Cada vez mais pessoas descobrem o significado da expressão “tableware” e inserem esse novo guarda-roupa em sua rotina. As empresárias Anna Fasano e Gabi Gabi Gluz Bahbouth, da consutoria TAG, ensinam como deixar, de uma forma simples, um um almoço rápido ainda mais agradável.
A escolha criteriosa da roupa de mesa e o cuidado com a criação do enxoval e com a mesa posta para receber convidados em casa parecia ter ficado como costume de gerações passadas, mas, ao que tudo indica, esse legado permanece vivo e segue crescendo com novas marcas e até empresárias especializadas no segmento.
A influenciadora Anna Fasano uniu-se à designer Gabi Gluz Bahbouth para criar a empresa de consultoria TAG – The Art of Guesting, levando com praticidade aos seus clientes a arte de receber. Anna conjugou a influência de sua mãe com a prática adquirida em montar mesas junto com seu marido, o chef de cozinha Antonio Mendes. Já Gabi, apaixonou-se por esse universo em 2016, quando morou em Nova York, ao lado de uma loja de enxoval para mesa.
Com serviços como lista de casamento, personal shopping, organização de acervo e decoração de eventos para até 50 pessoas, ambas acreditam que a quarentena fez com que o setor se expandisse. “Identificamos que esse foi um tema muito abordado durante a pandemia, pelo fato de as pessoas comerem mais em casa. Nossa ideia é mostrar que temos como deixar, de uma forma bem simples, um almoço rápido ainda mais agradável e o quanto isso, indiretamente, traz alegria e satisfação para quem está ali”, salienta a dupla.
Pioneira no mercado brasileiro de mesa posta, Mariana Meneghel percebeu que poderia unir a sua experiência como estilista com o tempero nato que trouxe das mulheres de sua família, criando a Mameg Home, há 10 anos. “Em uma viagem, comprei produtos de roupa de mesa e ali percebi que conseguiria produzir algo que não via no Brasil, apenas adaptando e unindo os fornecedores que eu já conhecia como estilista”, revela.
Para a empresária, as tendencias para esse nicho seguem o comportamento das pessoas e as novidades da arquitetura e decoração. “Tanto a forma como as pessoas recebem e como funciona o seu dia a dia, quanto o formato das mesas e das salas de jantar, influenciam a mesa posta. O caminho é olhar e analisar essas mudanças de comportamento para trazer novidades e novas soluções.”
Por onde começar
Para adentrar o mundo da mesa posta, uma dica é lembrar das diretrizes da moda no geral, com relação à cartela de cores, a combinações, aos tecidos e às ocasiões. Influenciadoras como Vanessa Gandolfo, do “Cozinha Chic”, e Nathália Candelária, do “Apartamento 203”, são exemplos de perfis no Instagram com inspirações que podem trazer inspirações sobre o tema.
0 comentários