Em parceria com a família de Tarsila do Amaral, marca apresenta rótulos com obras da artista.
Desde o início da pandemia o vinho tem forte presença na casa dos brasileiros. Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Sommeliers do Rio Grande do Sul (ABS-RS) identificou um aumento de 86% no consumo da bebida entre meses de 2020, com foco nas produções nacionais, que ficaram em evidência por causa da alta do dólar. Nesse contexto, a marca Vinho 22 lançou a linha 22 Tarsila – rótulos com obras de Tarsila do Amaral – em parceria com a sobrinha-neta da artista.
Com a proposta de democratizar o acesso a itens que costumam ser mais elitizados, como vinhos e obras de arte, cada garrafa vem com um quadro da pintora modernista. “O casamento foi perfeito, unimos um produto que tem tudo a ver com arte, com uma artista que era também uma grande apreciadora de vinho, e a ideia vai ao encontro do principal esforço da Tarsilinha: introduzir o trabalho de sua tia-avó às gerações mais jovens”, conta Rodrigo França, co-fundador da Ohca (holding da qual a Vinho 22 faz parte).
Obras como “Abaporu”, “A Lua” e “Antropofagia” estampam vinhos de uvas também populares como Merlot, Pinot Noir e Chardonnay, à venda no site da marca. “As garrafas vêm com um QR Code para as pessoas saberem mais sobre os quadros. É uma maneira mais leve de conhecerem as obras e interagirem com elas”, diz Tarsilinha do Amaral.
Em 2022 fará 100 anos da Semana de Arte Moderna. O modernismo foi um movimento cultural que promoveu uma quebra de padrões anteriores, para valorizar a liberdade de estilo e a aproximação com a realidade. “Acreditamos que a Tarsila, um dos grandes nomes do movimento, conseguiu fazer com a arte exatamente aquilo que buscamos provocar no universo dos vinhos”, destaca Rodrigo.
Além da parceria com a Vinho 22, a sobrinha-neta da artista perpetua a obra de Tarsila do Amaral por meio de trabalhos sociais. Tarsilinha tem uma parceria com a ONG Pipa Social, no Rio de Janeiro, que auxilia pessoas que moram em comunidades a entrarem no mercado de trabalho por meio do artesanato – rendeiras reproduzem as obras da artista em bordados.
Em escolas, ela palestra há 20 anos para o público infantil. “Em seus quadros, Tarsila traz cores, visuais muito agradáveis e fáceis de serem entendidos. É até uma porta de entrada para que crianças estudem outros artistas. Eu acredito que acontecerá mais situações como essa com jovens adultos por causa dos vinhos”, finaliza Tarsilinha.
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