Passeio de trem de Curitiba a Morretes reserva incríveis experiências a bordo

por | jun 7, 2023 | Turismo, Viagens | 0 Comentários

Um interessante roteiro de trem percorre a natureza do litoral do Paraná e chega a Morretes, deixando o turista ainda mais perto das isoladas ilhas do estado

Uma das regiões mais preservadas da Serra do Mar está no trajeto que liga Curitiba ao litoral paranaense. Adentar o robusto verde e recortar os declives das montanhas dessa parte da Mata Atlântica é possível em um passeio de trem, que se tornou o segundo principal atrativo turístico do Paraná, atrás apenas da cidade de Foz do Iguaçu. Entre as diferentes experiências e categorias de vagões disponíveis oferecidas pela empresa Serra Verde Express – que administra a operação ferroviária turística – a viagem nos trilhos leva até Morretes, que preserva arquitetura colonial e gastronomia típica.

Vagão boutique do Serra Verde Express (Curitiba a Morretes) - Foto divulgação

Vagão boutique do Serra Verde Express – Foto divulgação

Antes de optar pela categoria luxo do trem – que conta com vagões mais fechados, lembrando os expressos europeus antigos – vale se atentar à opção boutique, que disponibiliza varandas, amplas janelas e livre circulação, além do serviço de bordo com bebidas como água, café, chá, refrigerante e cerveja à vontade. Nessa categoria, o vagão “Bove” – em homenagem ao veterinário Sílvio Bove, primeiro médico a fazer um transplante em um animal de estimação – é pet friendly, com espaço para cães e gatos, e possui uma varanda. Já o vagão Imperial tem decoração que remete aos anos 1930, com mesas, cadeiras e luminárias de época. E o Camarote, como o nome já diz, possui cabines exclusivas.

 

Vagão pet friendly do Serra Verde Express (Curitiba a Morretes) - Foto Brunno Covello

Vagão pet friendly do Serra Verde Express – Foto Brunno Covello

 

Depois de apreciar os encantos do passeio sobre os trilhos, o pacote boutique – que sai pelo valor de R$ 449 por pessoa – inclui um almoço típico com o tradicional Barreado, em Morretes. De origem açoriana, o prato leva carne bovina de segunda e magra, cozida até desmanchar. O verdadeiro ritual de servir o Barreado consiste em levar a panela à mesa e colocar um pouco da carne em um prato fundo, com arroz branco ou farinha de mandioca crua e banana prata fatiada.

Para a digestão, vale uma caminhada entre as feirinhas de rua da cidade ou ainda, para os mais radicais, há opções de roteiros em 4×4 que atravessam os rios da região – também oferecidos pela Serra Verde Express. O retorno a Curitiba acontece a bordo de uma van, ônibus ou microônibus climatizado, que está incluso no pacote.

Passeios de 4x4 - Foto divulgação

Passeios de 4×4 – Foto divulgação

Na capital paranaense, se houver espaço para um jantar depois de tanta comilança, o restaurante Hai Yo, dentro do Grand Mercure Curitiba Rayon, no Centro, propõe gastronomia asiática variada em um ambiente intimista. Sob o comando do chef Lucas Coelho, o lugar destaca três tipos de menu degustação, além de um cardápio à la carte. O Menu Keiken (sete tempos) é o mais curto e conta com os clássicos do restaurante, como o camarão com nozes e o pato de Sichuan; o Menu Hai Yo (11 tempos) é uma viagem pelos países da Ásia, como Japão, China, Vietnã, Tailândia e Coreia; e o Menu Omakase (16 tempos) inclui uma degustação exclusiva no balcão do sushi bar, no qual o maior foco é o Japão. Outros destaques do Hai Yo são pato de Sichuan, barriga de porco com texturas de milho e o churrasco coreano.

 

Menu asiático do Hai Yo, em Curitiba - Foto Adriana Cardoso

Menu asiático do Hai Yo, em Curitiba – Foto Adriana Cardoso

 

Desconexão quase total

A 120 km de Curitiba e 68 km de Morretes, a Ilha do Mel é um refúgio para os amantes de natureza preservada e praias rústicas. O viajante pode optar por diferentes rotas até chegar a Paranaguá ou Pontal do Sul, que são os locais de embarque e travessia para a ilha. Apesar da distância ser um pouco mais longa, a Estrada da Graciosa é o caminho mais bonito para quem quer chegar até a Ilha do Mel sem pressa. Ligando Curitiba às cidades históricas de Antonina e Morretes, pela PR-410, é uma rota histórica na Serra do Mar. Na Ilha, vale conhecer os passeios de barco disponíveis que passam pela Praia de Encantadas, Baía dos Golfinhos, pelo Farol das Conchas e pela Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres.

 

Ilha do Mel - Foto divulgação

Ilha do Mel – Foto divulgação

0 Shares

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Copy link
Powered by Social Snap