No começo, tudo era mato. E até hoje ainda é! O restaurante Manacá é um oásis de Mata Atlântica no meio das residências que se acotovelam nas vizinhanças da badalada praia de Camburi, no litoral norte paulista. Inaugurado em 1988, ele funciona em um bangalô suspenso sobre palafitas construídas em um terreno onde a exuberante vegetação divide as atenções com a gastronomia caprichada.
O cardápio é assinado pelo chef Edinho Engel, e os trabalhos na cozinha são comandados pela chef Maria Ferreira. Depois de se acomodar e tomar aquela caipirinha de limão siciliano e gengibre, deleite-se com um dos pratos clássicos da casa, como os camarões empanados em tapioca, o atum demi-cuit com creme de iogurte e caramelo de balsâmico, o tartare de peixe branco com maçã verde, creme de raiz forte e ovas de mujol ou ainda o peixe no assado papillote de folha de bananeira e servido com farofa de banana e camarões.
Para celebrar suas três décadas de atividade, Edinho introduziu novidades no menu, como o tiradito de peixe à peruana (finas fatias do peixe mais fresco do dia com molho cítrico, coentro e cubos de batata doce), o polvo grelhado com salteado de favas e purê de cenouras ou ainda o peixe em crosta de castanhas brasileiras, servido com purê de inhame, creme de cúrcuma e vinagrete de gengibre. Na hora da sobremesa, não deixe de provar a mousse de queijo branco com goiabada e fatias de goiaba brûlée.
Outra novidade é a entrada do restaurateur Maurício Cavalcanti na sociedade do empreendimento. Ele é um antigo conhecido: antes de abrir o Più e o Piccolo – trattorias italianas de sucesso em São Paulo, ele trabalhou com Edinho no restaurante Amado, que o chef mantém desde 2004 em Salvador. Também sommelier, Maurício renovou a carta de vinhos e a seleção de coquetéis do bar do Manacá.
Muita coisa mudou na região desde os tempos em que Edinho vendia apenas sanduíches e marmitas aos frequentadores da praia, mas a essência do Manacá segue a mesma: um espaço que mistura bom gosto com simplicidade, sofisticação e despojamento, alta gastronomia internacional e receitas tradicionais caiçaras. Que permaneça assim por mais três décadas!
Manacá: Rua do Manacá, 102, Camburizinho, São Sebastião, tel. 12 3865-2550. De terça a sábado, das 13h às 22h; aos domingos, das 13h às 18h.
0 comentários