Sua empresa já se preparou para o metaverso?

por | dez 16, 2022 | Negócios | 0 Comentários

A plataforma do metaverso, que é um dos temas mais analisados do ano entre especialistas em marketing digital, ainda deve movimentar muito o mercado em 2023

Um dos assuntos mais comentados de 2022, na esfera do marketing, foi o metaverso. Em outubro do ano passado, quando Mark Zuckerberg anunciou que o grupo que controla Facebook, Instagram e WhatsApp se chamaria Meta, o mundo ficou de olho no que seria, pois não há como negar que ele é o grande comandante do universo digital, ao lado dos fundadores do Google.

Começou, então, o mercado a debater sobre esse assunto. Como um estrategista de marketing digital, eu fui a fundo nesse tema, faz parte do meu dia a dia estudar todas as tendências do setor. O resultado disso, neste ano, é o lançamento de um livro “Metaverso. O Que É, Como Entrar e Por Que Explorar Um Universo Que Já Fatura Bilhões”, da Editora Benvirá escrito junto a minha sócia e esposa, Maya Mattiazzo, com quem elaboro projetos para esse universo junto a agências, editoras e anunciantes, que no começo de 2023 estarão no ar.

LeBron James - Nike Basketball | Foto Instagram

LeBron James – Nike Basketball | Foto Instagram

 

O resumo de tudo que estudei e posso passar e com certeza continuarei a estudar por muito tempo é que o metaverso, hoje, representa o que o site foi no começo dos anos de 2000. Naquela época, a gente olhava o site e perguntava se era para ter ou não, muitos entraram sem saber e outros tinham um por ter. Entretanto, o site foi apenas o começo e, 20 anos mais tarde, as pessoas interagem na internet com inúmeras plataformas, fazem compras, assistem TV pelo celular dentro do ônibus, e ainda acompanham iTunes, Netflix e Uber destruir mercados consolidados.

A geração Z, nascida em 2000, já está no mercado de trabalho e consumindo. E muito. Segundo um estudo do LinkedIn, essa geração pode gastar R$ 164 bilhões, só no Brasil, nos próximos anos e deverá ser o maior grupo de consumidores online em todo o mundo. A geração X e Y não nasceram nativas digitais como a Z, mas se adaptaram rapidamente. Uma pergunta que sempre faço: “Você consegue enxergar uma criança que hoje tem 12 anos, daqui 10 anos indo ao shopping comprar um produto?” Eu, que tenho uma filha dessa idade, a vejo mais no Roblox e Fortnite principais plataformas do metaverso do que empolgada para ir ao shopping.

A plataforma não é uma brincadeira de criança. Já fatura bilhões de dólares em todo o mundo, com venda de produtos, terrenos, educação e, principalmente, moda, que, aliás, no nosso livro, Maya descreve bem como o segmento é o que mais vai se beneficiar desse universo, assim como a construção civil.

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