Depois de reter milhares dos paulistanos que lá foram se refugiar durante a pandemia, Ilhabela vê o surgimento de lojas e restaurantes voltados nem tanto aos turistas, mas primordialmente a essa nova clientela
Durante a pandemia, Ilhabela foi chamada de “Nova Zelândia brasileira” e abrigou milhares de paulistanos que foram vivenciar o distanciamento social com vista para o mar. No pós-pandemia, muitos desses migrantes temporários acabaram se tornando moradores fixos, trabalhando remotamente. Mas essas pessoas sentiam falta de muitas das comodidades da capital. A ilha é bela, mas com limitadas opções gastronômicas e de lazer – e a maioria dos negócios é focada apenas nos turistas e visitantes de fim de semana.
Agora essa lacuna começa a ser preenchida. Em novembro, o empresário Luis Oliveira inaugurou o Nyáw, um espaço que funciona das 8h às 23h em todos os dias da semana, servindo café da manhã, almoço, drinques e snacks para quem quiser curtir o pôr do sol em sua laje – ops, rooftop! – e gostosas pizzas no jantar. Na entrada do restaurante, cujo nome significa “alma” em balinês, há um balcão que vende pães artesanais e uma charmosa lojinha de produtos importados da Indonésia, como budas de pedra e badulaques de decoração. O próprio Luis é um desses novos moradores da ilha. Após atuar por quase duas décadas como executivo do setor de bebidas e como sócio do restaurante peruano Amazo (com unidades em Campos Elíseos e no Shopping Higienópolis), ele se refugiou em Ilhabela e por lá ficou.
Para os cafés da manhã, o cardápio do Nyáw tem ótimos toasts de salmão curado, bowls de açaí, ovos benedict, smoothies de frutas e uma incrível oferta de cafés especiais, em diversos métodos de extração. No menu do almoço, destaque para o arroz de polvo e para a moqueca de peixe. Para o happy hour, aproveite que o estabelecimento é uma das embaixadas da Veuve Clicquot no Brasil e delicie-se com uma taça de champanhe. No jantar, além das pizzas com massa de fermentação natural, o cardápio oferece massas (como o espaguete com frutos do mar) e carnes (como o steak au poivre e a paleta de cordeiro).
Ainda neste verão, Luis abre o Salka, restaurante de culinária peruana instalado dentro do shopping Mares Ilha Mall. “O shopping terá 30 marcas que o paulistano está acostumado a consumir na capital, mas que não existem por aqui – vai ter lojas de beachwear, de calçados e até um Burger King! E vai ter ainda um atracadouro, para a galera que vem de barco. O espírito ali é o mesmo do Nyáw, que funciona de segunda a segunda o ano todo, para atender quem mora na Ilha. Mas os turistas também são muito bem-vindos, claro”, avisa o empresário.
Nyáw Casual Eatery
Avenida São João 512, Perequê, Ilhabela.
Tel. 12 99784-8586.
0 comentários