queria que esse novo espaço nos Jardins pudesse ser uma extensão do nosso propósito da marca, que é feita para celebrar o espírito livre das mulheres e que pudesse valorizar o processo sob medida, sem padrões e sem regras”. Mas apenas três meses após a inauguração, veio a pandemia. Mesmo com todas as dificuldades do período, seguiu firme no propósito e lançou sua marca casual e sob medida, denominada “by Julia Pak”, em formato e-commerce. Foi por causa desse projeto que, em 2021, ela entrou na lista da Forbes Under 30. 

Em maio, a marca Julia Pak completa 10 anos com um currículo que inclui celebridades como a dupla Anavitória e Sandy – ela criou uma saia e o vestido de noiva que a cantora usa no filme “Evidências do Amor”, lançado em abril nos cinemas. A data especial será celebrada no evento Bridal Circular, que acontece no dia 23, na Casa Bovero, em Perdizes, e tem como objetivo incentivar a moda circular por meio da venda de vestidos de noiva criados e confeccionados no ateliê. “Quem busca uma peça assinada por mim sabe que terá algo único, atemporal, consciente, 100% brasileiro e que valoriza os profissionais por trás de cada bordado”, finaliza.