Os bistrôs de São Paulo: opções para comer muito bem em ambientes típicos franceses

por | maio 21, 2024 | Coluna, Comidas, Francês | 0 Comentários

Com os bistrôs, a cozinha francesa e seus ambientes mais típicos parecem estar mais em alta do que nunca na capital paulista

A popularização da comida francesa chegou a São Paulo nos anos 2000 com a rede de bistrôs Le Vin, que trouxe da França o conceito de “bistronomia” – que já tinha tido o seu sucesso internacional coroado em Nova York. “Bistronomia” nada mais é do que cozinha francesa com presença de pratos clássicos em ambiente de bistrô, sem demora em ambientação despretensiosa e a preços acessíveis.

Infelizmente, o Le Vin fechou as portas em 2019, mas o caminho já estava aberto. Em 2002, o Ici Bistrô abriu as portas em Higienópolis e, em 2012, o Le Jazz inaugurou a sua primeira unidade na Rua dos Pinheiros, iniciando o movimento que levou a maioria dos restaurantes de preços na mesma faixa para o bairro. De lá para cá, foram abertos dezenas de bistrôs, sendo importante fazer uma ressalva que, na verdade, é o recado principal desta coluna.

 

Pratos do Ici Bistrô, em Higienópolis – foto Victor Collor

 

São Paulo tem um público tão grande e eclético que nessa classificação de “bistrô” encontramos dois tipos de ambientes com dois públicos diferentes. Um deles é o que mais representantes tem na cidade, tais como os da rede Le Jazz, o Bistrot de Paris, o Rendez Vous, o Canaille, o Bistrot de Ville, o Ça Va, o Bonaparte e muitos outros. Todos apresentam no cardápio os imprescindíveis steak tartare, o steak frites, o bœuf bourguignon, o steak au poivre ou à la moutarde… enfim, os clássicos. Mas também têm em comum as mesas pequenas e apertadas, assim como os jogos americanos e os guardanapos de papel.

A comida é muito boa, mas o ambiente é barulhento e a fila de espera não se acomoda ao bar, normalmente sem lugares para se sentar. Come-se bem, porém a experiência é bem diferente da outra vertente de bistrôs mais classudos e confortáveis. O preço é ligeiramente acima dos outros, uma vez que toalhas e guardanapos de pano geram um custo elevado de lavanderia e mesas e cadeiras ou sofás confortáveis também ocupam mais lugar e reduzem o volume de público. Sem contar que nessa categoria a espera conta com um lugar no bar para tomar o seu drinque ou a sua taça de vinho e, normalmente, o serviço se adequa ao público mais maduro e exigente.

 

Ambiente confortável do Ici Bistrô – foto Victor Collor

 

Nessa levada cito o Tonton, nos Jardins, o Votre, em Pinheiros, e o Ici Bistrô, em Higienópolis – agora em novo endereço na rua Mato Grosso. E é esse último que cito como meu predileto, porque além da cozinha impecável e decoração aconchegante e confortável, é o único que serve “jambonettes de grenouilles” à provençale, que é uma iguaria da cozinha francesa e da qual tinha saudades desde que o bistrô Tartar&Co fechou. Sem contar o bom gosto da trilha sonora de jazz/blues do chef proprietário Benny Novak no volume certo. Aproveite e à la prochaine!

0 Shares

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Copy link
Powered by Social Snap