Sucesso na Olimpíada de Paris, o tiro com arco ganha adeptos no Brasil – saiba onde praticar!

por | jul 31, 2024 | Entretenimento, Esporte, Olimpíadas | 0 Comentários

Modalidade em que o Brasil tem boas chances de conquistar uma medalha na Olimpíada de Paris, o tiro com arco ganha adeptos no país. Saiba onde aprender e praticar esse esporte de rara beleza, que combina força, precisão e equilíbrio mental

Pela primeira vez na história, o Brasil chega a uma Olimpíada com chances reais de conquistar uma medalha no tiro com arco. Nos Jogos Olímpicos de Paris, o time Brasil tem como uma de suas estrelas o carioca Marcus D’Almeida, que desde fevereiro de 2023 encabeça o ranking mundial na categoria recurvo, foi o grande vencedor em sua modalidade na Copa do Mundo disputada em setembro do ano passado em Hermosillo (México) e, agora em fevereiro, foi eleito o Melhor Arqueiro do Mundo pela World Archerty, a Federação Internacional de Tiro com Arco.

As conquistas do jovem Marcus, de apenas 26 anos, vêm inspirando muitas crianças – e adultos –, que lotam as academias e escolas de tiro com arco. A garotada quer entender mais do esporte e fazer como Marcus e o Gavião Arqueiro, super-herói das HQs e dos filmes da Marvel: usar flechas para derrotar seus adversários!

 

O atleta de tiro com arco Marcus D’Almeida – foto divulgação

 

A modalidade também é destaque em novelas (como “Deus Salve o Rei” e “Belaventura”) e até no “Big Brother”, onde a participante Isabelle vivia repetindo o gestual de uma arqueira, em referência às festas e tradições de sua terra, Parintins (AM).

Outra evidência de que o tiro com arco está com sua popularidade em alta é o gigantesco número de seguidores do arqueiro Luccas Abreu, detentor de nada menos que 11 milhões de followers no Instagram e no TikTok. Principal nome do Brasil no tiro com arco composto – modalidade disputada nos Jogos Pan-Americanos, mas que não faz parte do programa olímpico –, ele também comanda a L.A. Archery, escola situada na zona sul com cursos de formação para competição ou lazer. A academia possui campo de treinamento ao ar livre com distâncias até 70 m para quem tem equipamento próprio, mas não tem onde treinar.

 

A escola da modalidade L.A Archery, em São Paulo – foto divulgação

 

Esse é apenas um dos vários locais indicados pela Federação Paulista de Arco e Flecha (FPAF) para a prática e o aprendizado do esporte. O site da entidade lista quatro clubes e escolas na capital (confira a relação abaixo), além de outras academias que operam em Campinas, Mogi das Cruzes e Sorocaba, no interior do estado.

Arco e Flecha Bandeirantes
Avenida Nova Cantareira, 743, Tucuruvi,
tel. 99974-6951.

Arqueiria Ibirapuera
Rua Embaixador Raul Garcia, 56, Saúde,
tel. 4301-1318.

Clube Ibirapuera de Arco e Flecha
Avenida Lins de Vasconcelos, 804, Cambuci,
tel. 97327-2390.

L.A. Archery
Rodovia dos Imigrantes, 143, Cursino,
tel. 97422-4286.

0 Shares

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Copy link
Powered by Social Snap