Produzidos em fazendas de manejo sustentável, azeites da Serra da Mantiqueira estão entre os melhores do mundo

por | nov 18, 2022 | Comidas, Sustentabilidade | 0 Comentários

Os azeites da região são reconhecidos internacionalmente por sua qualidade – agora comprovada pelo selo Assoolive de certificação de origem

Os melhores terroirs para lavouras de cafés premium são também ideais para o cultivo de boas oliveiras. Não à toa, a Serra da Mantiqueira a maior região produtora de café do país desde o século 19 destaca-se hoje por seus primorosos azeites extravirgens, reconhecidos internacionalmente. Desde 2009 dedicada a selecionar os melhores e mais sustentáveis olivais da região, a Associação dos Olivicultores da Mantiqueira e do Sudeste (Assoolive) agora passa a conceder selos de verificação de origem aos mais qualificados produtos locais.

“Graças às elevadas altitudes e aos solos de origem vulcânica que recobrem a região, espécies trazidas da Espanha, da Grécia e da Itália se adaptam bem por aqui e dão origem a blends de baixa acidez e muito frescor, que estão entre os melhores do mundo. Certificá-los com o selo é uma forma de chancelar essa qualidade, que já foi, inclusive, premiada na Europa e na Ásia”, explica Moacir Batista do Nascimento Filho, presidente da associação.

Para receber o Selo Assoolive, o azeite deve ser extravirgem, apresentar métodos de extração sustentáveis que não levem à deterioração do fruto, possuir uma acidez livre de até 0,4% (g/100g) e ter sido aprovado em análise química por um laboratório certificado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Dos 32 pequenos e médios produtores representados pela entidade, sete já ostentam o selo nas prateleiras dos supermercados e dentre esses, três também abrem as porteiras de suas fazendas para turistas que desejem acompanhar de perto tal cultivo premiado.

Olival do grupo Sabiá - Foto Divulgação

Olival do grupo Sabiá – Foto Divulgação

Sabiá

Produtor do Melhor Azeite Médio Frutado do Mundo, segundo o guia italiano Lodo Guide, o grupo Sabiá já acumula 55 prêmios internacionais em apenas três safras comercializadas, e promove visitas olivoturísticas por sua fazenda em Santo Antônio do Pinhal (SP). Ao longo do tour, é possível mergulhar na história da olivicultura brasileira, observar em tempo real o manejo dos frutos e degustar as três variedades cultivadas ali: o herbáceo óleo de azeitona arbosana, o suave azeite de arbequina e o picante koroneiki. Os passeios acontecem de sexta a domingo, às 10h, às 11h30, às 14h30 e às 16h, pelo valor individual de R$ 35. Reservas pelo whatsapp (12) 3666-2282.

Estrada Municipal Pedro Joaquim Lopes, 3.931, Bairro Lageado, Santo Antônio do Pinhal.

 

Azeite do Grupo Sabiá - Foto Willy Biondani

Azeite do Grupo Sabiá – Foto Willy Biondani

 

Serra que Chora

Para imersões ainda mais intensas, a Pousada Serra que Chora oferece hospedagens em meio às plantações de azeitona da fazenda homônima, localizada na cidade mineira de Itanhandu. Com a possibilidade de se instalar em suítes com vista para os jardins da propriedade, os hóspedes também ficam à vontade para desbravar o olival e a vitivinícola dali e degustar seus principais produtos, enquanto relaxam em largas piscinas. O azeite Serra que Chora é produzido artesanalmente, com colheita manual e base de azeitonas Arbequina, Koroneiki, Grappolo e Maria da Fé.

Estrada do Bom Sucesso, s/ nº, tel. 35 3361-1233. Itanhandu

Azeite Serra Que Chora | Foto Divulgação

Azeite Serra Que Chora – Foto Divulgação

 

 

Oliq

Na Fazenda Santo Antônio do Bugre, em São Bento do Sapucaí (SP), além de visitar os olivais que dão origem ao renomado azeite Oliq que ano passado foi destaque na Brazil International Oil Competition os visitantes são convidados a se sentar à mesa de um charmoso restaurante e provar pratos elaborados com os blends produzidos por lá. Da cozinha arquitetada pelos chefs Carlos Silffert e Marina Hernandez, saem cortes de carne grelhados em parrillas de lenha de oliveira, drinques finalizados com azeite e até gelatos preparados com a iguaria. Os menus são servidos de quinta a segunda-feira, das 10h às 17h, e ainda é possível levar para casa alguns itens do armazém que vão das tradicionais garrafas de extravirgem até cosméticos preparados com o azeite.

Estrada para o Cantagalo, km 8, São Bento do Sapucaí, tel. 35 99988-9926.

 

Prato Tortelli di zucca com azeite Oliq - Foto Divulgação

Prato Tortelli di zucca com azeite Oliq – Foto Divulgação

 

Restaurante do Oliq - Foto Elemento Comunicação

Restaurante do Oliq – Foto Elemento Comunicação

0 Shares

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Copy link
Powered by Social Snap