Nas estantes virtuais da BibliOn estão e-books e audiolivros dos mais variados gêneros, entre clássicos da literatura nacional e estrangeira e best-sellers de autores contemporâneo
Se a sabedoria popular há décadas alega que “ler é viajar sem sair do lugar”, o universo digital tem facilitado esse processo. Nas estantes virtuais da recém-inaugurada BibliOn a primeira biblioteca pública 100% virtual de São Paulo, estão cerca de 15 mil e-books e audiolivros dos mais variados gêneros, entre clássicos da literatura nacional e estrangeira e best-sellers de autores contemporâneos todos disponíveis para empréstimo gratuito à distância de apenas um clique.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre o governo estadual e a ONG SP Leituras, e propõe operações similares às das bibliotecas tradicionais, aproveitando, porém, todas as facilidades do ambiente online. “Acessando o site www.biblion.org.br, é possível realizar e renovar empréstimos a qualquer horário do dia, e ainda escolher se deseja adaptar a leitura à tela de um smartphone, tablet ou computador”, explica Sérgio Sá Leitão, secretário de Cultura e Economia Criativa do estado e representante da plataforma que, por enquanto, apenas pode ser acessada por moradores da Grande São Paulo, mediante cadastro do CEP residencial no site do projeto.
Nos próximos meses, a BibliOn ainda deve reunir clubes de leitura, podcasts, seminários e oficinas culturais. “A meta é que esse hub virtual atue de maneira integrada às outras 330 bibliotecas do estado ampliando o acesso da população paulista à cultura e ao hábito literário”, reflete Leitão. H. C.
0 comentários