fbpx
logo
logo

Diáspora.black promove experiências culturais em marcos da cultura negra no Brasil e no mundo

por | nov 10, 2021 | Cultura, Entrevista, Ideias, Negócios, Pessoas & Ideias | 0 Comentários

Quem caminha pelo bairro da Liberdade, hoje tomado por luminárias e restaurantes japoneses, possivelmente nem imagina que os primeiros moradores da região não eram imigrantes asiáticos. Erguido sobre um antigo cemitério de pessoas escravizadas e às margens de uma vila de colonizadores portugueses, o local abrigou comunidades negras e indígenas durante o século 18, e ainda carrega marcas arquitetônicas dessa herança étnica – embora nem todos os paulistanos saibam disso.

Desmistificar a história desse e de outros cartões postais urbanos é o propósito da Diáspora.black, startup de impacto social que promove passeios imersivos a grandes marcos da cultura negra no Brasil e no mundo. Criada em 2017, a plataforma reúne opções de acomodação em cidades com forte legado diaspórico e disponibiliza pacotes de viagem afrocentrados para turistas que desejam conhecer o mundo pela ótica da diversidade.

 

  • Save

Foto: Heitor Salatiel | Divulgação

 

“O modelo de negócio é semelhante ao do popular Airbnb. Afroempreendedores, guias turísticos e anfitriões de todo o globo usam a plataforma para cadastrar seus roteiros e quartos para aluguel. Nós recebemos as sugestões e montamos rotas que contemplem esses destinos, sempre valorizando o turismo de identidade e a economia preta local”, explica Antonio Pita, que comanda o projeto ao lado dos sócios Carlos Humberto da Silva Filho e André Ribeiro. São eles que fazem a curadoria das atividades que serão anunciadas no site – que vão desde passeios em grupo até workshops 100% online. “Há cursos remotos de literatura e filosofia, oficinas de dança, penteados afro, medicina ancestral e até aulas virtuais de culinária quilombola.”

Em quatro anos de atuação, a Diáspora.black já atendeu mais de cinco mil clientes, em cerca de 150 cidades, de aproximadamente 15 países. Com colaboradores na Colômbia, no Uruguai, na Espanha, em Angola, em Moçambique, entre outros lugares, a agência ainda contribui para a geração de renda de afroempreendedores locais. “Mais de 80% dos nossos parceiros são pretos, e relatam um aumento de, em média, 30% em suas rendas familiares. Vivenciar a articulação da nossa gente por um turismo não-discriminatório é muito gratificante”, pontua.

Ao longo de todos os finais de semana de novembro, a Diáspora.black promove atividades especiais em celebração ao mês da Consciência Negra. Entre os dias 6 e 28, a capital paulista recebe a “São Paulo Negra” – uma caminhada guiada pelo Centro Histórico da cidade e embalada por histórias que recordam o passado negro da região. Praça da Liberdade, Largo do Paysandu e Escadaria do Bixiga fazem parte da rota. Nessas mesmas datas, quem estiver no Rio de Janeiro pode desfrutar de passeios em grupo pela região da Pequena África, zona portuária da cidade e berço das tradicionais rodas de samba. Já na Bahia, o “Caminho dos Orixás” percorre os principais terreiros afro-religiosos de Salvador e proporciona vivências imersivas em cerimônias.

A programação completa pode ser conferida acessando o site https://eventos.diaspora.black.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Copy link
Powered by Social Snap