Ir ao mercado Municipal de São Paulo é mais do que um passeio em busca de novos aromas e sabores: é uma pequena odisseia por um dos marcos arquitetônicos da cidade. Assim como se deve conhecer o mercado ou a feira de rua de um novo destino, é preciso redescobrir sempre a efervescência gastronômica e cultural da capital paulista, passeando pelo Mercadão como o local é gentilmente conhecido na terra da garoa. O edifício, inaugurado em 1933, completa 90 anos neste mês, na mesma data de aniversário de São Paulo, em 25 de janeiro.
Fincado no Centro Histórico, na movimentada Rua da Cantareira, o Mercadão foi projetado pelo arquiteto Ramos de Azevedo responsável por outros importantes equipamentos culturais da cidade, como o Theatro Municipal. Com uma fachada sóbria, muitas abóbodas e claraboias, que facilitam a entrada de luz natural, o prédio passou por um restauro importante em 2004 e, hoje, também passa por reformas.
Em 2006, foi criado o mezanino do edifício, que reúne restaurantes e lanchonetes. Por ali, destaque para os bolinhos de bacalhau, o sanduíche de pernil e o sempre procurado sanduíche de mortadela da lanchonete Mortadela do Brasil. A vista de cima permite observar os detalhes dos famosos vitrais do artista russo Conrado Sorgenicht Filho, que ainda tem suas obras na Catedral da Sé e em outras 300 igrejas espalhadas pelo Brasil. Ao todo, o Mercado Municipal conta com 32 painéis subdivididos em 72 magníficos vitrais que retratam a vida dos colonos, com paisagens de colheita e criação de animais.
Entre as inúmeras barracas de frutas, vale uma paradinha no Empório de Frutas Alemar, próximo ao portão 2. A diversidade é enorme, mas fica a recomendação dos morangos, das cerejas americanas, das carnudas tâmaras, do perfumado limão siciliano e das laranjinhas espanholas. Claro, tudo se a época do ano da visita permitir! Há ainda as barracas de pescados, as lojinhas de temperos (como a G. Frederico & Cia), além dos cafés e pequenos quiosques de cerveja e drinques, que recentemente trouxeram um tom descontraído para um dos edifícios mais antigos e históricos da cidade.
Mercado Municipal de São Paulo
Rua da Cantareira, 306, Centro.
Segunda a sábado, das 6h às 18h. Domingo das 6h às 16h.
0 comentários