A pandemia trouxe novos hábitos de consumo, inclusive no universo do design. O isolamento social prolongado provocou mudanças na decisão de compra das pessoas, o que levou as grifes a reconsiderarem estratégias comerciais consagradas, como os extensos calendários e a renovação constante de linhas. Assim, a sustentabilidade e as produções autorais estão em alta, visando provocar experiências exclusivas e oferecer produtos perenes.
A Breton, referência em mobiliário assinado para áreas internas e externas, comunicou neste ano que se tornou uma empresa Carbono Zero, em estudos referentes a 2020. “Além de nos preocuparmos com as questões socioambientais, temos uma governança para cuidar do sustentável”, explica Fabiana Feferbaum, diretora de Gente e Gestão na Breton. A certificação da The Planet atestou que a marca compensa toda a emissão de gás carbônico de seus processos, podendo ser considerada a primeira empresa do segmento de decoração, em São Paulo, a atingir o patamar.
A recente coleção Gloria Coelho para Breton já traz peças alinhadas ao compromisso sustentável. O sofá lounge Pitagoras, a poltrona Arte e o sofá Arte levam o couro da Leather Labs – a maior plataforma digital de couros do planeta, que possui 100% da rastreabilidade da cadeia produtiva para garantir uma produção responsável.
Outro exemplo de ação sustentável no design de mobiliário é a marca Vasap Design, que arrecadou quase duas toneladas de plástico do lixo, por meio de parceria com catadores e cooperativas, e chamou um time premium de designers para assinar vasos de área externa a partir da reciclagem desse material. São eles: Marcelo Rosembaum com Studio Fetiche, Leo Romano, André Lenza, Zanini de Zanine e Maurício Arruda.
Acesse o site e saiba mais sobre essa iniciativa: https://www.breton.com.br/
0 comentários