A influenciadora Bianca Andrade encerra o ano como uma das self-made women mais bem-sucedidas da internet

por | nov 30, 2022 | Entrevista, Negócios, Pessoas & Ideias | 2 Comentários

Uma das mais bem-sucedidas empresárias nascidas na internet, Bianca Andrade é dona da Boca Rosa Beauty, uma poderosa marca de cosméticos que deve fechar 2022 com um faturamento de R$ 160 milhões

Do alto de um edifício comercial na zona oeste de São Paulo, Bianca Andrade comanda seu império. Dentro das salas instagramáveis em tons de rosa-choque, bebê e magenta de seu recém-inaugurado escritório no Jardim Paulista, ela passa os dias administrando seus 17 milhões de seguidores no Instagram, suas mais de 400 milhões de visualizações no YouTube e sua bem-sucedida marca de cosméticos. Eleita, em 2021, uma das mulheres mais influentes da América Latina pelo portal Bloomberg Línea, a empresária, influenciadora, atriz e comunicadora de 28 anos é a mente brilhante por trás da Boca Rosa Beauty empresa do ramo de beleza que deve fechar 2022 com um faturamento de aproximadamente R$ 160 milhões.

“Esse sucesso todo ainda parece surreal para mim, mas não me surpreende que meus negócios tenham dado tão certo. Sempre fui uma pessoa com veia empreendedora”, conta a girl boss nascida e criada na favela da Maré, no Rio de Janeiro, que descobriu na arte do improviso seu tino para os negócios. “A realidade nua da comunidade me fez desenvolver muito cedo um senso de independência e de resolução de problemas. Sou empresária por osmose. Minha mãe me chamava de MacGyver, eu encontrava solução para tudo (risos).”

Styling: Joana Wood; Produção de Moda: Layse Araújo e Anna Tullia; Direção de imagem: Daniel Ueda; Direção de Arte: Fernando Araújo; Fotógrafo: Juliana Rocha; Beleza: Will Vieira.

Styling: Joana Wood; Produção de Moda: Layse Araújo e Anna Tullia; Direção de imagem: Daniel Ueda; Direção de Arte: Fernando Araújo; Fotógrafo: Juliana Rocha; Beleza: Will Vieira.

 

Pois foi assim que começou: em meados de 2011, uma tábua de passar roupas fazia as vezes de tripé e uma lâmpada acoplada a um cabo de vassoura servia de “iluminação profissional” para seus tutoriais de maquiagem lançados regularmente no ainda incipiente e pouco explorado YouTube. “Eu tinha 16 anos na época, era muito vaidosa, mas não tinha grana para usar as maquiagens mais caras e finas do mercado. Então, eu passava no Saara [zona de comércio popular no Centro do Rio] depois da aula, comprava produtos baratinhos, gravava vídeos testando e apresentava ao público algumas possibilidades similares, mais em conta. Acho que essa foi a minha primeira grande sacada marketeira, o início de tudo.”

A partir daí, não demoraria muito para que a “rainha da gambiarra” virasse imperatriz Boca Rosa apelido que a acompanha desde os tempos de escola, quando era a única da sala apenas de meninas a aparecer todas as manhãs com os lábios milimetricamente pintados de grená, e que desde 2018 titula as bases, os pós, as máscaras de cílios, os primers e, claro, os batons assinados e desenvolvidos por ela, em parceria com a marca francesa Payot. “Sempre foi um sonho ter minha própria linha de maquiagens, como as irmãs Kardashian fizeram (risos). Mas, sem megalomanias, o que sempre me moveu foi a oportunidade de criar produtos com bom custo-benefício, que falassem ao público brasileiro e atendessem às nossas necessidades, tanto financeiras quanto em termos de qualidade. Acho que tenho conseguido”. Atualmente, com um portfólio de mais de 50 dermocosméticos sendo vendidos aos baldes em mais de três mil pontos físicos no Brasil, é praticamente impossível não concordar com ela.

Maquiagens da Boca Rosa Beauty - Foto Divulgação Payot

Maquiagens da Boca Rosa Beauty – Foto Divulgação Payot

 

Múltiplas responsabilidades

Dona de si por natureza e workaholic por vocação, Bianca faz questão de se manter à frente de todas as etapas de produção da sua pink holding. No que diz respeito à Boca Rosa Beauty e à Boca Rosa Hair (subdivisão da marca, focada em produtos de saúde e beleza capilar desenvolvidos em parceria com a Cadiveu) é ela mesma quem se responsabiliza pela idealização dos produtos e das embalagens, pelas estratégias de marketing e pelos planos de divulgação da empresa. Às cosméticas cocriadoras cabem somente a fabricação e a distribuição das peças às prateleiras das maiores multimarcas de beleza do país. “Sou eu quem apresento um brainstorming às equipes da Payot e da Cadiveu e, juntos, vamos moldando cada detalhe com ajuda de designers, cosmetólogos e publicitários especializadíssimos.”

Bianca (direita) ao lado de Pink, avatar 3D que representa a marca Boca Rosa no metaverso - Foto Fernando Thomáz

Bianca (direita) ao lado de Pink, avatar 3D que representa a marca Boca Rosa no metaverso – Foto Fernando Thomáz

 

O olhar aguçado às tendências das redes, o planejamento milimétrico de cada estratégia e a aposta certeira em storytelling são algumas das razões pelas quais alguns especialistas já apontam o projeto Boca Rosa como um dos cases mais bem-sucedidos do marketing brasileiro. “Tenho sido chamada para palestrar sobre o assunto, e a verdade é que tudo que sei sobre isso vem da minha intuição, do meu feeling e da minha vivência nas redes. Como uma boa filha da internet, sei o que os internautas querem ver, sentir e receber em troca, e busco entregar isso a eles. Cada lançamento vem sempre linkado a uma história do meu passado, encadeado com feeds temáticos, press kits personalizados e projetos gráficos primorosos.”

Estrategista em alta conta, Bianca entra no jogo que for para defender o que acredita, até se o game for o polêmico reality show Big Brother Brasil. “Participar do programa, em 2020, foi um dos meus grandes empreendimentos a longo prazo. Além de atingir novos públicos, consegui expandir o alcance dos meus produtos à extrema potência. A partir daí, as vendas triplicaram!”

A empresária Bianca Andrade em seu escritório, em São Paulo, com sua equipe - Foto Pam Martins

A empresária Bianca Andrade em seu escritório, em São Paulo, com sua equipe – Foto Pam Martins

 

De peito aberto e rosto à mostra, a empresária ainda assume para si a desafiadora e corajosa tarefa de ser porta-voz, rosto e produto de sua própria marca. “Na vida e nas redes, estou 100% à serviço da Boca Rosa. Sou a diretora criativa, a garota-propaganda, os braços, o cérebro e a alma da minha empresa, tudo ao mesmo tempo uma escolha que por vezes pode parecer delicada (afinal, qualquer deslize pessoal pode influenciar os números no fim do dia) mas é também, creio eu, a grande chave para o sucesso. Humanização de marca gera identificação e, consequentemente, fidelização. A partir do momento que o consumidor me conhece e de alguma forma é cativado por mim, ele se conecta e se aproxima do que eu quero dizer e do que estou ali para vender. É por isso que, hoje, a Boca Rosa não é feita apenas de clientes casuais, mas sobretudo de apreciadores e fãs de longa data.”

Pinkverso em expansão

E se tem uma coisa que Bianca entende é de conexão. Nativa digital, criada entre as rodas de conversa do Orkut, ela se orgulha de dizer que “chegou na internet quando tudo ainda era mato”. “Fui uma das primeiras blogueiras brasileiras a se nomear como tal e bancar essa pose, numa época em que a profissão ‘influenciadora’ praticamente não existia ou, se já dava indícios de nascer, ainda era bastante descredibilizada. Sei que tive um trabalho importante por aqui, preparando o terreno, na linha de frente”, reflete a empresária que, agora, se posiciona novamente no front para desbravar, pioneira, universos virtuais ainda mais longínquos. “Sim, entrei no metaverso, em julho deste ano. Antes das Kardashians, mais um ponto para o Brasil (risos)!”

Nos salões de encontro digitais, Bianca hoje divide as atenções e a diretoria criativa de suas empresas com Pink, carismática personagem 3D criada pela Biobots (startup que também deu vida à Satiko, versão virtual da apresentadora e empresária Sabrina Sato) para dar rosto às estratégias de marketing da Boca Rosa Beauty nesse novo universo. “A Pink é muito mais que um alter ego meu: ela é uma personagem independente, com sua própria história, desejos e características. Essa é, aliás, a nossa grande aposta no quesito ‘marketing’. Quando decidi me lançar no metaverso, queria que todos embarcassem comigo nesse desconhecido. Eu já me exponho muito na internet, há anos, meu rosto não é novidade. A Pink, até então anônima, veio para instigar a curiosidade, trazer um frescor à marca, e acho que é por isso que ela tem virado nossa grande estrela.”

Proprietária de uma conta só sua no Instagram (a @iampink), Pink já acumula 97 mil seguidores na rede. Lá, “ela” publica selfies, compartilha stories de sua rotina no mundo dos pixels, disponibiliza conteúdos informativos sobre a lógica do metaverso, e até se arrisca em “publis” ao lado de outros artistas e influenciadores. “Essa integração entre mundo real e virtual é crucial para nosso planejamento estratégico. Tanto que, junto com a Pink, nós também lançamos uma coleção inteira de maquiagens, físicas, inspiradas no metaverso”, conta.

Para os próximos meses, o plano é investir pesado no mercado de NFTs mas sempre mantendo opções à mão, disponíveis ao toque e à sensorialidade. “Mesmo com a expansão digital, o diferencial de uma marca sempre será o que ela entrega para além das telas, o que fica, o que toca. Se eu puder dar uma dica aos empreendedores de primeira viagem, seria: invista todas as suas forças no digital, mas não se esqueça de cultivar os contatos reais e os elos deste mundo também.”

Legado de trabalho e amor 

Seguindo à risca o próprio conselho, Bianca tem se permitido descobrir fora das telas o poder transformador dos encontros reais. Aliás, foi para além da internet que, há um ano e meio, ela empreendeu seu mais grandioso e genuíno projeto: a maternidade. “Assim como tudo na minha vida, o Cris foi muito planejado. O engraçado é que, no fim, ele acabou me apresentando justamente ao contrário disso. Com ele tenho finalmente me aberto às delícias da flexibilidade, do incerto e do novo.”

Da mulher de negócios de pensamentos a mil e projetos a milhão, a empresária-mãe agora quer aproveitar a calmaria. “Nem sempre é fácil. Conciliar esses meus dois alter-egos é desafiador, me sinto sempre em uma montanha-russa, e sei que para a maioria das empreendedoras é assim também. Precisamos entender que não seremos super-heroínas o tempo todo e que está tudo bem tirar o pé do freio nos negócios quando nosso coração está em outro serzinho agora.”

Bianca Andrade com seu filho, Cris, hoje com um ano e meio - Foto Vinícius Ziehe Amorim

Bianca Andrade com seu filho, Cris, hoje com um ano e meio – Foto Vinícius Ziehe Amorim

 

Ela, porém, nem pensa em parar. “Em todos esses desafios, o Cris tem sido minha maior inspiração, inclusive no trabalho. Ele me impulsionou um instinto de liderança e um apreço pelo futuro que eu ainda não tinha vivenciado. Tanto que depois da maternidade, decidi fazer todo um rebranding da minha marca Hair, trazendo foco máximo sobre a responsabilidade socioambiental e suas vertentes”. A linha Quartzo Shine, por exemplo que reúne shampoo, condicionador, vitaminas capilares, leave-in, cremes e máscaras, e é uma das queridinhas dos consumidores desde seu lançamento, em 2021, tem fórmula vegana, embalagens 100% recicláveis e opções em barra, que dispensam o uso e o descarte desnecessário de plástico. “No fim do dia, o que eu mais quero é deixar para o meu filho o legado desse império, conquistado a duras penas e com muito amor. Tudo agora é por ele, para ele e inspirado nele.”

 

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2 Comentários

  1. Marcilene

    Uma mulher brilhante! Desejo sucesso! Esperança! Harmonia! Saúde e muito sucesso!!!!!

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  2. Ana Alice

    A história dessa mulher é foda, ela é foda, e com certeza uma inspiração

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