fbpx
logo
logo

Jogos Olímpicos de Tóquio terão inédita cobertura tecnológica

por | jun 8, 2021 | Lifestyle, Saúde & Bem-estar | 0 Comentários

Profissionais da TV Globo explicam como funcionará a cobertura olímpica em tempos de pandemia.

A contagem regressiva para o maior evento do esporte internacional está terminando. Após doze meses de adiamento devido à pandemia de Covid-19, os Jogos Olímpicos chegam a Tóquio no dia 23 de julho deste ano. Ainda com as restrições dos protocolos sanitários da Organização Mundial da Saúde (OMS), essa edição promete ineditismo e singularidade. Isso, inclusive, na cobertura jornalística, que ganhará uma nova roupagem, ainda mais tecnológica, moderna e multimídia.

 

Estádio Nacional do Japão - Foto: Arne Müseler | Wikipedia
  • Save

Estádio Nacional do Japão – Foto: Arne Müseler | Wikipedia

 

“Por causa da pandemia, tivemos que reestruturar o nosso planejamento e construir um novo desenho de cobertura, pensando na segurança da equipe”, explica Renato Ribeiro, diretor de Conteúdo de Esporte da Rede Globo. A emissora será uma das transmissoras oficiais do evento. “Reduzimos nosso time a uma delegação de 50 produtores de conteúdo, metade do que era previsto. Vamos enviar para Tóquio apenas os profissionais imprescindíveis para boas histórias serem contadas”, comenta.

Todo o restante da cobertura será feito a partir do Brasil, em um estúdio olímpico imersivo e equipado por telões realistas com amplitude de 270º. “Enquanto estivermos à noite aqui no Brasil, o estúdio trará imagens da manhã da capital japonesa. O público será transportado para a terra dos Jogos com ajuda da tecnologia”, conta.

 

Renato Ribeiro, diretor de Conteúdo de Esporte da TV Globo - Foto: Divulgação
  • Save

Renato Ribeiro, diretor de Conteúdo de Esporte da TV Globo – Foto: Divulgação

 

A repórter Bárbara Coelho será uma das poucas profissionais a acompanhar o evento em solo japonês. Ela participará da cobertura por meio de flashes ao longo da programação da TV Globo e canais derivados. “Neste ano, nosso compromisso será, além de cobrir o evento com profissionalismo, trazer um pouco de calor e amor às famílias brasileiras. Mais que um encontro do esporte, essa edição será uma redenção para a humanidade por tudo que estamos vivendo”, comenta Bárbara.

 

Bárbara Coelho, jornalista de esporte da emissora - Foto: Divulgação
  • Save

Bárbara Coelho, jornalista de esporte da emissora – Foto: Divulgação

 

Outra novidade da cobertura será a difusão em múltiplos canais. “Além das quase 12 horas diárias de transmissões na TV Globo e dos quatro canais do SporTV, os assinantes do pacote GloboPlay + canais ao vivo terão acesso à cobertura completa reunida em um só lugar”, explica Renato. Novos programas também entrarão em cena. Ao lado do técnico Bernardinho, o jornalista Marcelo Barreto comandará uma exibição diária no SporTV, ainda sem título divulgado. “A ideia principal é aproveitar a experiência de Bernardinho e o conhecimento que ele tem não só do vôlei, mas do movimento olímpico de uma forma geral. Já tivemos um programa juntos em Jogos anteriores e pretendemos dar continuidade a esse feito”, afirma Marcelo.

 

Marcelo Barreto, jornalista e apresentador do Sport TV - Foto: Divulgação
  • Save

Encontro Olímpico MARCELO BARRETO

 

Resiliência

Correspondente da Globo no Japão, o jornalista Carlos Gil acompanhou de perto a preparação para os Jogos Olímpicos e os desafios deste momento atípico. “Chega a ser uma questão de orgulho nacional, provar ao mundo ser capaz de organizar tal evento em tempos tão sombrios. Culturalmente, mais do que mostrar folclore, tecnologia e tradição, o Japão quer ser eficiente”, comenta. Para descrever Tóquio 2021, ele se atém a uma única palavra: resiliência. “A perseverança de um país que passou por bombardeios atômicos, terremotos, tsunami, e sempre se reergueu. A pandemia é mais uma provação a ser superada com disciplina e paciência”, finaliza.

 

Jornalista Carlos Gil - Foto: Divulgação
  • Save

Jornalista Carlos Gil – Foto: Divulgação

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Copy link
Powered by Social Snap