Reformado após desastres, prédio da Cinemateca Brasileira volta a receber grandes eventos e mostras audiovisuais

por | ago 23, 2022 | Cinema, Cultura, Exposições | 0 Comentários

Reconstituído e sob nova direção, o histórico casarão da Cinemateca volta a ser parada obrigatória no roteiro das principais mostras audiovisuais do país

Na noite do dia 29 de julho de 2021, a Cinemateca Brasileira – o maior acervo audiovisual da América do Sul, fixado em São Paulo – enfrentava o quinto incêndio desde sua fundação, em 1940. Isso poucos meses após sofrer um alagamento, denunciar negligências administrativas e agonizar com o atroz corte das verbas destinadas à cultura. Agora reconstituído e sob nova direção, o histórico casarão já está apto a receber eventos de grande porte e, a partir de agosto, volta a ser parada obrigatória no roteiro das principais mostras audiovisuais do país.

“Ao longo de todo este mês, a Cinemateca exibe títulos da 11ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental e do 33º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, em sessões gratuitas abertas ao público”, antecipa Dora Mourão, diretora da Sociedade Amigos da Cinemateca (SAC), instituição que hoje toma a frente da gestão do espaço. A partir de setembro, o espaço também sedia a Mostra de Cinema Ídiche, com palestras do professor Robert Peña, e uma repescagem dos filmes do Festival Varilux.

 

Fachada da Cinemateca Brasileira - Foto Caio Brito e João Pedro Albuquerque

Fachada da Cinemateca Brasileira – Foto Caio Brito e João Pedro Albuquerque

 

 

Todos os eventos são gratuitos e a distribuição de ingressos acontece uma hora antes da exibição na bilheteria do espaço. Mesmo com as perdas após consecutivos desastres, o acervo da Cinemateca ainda concentra mais de 250 mil rolos de filmes nacionais e estrangeiros e mais de um milhão de documentos, entre roteiros, cartazes e livros da área.

 

Sala de conservação de filmes da Cinemateca Brasileira - Foto divulgação

Sala de conservação de filmes da Cinemateca Brasileira – Foto divulgação

 

Cinemateca Brasileira
Largo Senador Raul Cardoso, 207,
Vila Clementino, tel. 5906-8100.
Programação completa no instagram @cinemateca.brasileira.

0 Shares

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Copy link
Powered by Social Snap