logo
logo

Quatro documentários que abordam a questão da água com relevância

por | mar 11, 2020 | Cinema, Cultura | 0 Comentários

Estou me Guardando para Quando o Carnaval Chegar

Filmado na pequena Toritama, o documentário “Estou me Guardando para Quando o Carnaval Chegar”, do diretor Marcelo Gomes, mostra trabalhadores da indústria do jeans à espera da folia, período mais aguardado por eles, pois é a única época que a produção têxtil local faz uma pausa. A cidade, situada no agreste pernambucano, é conhecida como a capital do jeans, sendo o 2º maior polo de confecção jeanswear do Brasil, posto que faz contraste com a precária infraestrutura local e a desigualdade social, necessárias de serem divulgadas. Disponível na Netflix.

  • Save

Cena do filme “Estou me Guardando para Quando o Carnaval Chegar”. Foto: Divulgação

Entre Rios

Esse documentário de 25 minutos traça um interessante paralelo entre a história e o desenvolvimento da cidade de São Paulo e seus rios, desde o período da colonização. Mostra as principais causas das enchentes de hoje, motivadas por uma urbanização violenta às margens dos rios. Muitas vezes, no dia a dia frenético de quem vive na maior metrópole da América Latina, os rios passam despercebidos e só aparecem quando chove e a cidade para. O filme é dirigido por Carlos Silva Ferraz e está disponível no Youtube e Vimeo.

O Código Bill Gates

Documentário de Davis Guggenheim, resultado de dois anos acompanhando Bill e Melinda, uma dupla que se complementa como poucas. Dividido em três partes de mais ou menos uma hora cada, o filme foca no trabalho da Fundação Bill & Melinda Gates, no relacionamento dos dois e como Bill Gates se tornou Bill Gates. O 1º episódio é dedicado a sua missão para melhorar as condições de saneamento no mundo, aos projetos na África e à Omniprocessor, uma estação de tratamento a combustão que rapidamente transforma esgoto em energia, fertilizante e água limpa.

Our Planet

  • Save

Cena do filme “Our Planet”. Foto: Divulgação

Uma viagem por mais de 50 países mostra a vida selvagem com imagens impressionantes. Essa é a série documental “Nosso Planeta”, produzida pela Netflix inglesa e narrada por David Attenborough. São cerca de 400 mil horas de filmagem, sendo 2 mil delas apenas embaixo da água. O projeto mostra a importância de preservar o mundo natural e disponibiliza vários episódios dedicados à vida e aos fenômenos aquáticos.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Copy link
Powered by Social Snap