fbpx
logo
logo

Fábrica de Arte em Itu expõe esboços de Tarsila do Amaral

por | jan 11, 2021 | Cultura, Exposições | 0 Comentários

Museu exibe 203 desenhos de Tarsila do Amaral que revelam um pouco do processo de criação desta que, nos últimos anos, consolidou-se como a mais cultuada artista brasileira

Inaugurado em 2019, a Fábrica de Arte Marcos Amaro (FAMA Museu) ocupa 25 mil metros quadrados em Itu, onde funcionava a Fábrica São Pedro, de produtos têxteis. Seu acervo é composto por cerca de 1.300 obras, entre pinturas, desenhos, gravuras, esculturas e instalações de artistas como Aleijadinho, Carmela Gross, Cildo Meireles, Nelson Leirner e Tunga.

Outra atração do centro cultural é a exposição de longa duração “Estudos e Anotações”, que reúne um raro conjunto de 203 desenhos de Tarsila do Amaral, artista nascida em Capivari, próxima a Campinas, em 1886 que foi um dos principais nomes do Movimento Modernista.

 

  • Save

Exposição no FAMA Museu

 

Tarsila do Amaral tinha o hábito de carregar consigo cadernos de anotações para desenhar. Com o lápis sobre um pedaço de papel, registrava as paisagens pelas quais passava. Produzidas entre 1910 e 1940, as obras agora expostas revelam as várias fases da artista e apresentam temas recorrentes em sua linguagem, como as vistas de viagens que ela fez pelo Brasil afora, desde as bucólicas cidades históricas mineiras, até suas andanças pela Europa e a passagem pelo deserto do Egito.

 

  • Save

Estudo para Operário

 

Longe da vista do público há mais de cinco décadas, engavetado em uma coleção privada, esse conjunto de desenhos foi exibido uma única vez, em 1969, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Ao chegarem ao acervo da FAMA, com danos ocasionados pelo tempo e pela falta de cuidados museológicos, as obras foram submetidas a um minucioso processo de restauração. “Essa coleção, praticamente desconhecida, tem um valor inestimável para memória da cultura brasileira e vem contribuir, de forma efetiva e criteriosa, como ferramenta pedagógica da instituição para a formação de crianças e jovens estudantes que serão, no futuro próximo, o público de arte”, afirma Ricardo Resende, curador do museu.

A mostra inclui esboços e estudos de obras como “A Negra”, “Operários” e “A Cuca”, em nanquim, grafite e aquarela. Após receber mais de 400 mil visitantes e quebrar todos os recordes de público do Masp com a exposição “Tarsila Popular”, em 2019, a modernista atualmente é a artista brasileira mais valorizada no mercado internacional. Sua obra “A Lua” foi adquirida pelo MoMA (Museu of Modern Art) de Nova York por aproximadamente 20 milhões de dólares – o equivalente a 110 milhões de reais.

 

  • Save

Estudo de A Negra, de 1923.

 

Fábrica de Arte Marcos Amaro – FAMA Museu: Rua Padre Bartolomeu Tadei, 9, Itu, tel. 11 4022-4828. De quarta-feira a domingo, das 10h às 17h. As visitas devem ser previamente agendadas pelo site www.famamuseu.org. Ingressos a R$ 10.

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Copy link
Powered by Social Snap