American, Delta, Lufthansa, Iberia e Ita Airways ampliam a oferta de voos conectando o Galeão à Europa e aos Estados Unidos, após Gol, Latam e Azul reativarem rotas domésticas por causa das limitações impostas no aeroporto Santos Dumont
O Aeroporto Internacional Tom Jobim, mais conhecido como Galeão, já foi o mais movimentado do país. Mas no ano passado ficou apenas em 10° lugar no ranking. Agora, com as limitações impostas ao aeroporto Santos Dumont, parece que o movimento está voltando.
A Azul multiplicou por dez suas operações no Galeão – saltou de três para 30 saídas por dia no terminal. A Gol informa que elevou em 70% o número de rotas que têm como partida ou chegada o Galeão, totalizando 40 operações diárias nos períodos de maior movimento. Já a Latam prefere não falar em número de voos, mas diz que – do 3° para o 4° trimestre de 2023 – terá triplicado a oferta de assentos de seus voos a partir do Galeão.
Esse movimento fez com que algumas empresas aéreas estrangeiras acelerassem seus planos de ampliar a conexão do Rio com seus países de origem. A American Airlines, por exemplo, adicionará três voos semanais na rota Rio – Miami entre 5 de dezembro deste ano e 1º de março de 2024, aumentando o serviço diário para dez voos semanais. A Delta já avisou que seu voo entre o Rio e Atlanta – tradicionalmente uma rota sazonal de verão – vai se tornar permanente quando a alta temporada terminar.
Entre as europeias, a alemã Lufthansa descontinuou os três semanais voos que tinha do Rio para Munique, mas desde o final de outubro passou a voar para Frankfurt e, a partir de março, terá não três, mas seis voos semanais nessa rota! Desde o dia 30 de outubro, a italiana Ita Airways passou a operar voos diários entre Rio e Roma. A partir dessa mesma data, a espanhola Iberia reativou a rota Madri-Rio, por enquanto com três frequências semanais.
Os passageiros estão retornando, assim com os voos e as companhias aéreas. Resta o Governo Estadual e a Prefeitura cumprirem suas promessas de deixar o percurso entre a cidade e o Galeão mais rápido e seguro.
Radar
The Best
A Singapore Airlines foi eleita a melhor companhia aérea do mundo em 2023 pela britânica Skytrax, especializada em aviação. Considerado o “Oscar da Aviação” o prêmio anual World Airline Awards compila informações sobre a qualidade da experiência oferecida aos passageiros, a partir da análise de critérios como a tripulação mais eficiente e gentil, a limpeza de cabine, a pontualidade e o conforto dos lounges. A Qatar Airways, melhor colocada no ano passado, agora ficou em 2° lugar.
Trem de pouso
A Air Europa, em parceria com a Iryo (empresa de trens de alta velocidade na Espanha) firmou um acordo que vai possibilitar, até o final deste ano, combinar viagens de avião e trem em um único bilhete. O passageiro que desembarca no aeroporto de Madri–Barajas pode embarcar direto para destinos operados pela companhia ferroviária, como Sevilha, Barcelona e Valência, tendo uma experiência de transporte mais completa e sustentável.
Pipoca a bordo
A Latam lançou em outubro novos snacks para seus voos domésticos. A companhia começou a distribuir gratuitamente pipoca salgada, biscoito integral de cacau e cereais aos passageiros que viajam na classe econômica. As novidades serão renovadas a cada dois meses, para sempre oferecer uma experiência com brasilidade e apelo afetivo, como balõezinhos de queijo, mini goiabinha, chips de batata-doce e cookie de baunilha com gotas de chocolate.
0 comentários