Instituto Vini Jr. lança aplicativo educativo Base para descomplicar e revolucionar o ensino público infantil

por | dez 5, 2022 | Educação, Esporte | 1 Comentário

Primeira iniciativa do Instituto Vini Jr. pela educação, o app Base alia futebol, tecnologia e educação em uma plataforma gamificada

Quando, em 2019, o empreendedor social Victor Ladeira perguntou ao craque da Seleção Vini Jr. o que ele achava da escola em seus tempos de moleque, a resposta foi assertiva: “Não gostava, o que salvava era a Educação Física”. Ao repetir essa pergunta a alunos de uma escola pública do Rio de Janeiro, o comentário foi o mesmo. “Vini sintetizou em uma única frase um diagnóstico detalhado da educação brasileira, ainda pouco atraente aos jovens da nova geração. Foi a partir dessa análise que decidimos unir forças para mudar essa realidade, usando, claro, o esporte como ponto comum”, explica Victor, hoje diretor executivo e braço direito do goleador do Real Madrid nas ações sociais desenvolvidas pelo Instituto Vini Jr.

 

Craque Vini Jr. - Foto Pedro Martins

Craque Vini Jr. – Foto Pedro Martins

 

A mais recente das iniciativas, o app educativo Base alia futebol, tecnologia e educação em uma plataforma gamificada, que já virou material didático obrigatório em escolas públicas de vários cantos do Brasil. Dedicado exclusivamente a alunos do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental, o aplicativo transforma a experiência futebolística em linguagem de ensino. Ao todo, são mais de 2.500 questões, elaboradas em parceria com uma equipe pedagógica de ponta e pensadas para contemplar todos os conteúdos previstos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “As crianças aprendem geometria com as linhas e formas dos campos de futebol; e desbravam a geografia mundial com os campeonatos internacionais”, exemplifica Victor.

App Base do Instituto Vini Jr - Foto divulgação

App Base do Instituto Vini Jr – Foto divulgação

 

Uma vez parceiras do projeto, as escolas recebem todo o apoio técnico para implementar a tecnologia. “Nós vamos até lá e transformamos uma das salas de aula em nosso ‘Centro de Treinamento’ – um espaço temático, forrado com grama artificial e equipado com um enxoval completo de smartphones, tablets e computadores, para que alunos e professores possam realmente imergir nesse universo lúdico de maneira multissensorial.”

Hoje, cerca de 2 mil crianças utilizam ou utilizaram a plataforma e já são 150 os professores contemplados pela ferramenta. “O app tem sido muito importante também para recuperar os conteúdos perdidos durante os anos de paralisação escolar devido à pandemia. Temos conseguido reduzir a defasagem de aprendizado de forma muito orgânica.”

Até o final do próximo ano, o Instituto ainda planeja o desenvolvimento de uma segunda versão da plataforma, agora voltada para alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental. “Também estamos arquitetando a inauguração da nossa primeira escola-modelo, em São Gonçalo, cidade onde o Vini cresceu. Atendendo, inicialmente, crianças de zero a cinco anos, nossa meta é amplificar esses métodos inovadores de ensino, no caminho por uma educação pública mais atrativa e que reavive nas crianças a ânsia por aprender.”

 

Alunos e professores no CT Base da Escola Municipal Cantor e Compositor Gonzaguinha, na Favela Kelson's, no Rio de Janeiro - Foto divulgação

Alunos e professores no CT Base da Escola Municipal Cantor e Compositor Gonzaguinha, na Favela Kelson’s, no Rio de Janeiro – Foto divulgação

0 Shares

1 Comentário

  1. Célia Pedro

    Sensacional. Gostaria de experimentar smartphone.

    Responder
Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Copy link
Powered by Social Snap