Caminhar tornou-se uma opção favorita na pandemia

por | jul 22, 2021 | Coluna, Lifestyle, Mobilidade | 0 Comentários

Movimentos que estimulam o transporte a pé e buscam metrópoles saudáveis e inclusivas ganham mais força durante a pandemia.

Por causa do distanciamento social, mais gente passou a caminhar. Duas pesquisas, da Rede BR e da Rede Nossa São Paulo, apontam que a preferência pela caminhada subiu de 9% para 23% no país e aumentou 32% só na cidade de São Paulo.

 

Foto: Pixabay

Foto: Pixabay

 

São dados inspiradores, uma vez que as vantagens de andar a pé são inúmeras. Caminhar faz bem para a saúde física, mental e emocional; não polui e é de graça, além de tornar as cidades mais seguras e agradáveis – já que lugares com poucos pedestres são mais suscetíveis à violência urbana.

No Brasil, vários movimentos atuam em defesa desse meio de transporte, exigindo calçadas decentes, tempos semafóricos suficientes para travessias e a formulação de políticas públicas que garantam acessibilidade e segurança. Caminhar é um meio importantíssimo de mobilidade: cerca de um terço da população brasileira se desloca diariamente a pé. Confira abaixo o que fazem os principais grupos e como você pode trilhar esse caminho:

 

Foto: Pixabay

Foto: Pixabay

 

Como anda

Ponto de encontro das organizações que promovem a mobilidade a pé, está em pleno vapor o Laboratório de Ação Direta para a Mobilidade a Pé (Lab.MaP), acelerando dez iniciativas no Brasil para colocar na rua projetos em defesa de quem caminha.

Cidade a pé

Atua em defesa de uma cidade de São Paulo mais humana, segura e acessível para todos os que se deslocam por ela, em especial quando usam seus próprios pés ou cadeira de rodas para se locomover.

CalçadaSP

Estimula a população a contemplar calçadas que muitas vezes passam despercebidas, fortalecendo o olhar para a cidade e para a arquitetura.

Mulheranda

Rede de urbanistas, ativistas e entusiastas da mobilidade que sonham com cidades mais humanas, inclusivas e equitativas, pensadas por e para as mulheres.

Carona a pé

O projeto incentiva o caminhar junto até a escola, envolvendo a comunidade escolar, crianças e familiares, que se reúnem diariamente para formar rotas com trajetos específicos, construindo uma nova relação entre as pessoas e a cidade onde vivem.

0 Shares

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Copy link