Fátima Pissarra é a empresária por trás do sucesso de grandes influenciadores

por | jun 29, 2023 | Entrevista, Pessoas, Pessoas & Ideias | 0 Comentários

Fátima Pissarra, que já representou a VEVO no Brasil e hoje é sócia da dinâmica agência Mynd, é fonte de grande expertise no mercado de entretenimento e música no país

A mulher por trás do sucesso de muita gente na internet não é propriamente workaholic, porque considera seu trabalho como verdadeiro hobby. A empresária Fátima Pissarra é sócia da Mynd, que agencia mais de 350 personalidades de diferentes segmentos do entretenimento. Jornalista por formação, especialista em marketing de influência e líder por vocação, ela se orgulha ao afirmar que está à frente da agência mais representativa do mercado brasileiro em todos os sentidos. “Desde o início contamos com 50% dos nossos colaboradores sendo pessoas pretas em todos os níveis hierárquicos, 65% mulheres e mais de 70% LGBTQIAPN+”, resume.

 

Fátima Pissarra – Foto Marcos Duarte

 

O desdobramento de seu trabalho é também muito diverso. A empresária é ainda sócia do restaurante Altar, na Vila Madalena, em São Paulo. Sob o comando da chef Carmem Virgínia, o menu do lugar celebra a cozinha de terreiro e os povos pretos, com um cardápio que inclui acarajé, galinha de cabidela, caldinhos de sururu, de feijão e de inhame. Além de se embrenhar nos negócios da gastronomia, Fátima Pissarra é responsável por relançar no Brasil a “Billboard” – icônica publicação norte-americana dos segmentos de música e entretenimento. “Nosso país estava carente de um veículo especializado em música e que também tivesse como foco o real time nas redes sociais”, avalia.

Verdadeira matriarca de uma grande família, a sempre conectada empresária troca ideias com o seu time e casting o tempo todo. Mesmo com uma agenda sempre atribulada, ela reservou um tempo para conversar com a 29HORAS sobre conceitos que dominam mercados lucrativos hoje, como marketing de influência e economia criativa, e dividiu parte de sua atarefada e gratificante rotina. Confira a seguir os principais trechos da entrevista:

Muito se fala em marketing de influência, mas ainda é difícil definir esse conceito. Para você, o que é marketing de influência? Todos os negócios deveriam se atentar a ele?
Com certeza devem se atentar! Nos últimos anos, o marketing de influência ganhou muita força e relevância. De modo geral, esse conceito trabalha com a exposição de produtos e marcas nas redes sociais, que gera tanto awareness (conhecimento de marca), como conversão. Se o influenciador gosta de trabalhar, é consistente, relevante e, principalmente, se une a marcas interessantes, que tenham fit com o que acredita, ele consegue atingir seus objetivos e fazer das suas redes sociais o seu meio de vida. Hoje, além de produzirem conteúdo, os influenciadores também estão se unindo às marcas para criarem produtos e gerarem experiência.

A economia criativa é outro termo que domina as discussões e as tomadas de decisão de empresários e empreendedores. Vivemos na era da economia criativa?
Mais uma vez, sim! A economia criativa tem o potencial de abrir oportunidades para diversos nichos de mercado e para a inclusão de diferentes grupos sociais. Além disso, alinhada à proposta de marketing de influência, a economia criativa permite que artistas e influenciadores sejam capazes de promover um crescimento valorizado em habilidades, talentos e competência.

A Mynd agencia diferentes artistas e influenciadores, com perfis e públicos também distintos. Como alcançar mercado para tanta gente?
O mercado de marketing de influência é muito vasto e está aberto para atender muita gente. Ainda existem muitos nichos que não possuem grandes influenciadores, com milhões de seguidores, por exemplo, como é o caso da Gastronomia. Além disso, o Brasil é um país onde as pessoas têm pouco acesso à internet. Isso significa que, com o tempo, a base de usuários ainda vai crescer, permitindo que mais criadores de conteúdo surjam e cresçam. Nós também temos um cuidado muito grande com a diversidade em nosso casting. Além de incentivarmos diferentes temas, nós buscamos trazer influenciadores plurais. Na Mynd, procuramos ter uma ampla representatividade do Brasil, com um portfólio que traz diversidade de gênero, raça, indígenas, pessoas com deficiência, para que todos possam se sentir representados cada vez mais nas campanhas, essa é a nossa essência. E, com essa diversidade, conseguimos alcançar públicos e mercados distintos.

 

A empresária com Steven Tyler, quando era representante da Vevo no Brasil – Foto Divulgação

 

O que faz e o que constitui um influenciador hoje?
Para ser um influenciador consolidado na internet, é preciso investir tempo e dedicação. Os grandes influenciadores acordam às 8 horas da manhã e gravam o dia todo. É preciso fortalecer seus nichos, entender seu propósito e interesses para, então, definir quais serão os seus pilares de influência. A principal premissa é a de que tudo que for trabalhado seja realmente genuíno. Seu posicionamento deve ser coerente com o que tem na sua vida para que o seu conteúdo seja verdadeiro. E é muito importante selecionar bem as marcas com as quais irá se aliar, para realmente se consolidar dentro de suas áreas de atuação.

Como identificar um “bom” influenciador? Como se profissionalizar no segmento?
Um bom influenciador é aquele que consegue criar endosso, que encanta o público e gera identificação. Acredito que qualquer pessoa possa ser um influenciador desde que invista tempo e recursos nessa profissão. Como disse anteriormente, é necessário encarar a atividade como um trabalho, que demanda responsabilidades e paciência para atingir seus objetivos. Ter uma boa equipe ao seu redor também facilita a caminhada.

Como é a Mynd por dentro? Como são os departamentos e as equipes?
Tenho muito orgulho do nosso modelo organizacional. Desde 2017, quando montamos a Mynd, queríamos construir uma empresa realmente representativa e diversa. Desde o início contamos com 50% dos nossos colaboradores sendo pessoas pretas em todos os níveis hierárquicos, 65% mulheres e mais de 70% LGBTQIAPN+, além de diversidade regional, indígenas e pessoas com deficiência. Estruturamos a empresa de uma maneira eficiente, capaz de prestar suporte ágil e perspicaz em todas as suas frentes de atuação, com um olhar ampliado sobre as campanhas e as marcas. A Mynd é a agência mais representativa do mercado brasileiro em todos os sentidos. Temos diversas áreas que atendem de forma dinâmica a demanda do mercado digital.

Como é a sociedade com a Preta Gil? Vocês têm perfis semelhantes para os negócios? Ela continua à frente da agência?
É maravilhoso ter a Preta como sócia! Ela é uma mulher e profissional incrível, que tem todo o meu respeito e admiração. Por questões óbvias, hoje a Preta está afastada, cuidando de sua saúde. Mas eu, ela e o Scappini sempre tomamos todas as decisões importantes do dia a dia juntos. A Preta também é uma peça fundamental para a área artística, ficando ao lado dos diretores de todos os núcleos, fazendo a gestão e falando sobre as relações, projetos e oportunidades. Ela tem um olhar incrível para novos talentos que surgem na internet.

 

Fátima Pissarra ao lado de Preta Gil e Carlos Scappini, seus sócios na Mynd – Foto Divulgação

 

Você sempre teve um olhar apurado para as tendências futuras na comunicação e na internet. Quais são os mercados e os insights que a Mynd está mirando agora?
Eu comecei minha carreira junto com o início da internet há mais de 20 anos, então a velocidade de inovar e acompanhar as novas tendências do mercado está no meu DNA e no da Mynd. Hoje, acredito muito na ‘produtificação’ dos influenciadores e nas novas linhas de negócio além da publicidade, para trazer longevidade para a carreira desses creators. Pensando nisso, criamos uma área especializada no assunto, que desenvolve toda a concepção desses produtos. Já lançamos algumas dessas linhas que foram um verdadeiro sucesso! Temos um calendário extenso para próximos projetos desse nicho e estamos muito animados com as possibilidades.

Você está trazendo a “Billboard” de volta para o Brasil. Por que agora? Qual é a previsão de lançamento?
A “Billboard” é o veículo de comunicação mais icônico no mundo da música. Nosso país estava carente de um veículo especializado em música e que também tivesse como foco o real time, por meio das redes sociais, tanto para o mercado de marcas como para o mercado da música, artistas, empresários, produtores de show, gravadoras e a cadeia em geral. Fui representante de Vevo no Brasil e adquiri grande expertise no mercado. Nossa ideia é unir a experiência em música e marketing de influência. Queremos desenvolver um formato inovador, criando projetos ousados, diferenciados e abrangentes. A previsão é que no início do segundo semestre a gente já tenha a nossa primeira edição.

 

A empresária com Marcus Buaiz e Carlos Scappini, sócios da Billboard Brasil – Foto Divulgação

 

Como você enxerga a relevância e o potencial das mídias impressas hoje?
Acredito que, apesar do crescimento gigantesco do digital, todas as mídias são importantes, relevantes e precisam ser trabalhadas juntas para se obter sucesso. As mídias são complementares e cada uma conversa com o seu público e espaço.

Como você se divide entre tantas demandas de trabalho? Como é a sua rotina?
Costumo dizer que o meu trabalho é também o meu hobby. Faço tudo com muito prazer, então é natural tê-lo na minha rotina o tempo todo. Muitos dos meus clientes viraram meus amigos, o que faz da nossa convivência algo além do horário comercial. Também tento integrar meus filhos, minha filha Carolina, de 15 anos, e os meus gêmeos Luiz e Beatriz, de 8 anos, a esse contexto, levando-os para viagens, shows e reuniões. Eu tenho muito orgulho em mostrar para eles aonde cheguei profissionalmente e como mulher. Ensino e estou sempre trazendo questões de respeito, diversidade e, principalmente, que eles sejam felizes com suas escolhas. Estou sempre conectada e trocando ideias com o meu time e o nosso casting. Considero todos uma grande família.

Para você, quais são as características mais importantes que alguém deve ter na liderança?
Para mim, dar o exemplo e enxergar com profundidade e atenção a equipe são fatores fundamentais. Na Mynd, nós valorizamos características que vão além de um currículo profissional. Desde a contratação, nós procuramos identificar skills, pois acreditamos que muito pode ser desenvolvido dentro da empresa, a partir de um bom treinamento e uma boa liderança. O olhar para a diversidade também é algo que o líder precisa ter, seja para criar e desenvolver projetos, como para captar e formar um time. Para qualquer mudança significativa, a liderança é algo muito importante, assim como o seu exemplo de como fazer as coisas serem possíveis. Nem sempre todos vão gostar de você, mas o importante é estar feliz com suas decisões e os caminhos pessoais e profissionais que irá seguir.

 

Fátima na premiação de música brasileira WME Awards by Music2! – Foto Mônica Andrade

 

Como a sua formação e os lugares em que você trabalhou antes te levaram a esse momento profissional?
Trabalho com a internet desde 1996, quando fiz parte do grupo de testes da web na Universidade Federal de Santa Catarina, onde estudei e me formei em Jornalismo. Desde então, sempre fui a pessoa à frente nesse segmento, sendo contratada por grandes empresas como BCP, Claro, Terra, Nokia e Vevo. Eu já trabalhava com projetos de música quando decidi empreender em 2012. Na época, vendia patrocínio para o Bloco da Preta. Ela sempre me dizia que eu tinha que agenciar cantores para o mercado publicitário, porque o negócio no meio musical não era organizado. Foi quando a convidei para ser minha sócia e fundamos a Mynd. Nossa primeira agenciada foi a Pabllo Vittar e, a partir disso, fomos trazendo mais gente. Em 2018, com a entrada da Gleici Damasceno, nós decidimos ampliar nossos horizontes e atender o mercado de entretenimento como um todo, nos tornando referência, por fim, no marketing de influência.

Você pensa em investir em outros negócios no futuro?
Com certeza! Em maio, eu, Carmen Virgínia e Luísa Sonza inauguramos uma unidade do restaurante Altar na Vila Madalena. No momento, ele e a Mynd já ocupam grande parte do meu tempo. Mas quem sabe no futuro, com pessoas certas ao meu lado para gerir o negócio, eu decida investir em outras vertentes.

 

Fátima Pissarra com a chef Carmem Virginia e a cantora Luísa Sonza – Foto Rogerio Gomes

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