Companhia aérea espanhola opera voos diários entre São Paulo e Madri com um moderno Boeing 787 Dreamliner e quer se consolidar como uma das melhores opções de conexão entre o Brasil e mais de 30 destinos europeus
Em dezembro de 2003, a Air Europa começou a operar voos regulares na Espanha com meia dúzia de aeronaves. Hoje, a empresa possui 52 aviões Boeing 787 Dreamliner e 737 (NG e Max) e voa para 55 destinos. “Nosso core é a conexão. Temos 23 rotas ligando as Américas ao nosso hub no aeroporto Adólfo Suárez Madrid-Barajas e, de lá, voamos para mais de 30 destinos na Europa, além de Tel Aviv (Israel), Marrakech (Marrocos) e Tunis (Tunísia)”, explica Gonzalo Romero, diretor das operações da Air Europa no Brasil.
Celebrando em 2023 os dez anos da rota São Paulo a Madri, a empresa só não amplia suas frequências entre Guarulhos e Barajas por causa do atraso na entrega de novas aeronaves da Boeing. “Temos uma ocupação de 95% nessa rota. 70% dos brasileiros que voam com a gente pegam voos de conexão para cidades como Lisboa, Roma, Paris, Londres e Copenhague. Apenas 30% ficam em Madri. E dois terços dos passageiros iniciam sua viagem no Brasil, enquanto apenas um terço começa sua viagem na Espanha. À medida que a recuperação econômica da Europa for se confirmando, a ideia é aumentar o número de voos”, conta Gonzalo. Segundo ele, a América Latina teve e segue tendo uma retomada muito forte no pós-pandemia, enquanto a Europa ainda patina.
Graças a acordos de code share com as brasileiras Gol e Azul, é possível embarcar com um mesmo bilhete e despachando apenas uma vez as bagagens de Porto Alegre a Santorini ou de Cuiabá a Ibiza.
“Cada vez mais gente vem descobrindo as vantagens de viajar com a gente. Nossa frota é super-moderna, nosso atendimento é atencioso, nossos preços são competitivos e nossa rede de conexões é inteligente e abrangente. Executivos de grandes empresas espanholas como Telefónica, Santander e Mapfre adoram a nossa Business Class. Acredito que o nosso futuro aqui no Brasil será ainda mais brilhante”, finaliza Gonzalo.
Radar
Alta gastronomia
Quem voa nas confortáveis poltronas full flat da Classe Executiva da Air Europa tem a oportunidade de degustar um menu assinado pelo conceituado chef basco Martín Berasategui. Dono do premiado restaurante que leva o seu nome na cidadezinha de Lasarte-Oria, no norte da Espanha, ele comanda ainda operações em Barcelona, Tenerife, Bilbao e Madri. No total, essas casas todas somam nada menos que 12 estrelas Michelin!
Venda para o grupo IAG
Há cerca de dois anos, o poderoso IAG (International Airlines Group), dono de companhias aéreas como British Airways, Iberia, Level, Vuelling e Air Lingus, assinou um contrato de intenção de compra com a Air Europa. O negócio não pode ser concluído porque ainda aguarda uma aprovação das autoridades europeias que regulam as questões de concorrência em segmentos-chave da economia, como o transporte aéreo. Mas as negociações prosseguem.
De Mallorca ao infinito
A Air Europa nasceu em 1986, na ilha de Mallorca, operando voos charters. Essa pequena ilha espanhola de 600 mil habitantes no Mediterrâneo recebe, a cada verão, mais de 8 milhões de turistas! Tendo a inovação como um de seus pilares, a Air Europa hoje é reconhecida pela incorporação das tecnologias mais avançadas para a digitalização e otimização dos processos e também por seu sólido compromisso com a sustentabilidade e a descarbonização.
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