Três mulheres que comandam negócios de sucesso no interior paulista

por | abr 22, 2021 | Coluna, Moda, Negócios, Pessoas & Ideias | 0 Comentários

No interior paulista, três negócios distintos e de sucesso possuem uma similaridade: foram criados e são chefiados por mulheres.

Bolos, acessórios e biquínis, três produtos que pouco se parecem, mas que são a receita de sucesso de três empresárias de Campinas e Jundiaí, no interior de São Paulo. O empreendedorismo e o espírito criativo levaram essas mulheres a caminhos por vezes diferentes de suas formações, porém as preparou para momentos de grandes mudanças, como a pandemia – que impulsionou seus negócios.

 

Bolo da Madre - Foto: Divulgação

Bolo da Madre Itatiba – Foto: Divulgação

 

Daniela Pelipas e a simplicidade afetiva

Em um momento de revisão de suas escolhas profissionais, Daniela Pelipas criou seu próprio negócio, muito diferente de sua formação em Direito. “Percebi uma brecha no mercado com a venda de bolos simples e, em 2013, abri a matriz do Bolos da Madre”, conta a empresária mineira sobre a primeira loja inaugurada em Jundiaí. Desde a festa de inauguração da loja, em que também vendeu sua primeira franquia, Daniela e a sócia, Fernanda Castanheda, hoje contam com mais de 47 pontos de venda (e 10 contratos já fechados). Por serem duas mulheres à frente da marca, Daniela acredita que é por isso que 80% dos franqueados também são. “Ter mulheres em cargos de liderança cria mais pontes e dá mais representatividade para nós”, pontua. Presente em quatro estados e em 19 cidades, a pandemia acelerou as vendas do Bolos da Madre em 23% no ano passado. “Acredito que as pessoas voltaram a valorizar os momentos em família, com um café da tarde com um bolo fresquinho na mesa”, finaliza.

 

Daniela Pelipas - Foto: Divulgação

Daniela Pelipas – Foto: Divulgação

 

Samara Favoretto e a herança ourives

Neta de um ourives e uma comerciante de roupas, os negócios sempre estiveram na vida de Samara Favoretto, que passava as férias nas lojas de roupas das tias e da avó. Em 2008, sua mãe decidiu iniciar um negócio no universo das semi joias, a Favoretto Acessórios, e Samara e suas irmãs embarcaram junto na empreitada. O tempo passou e a dedicação aumentou, em 2010 surgiu a loja física e, em 2014, a expansão para o centro de Campinas. Para ajudar na visão de negócios, Samara se formou em Propaganda e Marketing. No ano passado, a marca contava com mais de 40 revendedoras por Campinas e região. Com a pandemia, veio o fim das revendas e o início da empreitada online, que trouxe um crescimento de 10% para a marca em 2020. “A pandemia foi um baque, mas focamos no investimento do e-commerce”, conta Samara que dá sua dica para quem deseja empreender: “Sempre busque aprendizado, seja em cursos ou até mesmo no YouTube, se tiver dúvidas, apenas faça, pois são nos erros e acertos que se aprende”.

 

Samara Favoretto - Foto: Divulgação

Samara Favoretto – Foto: Divulgação

 

Eloisa Fummero e os negócios de praia

Ainda que Jundiaí não tenha praia, Eloisa Fummero sempre se interessou por beach wear. Crescendo em meio aos negócios de confecção do pai, a paulista foi em busca de sua própria marca aos 21 anos, enquanto cursava Negócios da Moda. Criando biquínis para as amigas, sua marca começou a vingar. “Meu maior desafio era ser nova e as pessoas acharem uma loucura eu querer empreender”, conta a empresária que hoje conta com 20 funcionários e vendas para todo o país, além de Portugal e Miami. Com e-commerce desde o início, Fummero enfatiza alguns segredos para quem deseja empreender. “Ter seu próprio negócio é um mix de sentimentos e emoções. Acredito que é fundamental seguir seu propósito, acumular conhecimentos, estar comprometido e valorizar as pessoas e funcionários. Tenho dois filhos, e a empresa é o meu terceiro”, brinca a empresária.

 

Eloisa Fummero - Foto: Divulgação

Eloisa Fummero – Foto: Divulgação

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