Com ingredientes nobres, rotas olfativas inovadoras e muita tecnologia, a alta perfumaria brasileira promete revolucionar esse segmento em expansão
O mercado de perfumaria brasileiro é o segundo maior do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Mas quando pensamos em alta perfumaria ainda nos vem à cabeça somente grandes nomes internacionais como Lancôme, Guerlain, Dior e Chanel. A boa notícia, porém, é que o cenário vem mudando nos últimos anos com o surgimento de marcas determinadas a colocar o Brasil no mapa das fragrâncias de luxo.
Como a Amyi, considerada a primeira beauty tech brasileira de alta perfumaria. Fundada em 2019, foi a primeira marca do país a ter um perfume finalista no prêmio internacional “The Art and Olfaction Awards” e tem à sua frente as sócias Larissa Mota, Luciana Guidi e Paula Penna, todas com carreiras no mercado de beleza. “Criamos perfumes únicos, por meio de alto investimento na seleção dos ingredientes mais nobres e raros, com o apoio da tecnologia e inovação”, explica Luciana.
As fragrâncias são criadas por renomados perfumistas brasileiros e todas são Eau de Parfum, ou seja, têm essência em cerca de 20% de concentração, o que proporciona maior fixação e durabilidade na pele. São também veganas, cruelty-free e sem rótulos de gênero. Para auxiliar os clientes na escolha, a marca oferece a Experiência Amyi, uma jornada sensorial e educativa online.
Outra marca que investe nesse nicho é a Felisa, da empresária carioca Fernanda Orcioli. Com mais de 20 anos de atuação no mercado de perfumaria internacional de luxo, seu objetivo agora é competir com as grandes marcas internacionais em termos de qualidade, apresentação e experiência do consumidor.
Inspirada na pluralidade da mulher brasileira, a Felisa traz sofisticação e um colorido tanto nos cheiros quanto nas embalagens. A coleção inicial foi lançada em março deste ano e é composta por cinco fragrâncias Eau de Parfum, não testadas em animais e desenvolvidas por dois perfumistas franceses com ingredientes naturais, veganos e essências exclusivas. Em outubro, lançou o Radiant Neroli, sua primeira criação com notas predominantemente cítricas. “Utilizamos ingredientes do mundo todo e temos um mapa-múndi desenhado no frasco que sinaliza a origem de cada ingrediente natural”, conta Fernanda, que destaca também a priorização de técnicas de extração mais tecnológicas.
Já consolidada no segmento de tableware e decoração de luxo, a Tânia Bulhões adentrou o universo da perfumaria de nicho em 2019. “Elevamos ainda mais a qualidade dos nossos perfumes, com ingredientes nobres e maior concentração. Temos 11 fragrâncias Eau de Parfum, feitos em parceria com renomados perfumistas de Grasse, na França”, explica Tânia.
A marca também tem um site que disponibiliza um quiz de identidade olfativa e, para tornar a experiência mais imersiva, deve inaugurar em breve sua loja voltada para o segmento.
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