fbpx
logo
logo

Conheça o Circuito das Águas Paulista, uma rota turística para todos os gostos

por | mar 3, 2021 | Brasileiro, Coluna, Comida & Bebida, Hospedagem, Passeios, Turismo, Viagens | 0 Comentários

Do turismo de aventura à gastronomia, o Circuito das Águas paulista combina momentos de sossego com adrenalina em meio à Serra da Mantiqueira.

Do tupi, “Mantiqueira” significa “serra que chora”, devido à grande quantidade de nascentes na região. Na Serra, que abrange o leste do estado de São Paulo e o sul de Minas Gerais, estão nove cidades do Circuito das Águas: Águas de Lindóia, Amparo, Holambra, Jaguariúna, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra e Socorro. Cada uma oferece diferentes tipos de ecoturismo aos visitantes, além de gastronomia caprichada e descanso em família.

 

Foto - Divulgação
  • Save

Foto – Divulgação

 

A 130 quilômetros de São Paulo e 110 de Campinas, a cidade de Socorro conta com passeios de aventura pelo céu e pelas águas do Rio do Peixe. O Hotel Fazenda Parque dos Sonhos possibilita, desde 2002, atividades aquáticas como rafting e bóia cross, e rapel e cavalgadas, em mais de 600 mil metros quadrados de natureza.

Foto - Ricardo Beccari
  • Save

Foto – Ricardo Beccari

 

O lugar disponibiliza também seis tirolesas, sendo que a mais longa conecta São Paulo a Minas Gerais. Com um quilômetro de extensão, a descida da Tirolesa do Pânico traz uma incrível visão panorâmica do vale, até chegar à cidade mineira de Bueno Brandão. O Parque dos Sonhos recebe em média 20 mil visitantes por ano nos 20 apartamentos e 10 chalés disponíveis. Na diária do hotel, estão inclusos café da manhã, almoço, café da tarde e jantar.

 

Foto - Ricardo Beccari
  • Save

Foto – Ricardo Beccari

 

Socorro possui ainda um ponto de parada cafeeiro, a Fazenda 7 Senhoras. Com mais de 100 anos de tradição, a fazenda renasceu em 2011, com o plantio de mais de 70 mil mudas de café. Desde então, são mais de 365 hectares plantados com os tipos Catuaí Vermelho, Amarelo, Mundo Novo e Bourbon. De quinta à sábado, é possível visitar as plantações, a pós-colheita e a cafeteria do local, onde um dos baristas apresenta alguns métodos de preparo do café para degustação.

Para finalizar o dia, um dos lugares mais disputados para apreciar o pôr-do-sol na cidade é o Mirante da Pedra Bela Vista. Prepare-se para avistar Socorro e o entorno a mais de 1250 metros de altitude.

 

Foto - Divulgação
  • Save

Foto – Divulgação

 

Outro ponto de parada no Circuito das Águas é a pacata Serra Negra, a 80 quilômetros de Campinas e 150 da capital. Com 30 mil habitantes, o lugar é conhecido pelo comércio de roupas de couro e de malhas, basta uma caminhada pela rua Coronel Penteado para encontrar diversas opções de vestuários e doces típicos. A rua se inicia na Praça Sesquicentenário, de onde saem os passeios de teleférico até o Cristo Redentor da cidade.

Após as compras, uma opção de pausa para o almoço está no alto da serra, o restaurante Shangrilá. O local oferece um cardápio que conta com ceviches, massas, frutos do mar e carnes. Para o friozinho da montanha, as fondues da casa, de queijo artesanal, carne e chocolate são boas pedidas.

Àqueles que procuram um tour etílico, a micro destilaria Hof possibilita não só a degustação e compra de licores, vodcas e gins premiados, como também a visitação pelo lugar para uma apresentação da produção e dos processos de fabricação dos rótulos. Martin Braunhloz, fundador da marca, iniciou a fabricação de destilados após o sucesso de um licor de leite de cabra. As bebidas, feitas a partir de uma fonte de água próxima à propriedade, garantem excelência dos produtos, que já ganharam nove medalhas em premiações, como Concours Mondial de Bruxelles 2018 e New York International Spirits Competition 2017.

Harmonizando esses deliciosos drinques com a vista da Serra da Mantiqueira, o descanso é garantido e as energias são recarregadas para outras aventuras pela região.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Copy link
Powered by Social Snap