Descanso em primeiro lugar: dicas de especialistas para relaxar e aproveitar ao máximo uma noite de sono

por | fev 9, 2024 | Lifestyle, Saúde & Bem-estar | 0 Comentários

Uma boa noite de sono é fundamental para a manutenção da saúde física e mental. Aqui, especialistas compartilham suas sugestões para dormir melhor e descansar

De acordo com a pesquisa “Acorda, Brasil”, realizada no final de 2020, 38% da população tem problemas com a qualidade do sono. “Os brasileiros adultos dormem mal de modo geral. Mais da metade tem queixas eventuais de noites mal dormidas e cerca de 10% têm insônia crônica. O Brasil também é um país com índices ruins de saúde mental, com estresse ocupacional, depressão e transtornos de ansiedade”, explica o neurologista Leandro Teles, membro da Academia Brasileira de Neurologia e autor de livros de saúde e qualidade de vida.

 

foto shutterstock

 

Entre os fatores que prejudicam o sono estão os aparelhos que emitem luz, como computadores e celulares, ruídos, a temperatura do ambiente, além do consumo de substâncias estimulantes, a exemplo de álcool, cafeína e nicotina. “Um adulto deveria adormecer em até 30 minutos e dormir uma média de 7 a 9 horas por noite”, afirma. Segundo Leandro, um sono de qualidade depende de atividade física e da diminuição de estimulantes ao término do dia, como produtos condimentados e industrializados. “É importante ainda ter regularidade no horário de dormir e fazer alguma atividade de transição à noite, como meditação, yoga, leitura passiva, alongamento e tomar um banho mais demorado e bem relaxante”, indica.

Para auxiliar aqueles que desejam dormir melhor, a startup Persono desenvolveu o Persono Sense, um sensor embutido no travesseiro que monitora o sono de forma imperceptível – a tecnologia está disponível nos travesseiros das marcas MMartan, Artex e Santista. Os dados recolhidos pelo aparelho são disponibilizados no Persono App, que permite que o usuário estabeleça metas personalizadas e desenvolva hábitos mais saudáveis por meio da Jornada do Bem-Estar (há uma versão gratuita e aberta para quem não tem o travesseiro). “Para escolher o travesseiro ideal, é necessário considerar seu peso e a posição em que se dorme, para garantir o suporte adequado”, explica Luiz Aloysio Rangel, diretor da Persono.

 

Travesseiro com o sensor da Persono, que monitora e disponibiliza dados sobre a saúde do sono – foto divulgação

 

Relaxamento a bordo

Em uma viagem longa de avião também é comum ter dificuldades para descansar e dormir, seja por ansiedade ou desconforto. “O ideal é optar por um voo noturno e com o melhor espaço possível, além de evitar poltronas que não reclinam. Para quem precisa de um apoio para cabeça, geralmente a janela é a melhor escolha e levar travesseiros pode auxiliar a se posicionar melhor”, recomenda Leandro. Para o neurologista, nos dias anteriores ao voo é recomendável evitar cochilos à tarde e é necessário trabalhar a mente com bons pensamentos, escutando uma música mais leve e utilizando técnicas de respiração profunda. “Se mesmo com esses artifícios a pessoa não conseguir relaxar, é indicado procurar um médico”, enfatiza.

 

foto Shutterstock

 

E ao chegar aos destinos distantes, o jetlag pode ser outro inibidor do sono, causando até mesmo dores de cabeça e no corpo, irritabilidade, fadiga e problemas gastrointestinais. Nesses casos, o recomendável é ajustar o fuso e a alimentação nos dias anteriores e evitar compromissos muito intensos no primeiro dia da viagem. “A fórmula de sucesso é se antecipar ao problema, suavizar a transição, programar o voo e evitar estresse adicional na chegada”, finaliza.

Na palma da mão

Calm
Com a missão de apoiar o usuário em sua jornada de saúde mental, o aplicativo Calm oferece conteúdos de meditação, sono, música e paisagens sonoras. Destaque para as inúmeras histórias para dormir narradas por personalidades.

Headspace
É a sua dose diária de felicidade em um app lúdico e colorido. A ferramenta Headspace ajuda a reduzir o estresse, dormir profundamente e dar um boost na sua energia com meditações relaxantes, sons para dormir, música para concentração e podcasts.

Rootd
Pensado para quem sofre com transtornos de ansiedade e pânico, o aplicativo Rootd conta com lições práticas, ferramenta de respiração e tem um botão vermelho que pode ser acionado em caso de emergência para uma ajuda guiada.

0 Shares

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Copy link
Powered by Social Snap