Novo espaço cultural de Portugal, World of Wine Porto (WOW) tem museus, restaurantes, bares, lojas temáticas e uma escola de vinho

por | jan 13, 2022 | Cultura, Lifestyle, Passeios, Turismo, Viagens | 0 Comentários

As ruas da região do Porto levam a experiências sensoriais únicas. Espelhados por edificações antigas estão restaurantes, cafés, bares e adegas que abrigam o melhor de Portugal: a sua deliciosa gastronomia. Agora é possível encontrar uma seleção de incríveis harmonizações e sensações em um novo quarteirão cultural e turístico em pleno coração do centro histórico de Vila Nova de Gaia, na cidade d’O Porto, na região Norte de Portugal.

O World of Wine Porto (WOW) é constituído por seis experiências e nove restaurantes, bares e cafés. Inclui ainda uma escola de vinho, lojas, um espaço para exposições e outro para eventos. Está situado na margem sul do rio Douro e tem uma linda vista da Ribeira e da Ponte D. Luís I. O lugar ergue-se a partir da restauração e requalificação de antigas caves de vinho do Porto, que ganharam uma nova vida.

 

Vista do World of Wine Porto para a Ponte D. Luís I - Foto divulgação
  • Save

Vista do World of Wine Porto para a Ponte D. Luís I – Foto divulgação

 

Um dos destaques do local é a The Chocolate Story, um museu que pretende explicar de onde vem e como é feita essa delícia que atravessa paladares e gerações. Desde as plantações do cacau até os processos de fabricação do chocolate, tudo é demonstrado passo a passo, em doze etapas diferentes. O visitante entende o chocolate de uma forma transversal e explora as particularidades do fruto e da planta, as suas diferenças e especificações.

Para apaixonados por vinho, a Escola de Vinho do WOW oferece cursos sobre a bebida para todos os graus de interesse e de conhecimento. Com três salas de formação, duas com sala de provas e outra com cozinha, o local é ideal para aprender tudo sobre o vinho português: como saber diferenciar e escolher um vinho, e dicas de como harmonizá-lo com pratos e petiscos.

 

Degustação na Escola de Vinho - foto divulgação
  • Save

Degustação na Escola de Vinho – foto divulgação

 

O quarteirão em Vila Nova de Gaia abriga ainda restaurantes para diferentes gostos. O 1828 se destaca pelos pratos de gastronomia fina e que mudam de acordo com as estações do ano. O menu evidencia o chocolate nas sobremesas, que harmonizam perfeitamente com Vinhos do Porto. Quanto ao nome, é o mote para nunca esquecer as adversidades ultrapassadas pelos portuenses – 1828 marca o início da Guerra Civil Portuguesa e de anos de confrontos, de fome e de peste.

Já o Root & Vine traz pratos vegetarianos no cardápio e surpreende pelo rigor na escolha e pela grande variedade de ingredientes, o que resulta numa verdadeira paleta de cores nas mesas. E como Portugal é um país com uma costa extensa e reconhecido pelo peixe fresco e suculento, o Golden Catch traz a estrela da mesa dos portugueses em seu menu: o bacalhau. Ali, o visitante pode selecionar o peixe favorito e o legume que o acompanha, e tem ainda à disposição um delicioso rol de batatas e molhos.

 

Prato do Root & Vine - foto divulgação
  • Save

Prato do Root & Vine – foto divulgação

 

Para encerrar o dia, o café Suspiro – localizado na bilheteria do WOW – apresenta uma grande variedade de doces tradicionais portugueses, além do indispensável espresso.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Copy link