Mercado de viagens premium alia experiências personalizadas de conhecimento e bem-estar ao conhecido conforto de seus empreendimentos
Viajantes de luxo brasileiros são viajantes frequentes – a maioria faz entre quatro e seis viagens por ano, igualmente distribuídas em destinos nacionais e internacionais. Durante a pandemia, essas pessoas mantiveram a média de viagens nacionais, e não fizeram turismo internacional. Essas percepções são do Anuário de Viagens de Luxo – Brasil e América Latina, da ILTM e Panrotas. O relatório também mostra que o orçamento para viagens aumentou 43% e que todos que responderam à pesquisa pretendem fazer uma viagem de lazer em breve, o que coloca o setor em retomada estratégica.
“2022 será o ano de grandes reuniões pessoais. Estarão em alta viagens em grupos de amigos tanto para perto de casa quanto para o exterior”, afirma Melissa Fernandes, consultora em hospitalidade estratégica no mercado de luxo e professora da Pós-graduação de Negócios e Marketing de luxo da ESPM. No último ano, o cliente ficou mais exigente com os protocolos de saúde e está mais atento à qualidade dos serviços e aos “mimos” oferecidos pelos hotéis. “O foco nas pessoas segue fundamental, mesmo com a presença mais forte de tecnologias que melhoram a produtividade.”
A preservação dos destinos e seus arredores e a priorização do turismo comunitário, para valorizar os moradores locais, é outra tendência pós-pandêmica no turismo de luxo. “Há também uma crescente busca por viagens de bem-estar e que forneçam experiências exclusivas e personalizadas. É o turismo autêntico, com identidade e que traz conhecimento, cultura e inspira. Este é o novo luxo.”
Para Melissa, alguns hotéis da Brazilian Luxury Travel Association (BLTA) absorveram esses aspectos sustentáveis e de hospitalidade, em alta neste novo momento, como: o Uxuá, em Trancoso, o Refúgio Ecológico Caiman, no Pantanal, o Cristalino Lodge, na Amazônia, e a Pousada Trijunção, na divisa da Bahia, Minas Gerais e Goiás. “Há também o Circuito Elegante, um clube de viagens com vários hotéis pelo Brasil que criou o Selo XIS, uma chancela de sustentabilidade e inovação. São diversas as iniciativas positivas em nosso país.”
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