Conceito base para desenvolver a identificação com empresas e seus produtos entre os consumidores, a definição do perfil de público atravessa toda a comunicação digital
O mais importante dentro de todo o processo de marketing é entender como as pessoas pensam, agem, pesquisam, se relacionam e, principalmente, compram. O marketing não vende, essa é uma ciência que gera o desejo pela compra mas para produzir desejo é preciso entender primeiro como as pessoas são, para só depois vender.
O conceito “personas” não é algo novo no marketing digital, porém, no dia a dia, acaba sendo esquecido. Não é raro empresas e agências desenharem a persona, mas na hora de pensar em uma campanha no Instagram, em um post do blog, ou até mesmo ao criar um e-mail marketing, deixam isso de lado.
É um erro clássico que pode prejudicar a comunicação e, consequentemente, as vendas da sua marca.
A persona é um resumo de diversas buscas que as empresas fazem sobre o perfil de seu público. Além das pesquisas tradicionais, como ir às ruas ou aos pontos de venda para questionar as pessoas sobre o que elas acham de uma determinada marca, os analytics devem ser usados. Seu site precisa ter o Google Analytics, isso é básico!
As redes sociais também oferecem algumas bases de dados. Além disso, ainda é possível realizar pesquisas mais segmentadas via formulários online, a serem disparados por e-mail, por exemplo.
Tendo todas essas informações em mãos, é hora de consolidar tudo o que se descobriu em uma persona. Uma marca pode ter mais de uma persona, mas para este artigo vamos nos concentrar em apenas uma.
“Persona” vem de pessoa, de personagem, logo, é preciso dar um nome, uma idade, uma profissão e um estado civil a ela. Antes, apenas isso era o suficiente para delimitar o perfil de um público, mas hoje essa forma está sendo gradativamente superada. A persona começa assim, mas ganha outras informações.
Uma dica é responder a algumas perguntas, dentre as quais as principais passo a seguir:
- Perfil pessoal: Onde e com o que trabalha? Quais são seus desejos e anseios? Quais são as suas preocupações?
- Motivações: O que a motiva a comprar? Quais são as suas necessidades?
- Sonhos: O que busca? Com que sonha? Como a marca traduz esse sonho?
- Marcas: Quais consome? Quais deseja? Em quais se inspira?
- Mídia: O que lê? O que ouve?
- Necessidade: Por que compra? Como compra?
- Problemas: Quais enfrenta?
Com isso, você cria um texto da persona, começando pelo nome, idade e gênero, e finaliza respondendo às perguntas acima. Agora é usar o resultado nas campanhas!
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