fbpx
logo
logo

Gil do Vigor se consolida como uma das vozes mais influentes da comunidade LGBTQIA+ no Brasil

por | jun 30, 2021 | Entrevista, Pessoas & Ideias | 2 Comentários

Sem ainda acreditar em tudo o que conquistou desde que saiu do BBB21 e sempre com muita intensidade, Gil do Vigor é o cara mais amado do Brasil.

Hoje, ele é sinônimo de sucesso e identificação entre os brasileiros. Gilberto José Nogueira Junior, ou somente Gil do Vigor, foi um dos participantes mais queridos pelo público na edição de 2021 do Big Brother Brasil. Economista de formação – com passagem garantida para o PhD na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, a partir de setembro deste ano – ele também é um verdadeiro comunicador por essência. Toda a autenticidade que o pernambucano transmitiu no reality show mais visto do país é mesmo natural dele. Cria bordões, fala o que pensa, vive momentos festivos com muito prazer e fica indignado com injustiças.

 

Foto: Thiago Bruno
  • Save

Foto: Thiago Bruno

 

Para Gil, o Brasil está mesmo lascado, como repetiu algumas vezes dentro da casa do BBB. “Mas não está tudo perdido, estamos passando por um problema muito grande com a pandemia, tanto econômico quanto social, temos muitas pautas a serem levadas em conta, além do respeito a todas as formas de vida que ainda precisa sempre ser reafirmado, temos que lutar por tudo isso”, reflete. Diante de tantas complexidades que o país atravessa, ele quer usar seus estudos para mudar a vida das pessoas. “Adoro o sistema monetário, é muito interessante, e eu sonho em ser presidente do Banco Central, porque sei que as decisões desse cargo impactam a vida de todas as pessoas, o poder de compra de todos, dos mais pobres”. Vai para os EUA, mas garante que volta. “Tenho um compromisso com o Brasil”, afirma.

Além de explicar conceitos econômicos para outros participantes – e consequentemente para o país inteiro – ser da “cachorrada” é outro título que recebeu na casa mais vigiada. “Adoro me divertir, ir para festas, consegui assumir verdadeiramente quem eu sou lá dentro, beijar quem quisesse, foi um processo de libertação”, conta. Mas quando perguntado sobre o seu maior sonho ainda não realizado – depois de tantas conquistas agora vividas, como quitar dívidas, ajudar familiares e estruturar a continuidade dos estudos – responde na lata: “Quero casar e adotar filhos, construir uma família, sinto falta de um amor verdadeiro, sou romântico”.

 

Foto: Thiago Bruno
  • Save

Foto: Thiago Bruno

 

Vigorar é um processo

Natural de Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife, Gil viveu em Recife e passou parte da juventude também em São Paulo. “Fui missionário na igreja, sou evangélico, e visitei muitos bairros paulistanos nessa época, como Jaçanã, além de passar por Osasco e Barueri’, lembra. Foi também na igreja que aprendeu a deixar a timidez de lado e ser voz ativa. “Até a adolescência não falava muito, ainda sou tímido. Mas quando fui convidado para fazer uma oração no púlpito, me soltei. Falei ‘aleluia’ bem alto, vi que contagiei todo mundo ali, todos riam.”

A fé é uma herança que traz de sua terra e de sua casa, além da força e da intensidade. Os cálculos ficam apenas para os momentos de estudo, porque no dia a dia é muita entrega e intuição. “O pernambucano é batalhador, não tem medo de se expor e falar a verdade, é isso que denomino como vigor, a vida não é calculada, é bom se entregar.”

Gil do Vigor completa 30 anos neste mês. E as batalhas dos últimos anos começam a dar muitos frutos. Hoje, ele é garoto propaganda requisitado por marcas de peso, como iogurtes Vigor, o banco Santander e o Boticário. O economista também está na TV e foi contratado pela Globo. “Se não fosse o BBB, eu não conseguiria realizar tantos sonhos, e o maior deles é ir para Davis, na Califórnia! Sem os trabalhos que estou fazendo agora, eu não conseguiria comprovar renda para ir para lá, já tinha feito empréstimos para a aplicação do PhD”, conta.

 

Foto: Thiago Bruno
  • Save

Foto: Thiago Bruno

 

Orgulho sem medo

A coragem precisa ser compartilhada e nisso Gil acredita fielmente. Lançou o livro “Tem que vigorar!” – a obra está entre as mais vendidas na Amazon, na seção Memórias e Biografias de líderes e pessoas notáveis, desbancado até “Uma terra prometida”, do ex-presidente dos EUA, Barack Obama – em que conta seus momentos preferidos no BBB, sua infância com muitos desafios em Pernambuco e revela as dificuldades que passou na vida, como quando teve que morar na rua. “Quando penso em infância, não consigo me lembrar de nada muito feliz. Nada. Estão gravados em minha mente muitas brigas, problemas, dor, sofrimento e fome”. No livro, ele escreve que passava dias inteiros na escola, para fugir da realidade em casa, quando, muitas vezes, testemunhava a violência do pai contra sua mãe.

 

Livro "Tem que vigorar!", lançado após a saída de Gil do BBB21, em que ele conta sobre sua trajetória de aceitação e muitos estudos - Foto: Cauê Moreno | Globo Livros
  • Save

Livro “Tem que vigorar!”, lançado após a saída de Gil do BBB21, em que ele conta sobre sua trajetória de aceitação e muitos estudos – Foto: Cauê Moreno | Globo Livros

 

Com depoimentos de Jacira, mãe de Gil, Xuxa Meneghel e Deborah Secco, seu primeiro livro traz também muitos momentos de alegria, a exemplo de como a educação o salvou e a descoberta da sexualidade e seu processo de autoconhecimento e aceitação. E ao aconselhar alguém que ainda precisa de apoio para viver suas verdades, Gil é enfático e empático: “Não dá para ter medo, temos que viver, rir e nos apaixonar, é uma dívida com a gente mesmo, é importante ter apoio, as realidades podem ser muito difíceis, mas precisamos dar a mão um para o outro, passar a coragem adiante. Eu diria simplesmente ‘confia, você é bravo e especial e o respeito é um direito, não é uma escolha’.”

 

Foto: Thiago Bruno
  • Save

Foto: Thiago Bruno

 

Faria tudo de novo

Gil é o ex-BBB homem mais seguido nas redes sociais. No Instagram, conta com mais de 14 milhões de seguidores. O seu momento é definitivamente agora. “Quem não quer mudar de vida da noite para o dia? Eu ainda nem acredito que tudo isso está acontecendo comigo, Deus realmente escolhe os momentos certos para vivermos as coisas”, diz.

Mesmo após uma edição com muito amor e ódio, em que alguns participantes foram muito exaltados pelo público, como a vencedora Juliette, mas outros foram verdadeiramente cancelados, se chamassem Gil para voltar ao reality show, iria sem pestanejar. “Mas é claro, amiga! Somos muito respeitados lá dentro, a produção cuida muito bem de tudo, e é lá que me encontrei, as lições que tirei são sobre julgar menos e confiar nas nossas intuições, temos que ser felizes, assim teremos amor e aceitação.”

Desde que saiu do BBB, o economista tem uma rotina intensa de gravações, participações em muitos programas e produções de comerciais. A agenda é tão cheia que a entrevista para a capa desta edição foi feita por videochamada às 20h30, depois de um longo dia, mas Gil estava com sorriso no rosto. E, assim como o pernambucano acredita, depois das batalhas vêm as conquistas. Junto com a produção desta matéria, no final de junho, ele pôde finalmente curtir férias, foi para Fernando de Noronha com a família. “Regozijando, a vida é boa”, postou.

 

Foto: Thiago Bruno
  • Save

Foto: Thiago Bruno

2 Comentários

  1. Virgínia

    Gil maravilhoso 🥰🥰 amei a entrevista!!!! Ele é demais é merecedor , um exemplo de ser humano e nos inspira a nunca desistir! Vamos vigorar com amor 🧡

    Responder
  2. Monica Santos

    Gil e maravilhoso poderoso sabe falar de economia como poucos , é fala simples que todos entende, a explicação que fala de economia maravilhoso 💖

    Responder
Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Copy link
Powered by Social Snap