Parque da Ciência do Instituto Butantan reabre ao público com com visual repaginado e atrações inéditas

por | set 8, 2022 | Passeios | 0 Comentários

Reformulado, o parque do Instituto Butantan é reaberto abre ao público com mais de vinte atrações educativas, museus interativos e seus já tradicionais viveiros de animais silvestres

Um majestoso boulevard, ladeado por cerejeiras e ornamentado com espelhos d’água e obras de arte, agora recepciona quem chega ao Instituto Butantan para uma visita. O espaço que foi epicentro da produção nacional de imunizantes contra a Covid-19 (e outros tantos vírus desde sua fundação, em 1901) permaneceu fechado durante a pandemia, e reabre ao público com visual repaginado e mais de vinte atrações educativas.

Funcionando desde o início de julho em uma área verde de 725 mil m2 na zona oeste de São Paulo, o novo Parque da Ciência propõe uma viagem pela história da biomedicina brasileira, em museus interativos e ambientes de contato direto com a fauna e a flora nacionais. Ali, os visitantes podem passear por um horto de plantas medicinais; conhecer de perto variadas espécies de serpentes, anfíbios e aracnídeos no completíssimo Museu Biológico; observar indivíduos microscópicos em um tecnológico Museu de Microbiologia; ou, ainda, se divertir assistindo à incansável brincadeira dos macaquinhos abrigados pela instituição.

 

Museu Biológico | Foto Comunicação Butantan

Museu Biológico | Foto Comunicação Butantan

 

“Todas essas espécies contribuem de alguma forma para as pesquisas do instituto, seja auxiliando a produção de soros, vacinas e medicamentos ou, no caso dos símios (subordem de primatas) tão semelhantes aos humanos, guiando estudos de sequenciamento genético. Expô-las ao público é difundir conhecimento e desmistificar a ciência”, comenta Giuseppe Puorto, diretor técnico do complexo que, até o final do ano, deve abrigar, ainda, uma biblioteca, um café e um museu dedicado às vacinas produzidas pelo instituto. “Lá, os visitantes poderão entender de forma aprofundada como os imunizantes são produzidos e como agem no organismo”, explica Puorto.

Um único ticket adquirido por R$ 6 diretamente na bilheteria do parque dá direito à entrada em todos os museus e, também, no novíssimo Espaço Terra Firme, charmoso galpão construído para abrigar exposições temporárias. Até dezembro, fica em cartaz no local a mostra “Sérum ou Soro”, que rememora os primeiros grandes feitos do instituto: os soros antiofídicos. Todos os demais ambientes podem ser aproveitados gratuitamente, de terça a domingo, das 9h às 17h.

Parque da Ciência
Avenida Vital Brasil, 1.500, Butantã, tel. 11 2627-9300.
Acesse o mapa do complexo em www.parquedaciencia.butantan.gov.br

 

0 Shares

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Copy link
Powered by Social Snap