Entre paredes históricas: um passeio por alguns estabelecimentos que estão entre os mais antigos do mundo!

por | maio 17, 2024 | Passeios, Turismo, Viagens | 0 Comentários

Descubra interessantes estabelecimentos que estão entre os mais antigos do mundo e ainda seguem em funcionamento

Officina Profumo – Farmaceutica di Santa Maria Novella
Para quem ama o universo da perfumaria, visitar uma botica secular pode arrepiar. Localizada em Florença, a Santa Maria Novella é considerada a farmácia mais antiga do mundo. Em 1221, o lugar era um convento onde os frades dominicanos cultivavam ervas e plantas para fabricar remédios, pomadas e bálsamos. Em 1533, Renato Bianco, criado pelos frades de Santa Maria Novella, foi escolhido pela nobre italiana Catarina de Médici para ser o perfumista de seu casamento com o rei Henrique II da França. Foi nessa ocasião que nasceu o perfume Acqua della Regina, criado especialmente para a rainha consorte e que ainda é um dos produtos mais vendidos da marca. A tradicional farmácia abriu suas portas para o público em 1542 e continua em operação. Via dela Scala, 16, Florença, Itália.

 

Officina Profumo – Farmaceutica di Santa Maria Novella – foto divulgação

 

Nishiyama Onsen Keiunkan
Hotéis históricos dão sempre um charme a mais à viagem. Imagina ficar hospedado no hotel mais antigo do mundo, que está no Guinness Book! O Nishiyama Onsen Keiunkan foi inaugurado no ano 705, em Yamanashi, no Japão, e é administrado pela mesma família há 52 gerações. Com mais de 1300 anos, o estabelecimento fica na região montanhosa de Akaishi – a cerca de 2 horas do Monte Fuji – e conta com natureza abundante e seis piscinas de águas termais, que têm propriedades terapêuticas e são ideais para quem busca relaxar. Apesar de ter passado por restaurações, o hotel mantém preservadas as tradicionais arquitetura, decoração e cultura japonesas. Há também um restaurante que serve culinária local no estilo menu degustação, com destaque para a carne koshu, típica da região. Hayakawa-cho, Minamikoma-gun, Yamanashi, Japão.

 

Nishiyama Onsen Keiunkan – foto divulgação

 

Tsuen Chaya
Com o inverno se aproximando, nada melhor do que uma xícara de chá para aquecer o corpo. Mas você sabia que é possível degustar todo o sabor histórico dessa bebida milenar na loja de chá mais antiga do Japão – e uma das mais antigas do mundo – em atividade até os dias de hoje? A Tsuen Chaya foi fundada em 1160 em Uji, renomada região produtora de chá na província de Kyoto, pelo samurai Tsuen Masahisa, e hoje é administrada pela 24ª geração da família. O edifício atual foi construído em 1673, com tetos baixos e vigas expostas, no estilo tradicional japonês. Por lá, você encontra diferentes tipos de chá verde, como matcha, sencha, gyokuro e hojicha, além de criações como o sorvete de matcha. 1 Uji Higashi-uchi, Uji City, Japão.

 

Tsuen Chaya – foto divulgação

 

Livraria Bertrand do Chiado
Apesar de vivermos em um mundo digital, um bom livro físico e uma livraria histórica jamais perderão seus encantos. Em uma viagem a Lisboa, não deixe de incluir em seu roteiro uma visita à Livraria Bertrand do Chiado, fundada em 1732 e considerada pelo Guinness World Records a livraria mais antiga do mundo em funcionamento. Em suas sete salas, estão dispostas em destaque obras de autores portugueses que as apadrinham, como Aquilino Ribeiro, José Saramago, Eça de Queiroz e Fernando Pessoa. Hoje, o local conta com o Café Bertrand, inaugurado em 2017, que permite que os clientes saboreiem um delicioso livro acompanhados de uma xícara de café, ou até mesmo experimentem receitas das cozinhas portuguesa e internacional. A livraria e o café funcionam todos os dias, das 9h às 22h. Rua Garrett, 73-75, 1 200 203 Lisboa, Portugal.

 

Livraria Bertrand do Chiado – foto divulgação

 

St. Peter Stiftskulinarium
Na encantadora cidade de Salzburgo, na Áustria, o viajante pode se deparar com um estabelecimento de 803 que segue na ativa em pleno 2024. Com mais de 1200 anos, o St. Peter Stiftskulinarium – localizado no complexo da Abadia de São Pedro, dentro das antigas muralhas do centro histórico da cidade – figura entre os restaurantes mais antigos do mundo que ainda podem ser desfrutados. Famoso por sua coleção de vinhos, o local já serviu nomes como Cristóvão Colombo e Mozart. Completamente restaurada e com ambientes elegantes, a casa serve as culinárias mediterrânea e austríaca e sua especialidade é o Tafelspitz (carne de panela com maçã e raiz forte). Para uma experiência inesquecível, reserve o sofisticado Mozart Dinner Concerts, um jantar de gala em homenagem ao músico e compositor. St. Peter Bezirk 1/4, 5020 Salzburgo, Áustria.

 

St. Peter Stiftskulinarium – foto divulgação

0 Shares

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Copy link
Powered by Social Snap