Origem é eleito o quarto melhor restaurante do Brasil no ranking da EXAME

por | jul 8, 2022 | Comida & Bebida, Comidas | 0 Comentários

Misturando baianidade, muita técnica e ingredientes regionais criteriosamente selecionados, o restaurante de Salvador comandado por Fabrício Lemos e Lisiane Arouca está entre os melhores do país

No ranking dos 100 melhores restaurantes do Brasil editado em maio pela revista “Exame”, um nome causou surpresa no Top Five: o do soteropolitano Origem, comandado a quatro mãos pelo chef Fabrício Lemos e sua esposa, a confeiteira Lisiane Arouca. A surpresa, no entanto, só acometeu quem ainda não teve a oportunidade de conhecer a casa, que funciona há seis anos em uma vizinhança distante da praia e dos cartões-postais de Salvador.

O restaurante só trabalha com menu-degustação, com 13 tempos a R$ 220 por pessoa. Neste momento, o menu em cartaz é o “Eu Vim da Bahia”, inspirado nas vivências de Fabrício e de Lisiane, misturando ingredientes regionais e técnicas da gastronomia contemporânea.

 

Origem - Foto Leonardo Freire

Origem – Foto Leonardo Freire

 

O banquete começa com o abarajé, um delicioso híbrido de abará com acarajé. E segue com pratos surpreendentes à base de incríveis produtos garimpados pelo casal, como o queijo azul da Fazenda Gurgalha (na Chapada Diamantina), o dendê artesanal da Agrovila Pinhão Manso (de Camaçari), as ostras do Projeto Kirimurê (de Itaparica), o mel de abelhas uruçu, a carne de bode da Cooperativa de Pintadas e a palma do Agreste.

 

Prato de Camarão da Casa - Foto Leonardo Freire

Prato de Camarão da Casa – Foto Leonardo Freire

 

Para turbinar e elevar ainda mais essa viagem sensorial pela Bahia, uma trilha sonora com clássicos de Margareth Menezes completa a experiência. E a bisque de camarão com caviar de limão imar e a carne de sol com farofa de garimpeiro nos transporta para o sertão. O gran finale é quando Lisiane mostra seu talento de pâtissière, com duas sobremesas: uma que explora a tangerina em diferentes texturas (como bolo, granita, mousse, farofa e mousse) e outra que encanta com a instigante mistura de doce de leite com sorvete de semente de abóbora tostada e ainda uma telha de umbu. Além do restaurante Origem, Fabrício e Lisiane comandam mais três empreendimentos em Salvador: o bar Gem, o restaurante Ori (primo mais informal do Origem, no Horto) e o Omi, que funciona no térreo do supercool Fera Palace Hotel, na entrada do Centro Histórico.

 

Chef Fabricio Lemos - Foto Leonardo Freire - Divulgação

Chef Fabricio Lemos – Foto Leonardo Freire – Divulgação

 

Origem
Alameda das Algarobas, 74, Caminho das Árvores, Salvador, tel 71 99202-4587.

 

0 Shares

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Copy link