fbpx
logo
logo

Nove dicas para escolher a bicicleta perfeita para você!

por | maio 6, 2021 | Coluna, Lifestyle, Mobilidade | 0 Comentários

Henrique Beckmann, do projeto Você Ciclista, dá o caminho das pedras para escolher a bicicleta ideal.

A venda de bicicletas dobrou em 2020 e segue em alta neste ano, segundo levantamento da Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike). Além de se ajustar às medidas de distanciamento social, ela é saudável, sustentável, econômica e silenciosa. Nesse fluxo de busca, muitos iniciantes foram atrás da sua bike. Mas como escolher? O que deve ser considerado na hora da compra?

O Pro Coletivo conversou com Henrique Beckmann, engenheiro ambiental de formação e ciclista urbano por vocação, fundador da plataforma Você Ciclista, que incentiva, orienta e ensina pessoas a se sentirem seguras pedalando.

 

Henrique do Você Ciclista - Foto: Divulgação
  • Save

Henrique do Você Ciclista – Foto: Divulgação

 

Bora pedalar? Confira os conselhos desse especialista:

  • Conheça as modalidades e categorias à venda no Brasil. São Montanha, Estrada e Urbana, divididas nas subcategorias Asfalto, Clássica, Dobrável, Fixa, Gravel, Híbrida, Lazer, Single Speed, Hard Tail e Full Suspension. No Guia B7K, Henrique lista todas as bicicletas com preços entre R$ 500 e R$ 7.990.
  • Defina o que deseja fazer com sua bike: pedalar diariamente para o trabalho, passear com os amigos, tornar-se atleta, fazer trilhas, explorar lugares… A bicicleta traz muitas possibilidades, mas para escolher o modelo certo é preciso definir o seu perfil como ciclista.
  • Preço e estética são critérios importantes, mas totalmente secundários se você busca bom custo-benefício e conforto para pedalar.
  • Descubra qual é o tamanho ideal para o seu biotipo. Bicicletas são como roupas, além de estilos diferentes, têm tamanhos e formatos diversos, o que é tecnicamente chamado de geometria. Uma bike de tamanho errado é tão desconfortável quanto um sapato apertado.
  • Não existe bicicleta boa para tudo. Para a cidade, não faz sentido uma bicicleta com suspensão pesada na frente e pneus largos com cravos que impedem que ela se desenvolva melhor. Nessa situação, o ideal é a bike com garfo rígido e pneus urbanos, assim a pedalada fica mais fluida.
  • Apesar de haver muitas ofertas na internet, tenha cuidado. Busque marcas que ofereçam ao menos a garantia do quadro e se comprometam a lhe ressarcir em caso de defeitos de fábrica.
  • Quando possível, teste e experimente. Um test-ride é importante para você sentir a bicicleta, tirar suas impressões e extrair sensações ao pedalar.
  • Controle a sua ansiedade! O principal erro de iniciantes é comprar antes de checar todas as opções viáveis, dentro de seu perfil e orçamento. Muitos se frustram e até desistem de pedalar, pois escolhem uma bicicleta inadequada para seu biotipo, terreno e habilidades. Henrique tem o programa Sua Melhor Bicicleta, uma assessoria on-line personaliza-da para ajudar a escolher a bike ideal.
  • Seja iniciante ou não, é importante fazer um “bike fit” (um ajuste fino entre o ciclista e a bicicleta) para que a pedalada fique perfeita. Entenda o bike fit como uma ida à costureira ou ao alfaiate, em que se farão pequenos ajustes, essenciais para o seu conforto ao pedalar. Essa adequação pode ser feita com profissionais em lojas de bicicletas.

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Copy link
Powered by Social Snap