Livrarias florescem em São Paulo, em sinal positivo ao mercado editorial, e são alternativas agradáveis de passeio em diferentes bairros
O abre e fecha da Livraria Cultura, no Conjunto Nacional – cuja falência segue em trâmite judicial envolvendo o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) – voltou os olhos de paulistanos para a importância e o charme das livrarias de rua. Para além do estabelecimento de escadas icônicas e cadeiras cheias de leitores na Avenida Paulista, outras livrarias podem ser descobertas na cidade!
A rede carioca Travessa inaugurou, em 2019, a sua primeira unidade de rua em São Paulo. A livraria fica em uma casa de 200 metros quadrados na Rua dos Pinheiros, em um ambiente com portas de vidro, com muita iluminação natural. O local é dividido em dois andares, há espaço para se sentar, ler um livro, tomar um café ou um vinho. A Travessa conta com cerca de 18 mil livros e tem como destaque publicações de temas atuais, como feminismo e política, além de publicações de arte e algumas estrangeiras, de importação própria.
Já a Livraria Ponta de Lança, na Santa Cecília, apresenta um ambiente mais descontraído, com sofás, poltronas e mesinhas confortáveis tanto do lado de dentro como na frente da livraria, que lembram a decoração da casa de um amigo. O lugar dispõe de 4 mil obras que compõem o acervo, entre edições raras e livros semi-novos. Outro destaque é que o mobiliário do local pertence ao designer Fuad Murad e está à venda.
A Livraria do Brooklin, aberta pela jornalista Victoria Mantoan, ocupa um sobrado recém-reformado na rua Hollywood, no bairro da zona sul, e oferece também um café próprio, nos fundos. São dois mil títulos, selecionados a dedo pela proprietária e pelas livreiras da casa, que organizam os livros em uma divisão diferente do padrão, como por regiões – com prateleiras dedicadas a publicações africanas, asiáticas, portuguesas ou mesmo russas. Por ali, há ainda autores e coleções que são considerados um gênero próprio.
E se a ideia for permanecer na região da Paulista, ainda dentro do Conjunto Nacional, a recém-inaugurada Livraria Drummond agora está funcionando no local da antiga loja Geek, da Livraria Cultura, e é como uma livraria-vitrine dos livros mais vendidos da Loyola e da Faro Editorial, que são investidoras do novo espaço.
Livraria Travessa
Rua dos Pinheiros, 513, Pinheiros.
Livraria Ponta de Lança
Rua Aureliano Coutinho, 26, Santa Cecília.
Livraria do Brooklin
Rua Hollywood, 275, Brooklin.
Livraria Drummond
Av. Paulista, 2.073, Conjunto Nacional, loja 153.
0 comentários