Clean beauty cresce no Brasil com marcas com propósito e impacto positivo

por | ago 9, 2023 | Beleza, Lifestyle, Saúde & Bem-estar, Sustentabilidade | 0 Comentários

Marcas brasileiras de clean beauty despontam com o objetivo de criar cosméticos bons para as pessoas e para o meio ambiente

O conceito de “beleza limpa” evidencia fórmulas livres de toxinas, além de geralmente apresentar cosméticos orgânicos, veganos, naturais, cruelty-free (não testados em animais) e com embalagem reciclável ou biodegradável. “A beleza limpa já não é mais uma tendência, é uma realidade”, afirma Luciana Navarro, sócio fundadora da Care Natural Beauty – marca brasileira de dermocosméticos e maquiagens sustentáveis de alta performance. “Nosso maior cuidado sempre é garantir formulações seguras para a saúde do planeta e de nossa comunidade.”

 

Produtos de skincare e maquiagens da Care Natural Beauty – foto divulgação

 

Para as empresárias do setor, a tendência vai muito além da formulação e envolve toda a cadeia de produção, desde a escolha da matéria-prima até a chegada no consumidor final, gerando o mínimo possível de resíduos para o planeta. “Nós nos preocupamos com o pré (solo e respeito aos animais), o durante (entrega do produto e execução de alta tecnologia e performance) e o pós-consumo, com a reciclagem e logística reversa. A sustentabilidade está em muitas frentes e temos um papel fundamental na conscientização do mercado”, pontua Patrícia Lima, CEO e fundadora da Simple Organic, marca de cosméticos orgânicos, veganos, naturais, cruelty-free e sem gênero. Uma das atitudes inovadoras da empresa foi a criação da Simple Bag – sacola solúvel em água quente acima de 80°C, 100% compostável e biodegradável.

 

Os cosméticos orgânicos, veganos, naturais, cruelty-free e sem gênero da Simple Organic – foto divulgação

 

Com as mudanças de estilo de vida provocadas pela pandemia, o autocuidado e preocupação com a saúde, com o consumo consciente e o meio ambiente se tornaram primordiais para muitos consumidores. “Hoje, grande parte dos brasileiros tem mais consciência de que os produtos que aplicamos na pele, ou no cabelo, são absorvidos por nosso organismo, de forma que tem evitado ingredientes potencialmente tóxicos”, explicam Andreia Quercia e Victor Falzone, fundadores da B.O.B (Bars Over Bottles), primeira marca de produtos de beleza 100% em barras do Brasil.

“Nem 2% de todo plástico produzido no Brasil é reciclado. Nossas barrinhas são mais concentradas, e equivalem, em média, a duas embalagens plásticas do produto equivalente no formato convencional”, completam. Com essa atitude, a B.O.B já compensou mais de 5 milhões de embalagens plásticas em três anos e sua pegada de carbono é até 70% menor do que as marcas de beleza convencionais.

 

Os produtos em barra e acessórios da B.O.B – foto divulgação

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