Entrevista com a diretora de marketing da Nomad: “O uso responsável e disruptivo de IA é uma tendência no marketing”

Entrevista com a diretora de marketing da Nomad: “O uso responsável e disruptivo de IA é uma tendência no marketing”

Thais Nicolau, diretora de marketing da Nomad, explica os próximos passos da empresa para consolidar seu posicionamento no mercado financeiro

Fundada em 2020, a Nomad é a primeira fintech brasileira a oferecer uma conta corrente em dólar no país. Apesar de ser uma empresa jovem no mercado, já soma mais de 2 milhões de clientes e trabalha para consolidar seu posicionamento como uma solução completa para a vida financeira internacional dos brasileiros.

Conhecida por liderar campanhas de comunicação ousadas, Thais Nicolau assumiu este ano o cargo de diretora de marketing da Nomad. Com mais de 20 anos de experiência liderando áreas de marketing e branding no Brasil, Estados Unidos e América Latina – e com passagens pelo Mercado Livre e Burger King –, a executiva figurou na lista dos Top 10 CMOs do Brasil, da Associação Brasileira de Anunciantes, em 2023. Em entrevista à 29HORAS, ela compartilha quais são as estratégias de marketing da Nomad para fortalecer sua marca.

 

Thais Nicolau, diretora de marketing da Nomad – foto divulgação

 

Quais são os objetivos e as estratégias de marketing da Nomad no Brasil?
Em um setor tão competitivo como o nosso, entendemos que uma marca forte precisa de solidez em seu posicionamento. Assim, começamos o ano com um trabalho de refinamento do posicionamento, que ainda está em andamento. Estamos definindo territórios claros de atuação e focando na construção de novos pilares, para guiar a experiência com a marca e o desenvolvimento de novos produtos e serviços. Também estamos muito focados no aumento do conhecimento e da consideração da marca – e temos buscado isso por meio de um calendário robusto de campanhas, que mostrem a Nomad como a solução mais completa para a vida financeira internacional dos brasileiros.

Quais tendências de marketing destacam a Nomad nesse segmento em crescimento no país?
A Nomad foi a primeira fintech brasileira a oferecer uma conta corrente em dólar no país. Somos uma empresa brasileira, criada e liderada por brasileiros, com o objetivo de facilitar o acesso de todos a uma vida financeira internacional, oferecendo simplicidade, segurança e economia nas transações internacionais. As tendências que fazem mais sentido para nós têm sido as mais inovadoras e tecnológicas como, por exemplo, o uso responsável e disruptivo da IA – utilizado também em nossa campanha institucional com Will Smith, que foi a maior de marketing da Nomad até agora.

A campanha com o Will Smith realmente chamou a atenção dos brasileiros. Como se deu a escolha do personagem?
A escolha do Will Smith teve como objetivo mostrar a Nomad como uma marca sólida na categoria. No vídeo de 45 segundos – que já tem mais de 23 milhões de visualizações no YouTube –, ele “fala” português como um verdadeiro brasileiro, tudo por meio de inteligência artificial. Nos primeiros dias de veiculação, notamos um aumento de 540% de tráfego em nosso site, além de liderança no share of voice nas redes sociais. Entendemos que ele tem um grande vínculo emocional com o Brasil e com os brasileiros, além de fit com o mercado financeiro. Foi a primeira vez que o Will estreou uma campanha publicitária em sua carreira.

 

Will Smith na campanha da Nomad neste ano – foto divulgação

 

A Nomad acaba de inaugurar em São Paulo o Nomad Coffee, aberto ao público geral. Quais são as expectativas para o novo negócio? Há outros projetos para impactar mais pessoas?
O Nomad Coffee está localizado em frente ao Consulado Geral dos Estados Unidos e tem como principal foco apoiar a jornada dos brasileiros, clientes ou não, desde o início do planejamento de suas viagens. Esse é o primeiro café com esse nível de estrutura próximo ao Consulado Americano e a localização é altamente estratégica, tendo em vista o grande fluxo de pessoas que passam diariamente por lá. Do ponto de vista de negócio, entendemos que apresentar mais conforto e comodidades para quem já é ou quer se tornar cliente, reforça o nosso propósito.

E de que forma o Nomad Lounge, no aeroporto de Guarulhos, impulsiona a marca?
Nós fomos a primeira fintech da categoria a apostar em um espaço físico como ponto de apoio: o Nomad Lounge é uma sala Vip na melhor localização do Terminal 3 do Aeroporto Internacional de Guarulhos, com bar e buffet completos e menu assinado pelo Charlô. Nesse espaço único, apoiamos nossos clientes quando estão iniciando sua jornada internacional. Ninguém da concorrência direta tem uma proposta similar.

 

Nomad Lounge, no Aeroporto Internacional de Guarulhos – foto Renato Carvalho

 

Quais são os próximos passos da Nomad? O que ainda almejam como empresa?
Queremos potencializar ainda mais a conveniência e economia que oferecemos por meio de soluções inovadoras, ecossistêmicas, econômicas e simples de usar. Já temos novos produtos em fase de pré-lançamento: o Nomad Trips, nova plataforma de compra de passagens aéreas e pacotes de hospedagem com preços bastante competitivos; e o Nomad Explorer – primeiro cartão de crédito brasileiro da Nomad, emitido em parceria com a Visa Infinite. Os titulares do Nomad Explorer também terão acesso ilimitado ao Nomad Lounge e quatro acessos gratuitos para salas VIPs da Visa Airport Companion ao redor do mundo e outros benefícios Visa Infinite.

NOMAD
• Fundada no Brasil em 2020
• 2 milhões de clientes
• Mais de 500 colaboradores
• Nos últimos 18 meses, aumentou os ativos em mais de 40 vezes
• Seu cartão é aceito em mais de 180 países e territórios