Pinacoteca Contemporânea chega para reforçar o corredor cultural no Centro de São Paulo

por | fev 3, 2023 | Cultura, Exposições | 0 Comentários

Com essa expansão, a Pinacoteca se torna o segundo maior museu da América Latina

A Pinacoteca de São Paulo acaba de “Dar Cria”, mais uma vez. Em 2004, nasceu a Estação Pinacoteca, na antiga sede da Estrada de Ferro Sorocabana; agora é inaugurada a Pinacoteca Contemporânea, um novo espaço sustentável e acolhedor, que ocupa o imóvel que outrora abrigou a Escola Estadual Prudente de Moraes. Com esse terceiro prédio, a Pinacoteca se torna o segundo maior museu da América Latina (atrás apenas do Nacional de Antropologia, do México), com um total de 22 mil m² de área expositiva e potencial para receber até 1 milhão de visitantes por ano.

O projeto se integra ao centenário Parque da Luz e aos bairros do Bom Retiro e da Luz. A Pina Contemporânea se abre ao parque e estimula a circulação do público, com uma arquitetura permeável e inclusiva, que reflete o espírito de integração social presente em todos os programas desenvolvidos pelo museu, favorecendo a experimentação da arte contemporânea.

Na reforma da antiga escola, foram mantidos os volumes arquitetônicos dos dois edifícios já existentes no terreno. Um mais antigo, atribuído ao escritório de Ramos de Azevedo, e outro mais moderno, da década de 1950, de autoria do arquiteto Hélio Duarte. Conectando esses dois blocos, há uma grande praça pública coberta, com 1.339 m², e um pavilhão onde está localizada a Galeria Praça, com 200 m², dois ateliês para atividades educativas e a loja do museu. Com mil metros quadrados, a Grande Galeria, no subsolo, e um mezanino com vista para o parque, onde está localizada a cafeteria, complementam o projeto.

 

Pinacoteca Contemporânea | Foto Divulgação

Pinacoteca Contemporânea | Foto Divulgação

 

A Pinacoteca Contemporânea conta com certificação ambiental Leed Silver, que atesta a eficiência do método construtivo, o uso de materiais sustentáveis, o aproveitamento de energia limpa e a captação de água de chuva, entre outros itens. “A estrutura de madeira é de fonte renovável e de origem certificada, e é a que melhor compensa as emissões de carbono”, conta a arquiteta Paula Zasnicoff, que faz parte do grupo de conceituados profissionais que assina o projeto.

Neste período de abertura, a Pina Contemporânea recebe duas grandes exposições: uma coleção de obras do acervo da Pinacoteca ocupa a Grande Galeria, e a artista coreana Haegue Yang ocupa a Galeria Praça com suas instalações que desafiam os sentidos.

 

Pinacoteca Contemporânea
Avenida Tiradentes, 273, Luz, tel. 3224-1000.
De quarta a segunda, das 10h às 18h. Ingressos a R$ 20.

0 Shares

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Copy link
Powered by Social Snap