fbpx
logo
logo

Rock das Minas: as principais vozes femininas no rock ‘n’ roll

por | jul 13, 2021 | Coluna, Cultura, Música | 1 Comentário

Apresentamos algumas mulheres que fizeram história na música e que seguem transformando cenários.

Quando falamos sobre Rock, automaticamente pensamos em artistas e bandas masculinas. Mas você sabia que uma das pioneiras do gênero foi uma mulher? Memphis Minnie e sua guitarra pegada no Blues, nascente do rock’n roll, foram gigantes entre os anos 1920 e 1950, deixando seu talento como legado e canções que ganharam covers famosos como “When The Levee Breaks” na versão de Led Zeppelin, que se transformou em um grande clássico da banda. Minnie é apenas um exemplo de tantas mulheres que seguem quebrando barreiras musicais e sociais, mostrando toda a potência feminina e botando pra quebrar.

 

Memphis Minnie - Foto: Divulgação
  • Save

Memphis Minnie – Foto: Divulgação

 

Cá entre nós, listas podem conter sempre uma dose de injustiça. Para tantos nomes necessários, o espaço sempre acaba sendo curto demais. Com essa a seguir não será diferente, mas selecionamos paixões femininas, antigas e recentes, desse gênero que se reinventa a cada dia.

 

Patti Smith - Foto: Divulgação
  • Save

Patti Smith – Foto: Divulgação

 

Patti Smith

Impossível não começar citando a “poeta do punk”. Patti com seu feminismo, inteligência, sensibilidade e composições afiadíssimas, teve um grande papel no movimento punk-rock nova-iorquino nos anos 1970, principalmente após lançar seu primeiro álbum “Horses”. Sucesso também como escritora, ela segue na ativa, influenciando gerações.

 

Rita Lee - Foto: Guilherme Samora | Divulgação
  • Save

Rita Lee – Foto: Guilherme Samora | Divulgação

 

Rita Lee

Se falamos sobre a poeta do punk, não poderíamos deixar de fora a rainha do rock brasileiro. Rita transcende o gênero: fez carreira no rock mas se jogou em diversos estilos e produziu sucessos atemporais, da psicodelia dos Mutantes passando pela Bossa Nova, pop, MPB e muito mais. Arrojada, ácida e brilhante, Rita é patrimônio nacional e muito róquenrou.

 

Brittany Howard - Foto: Divulgação
  • Save

Brittany Howard – Foto: Divulgação

 

Brittany Howard

Alma e voz da incrível Alabama Shakes, Brittany segue brilhando em sua carreira-solo. Seu álbum de estreia, “Jamie”, foi gravado após uma longa viagem de carro, partindo de Nashville, sua cidade natal. O trabalho é também uma viagem pela vida da artista e seu hibridismo musical. Apesar do timbre potente, o rock de Brittany é um acalento para ouvidos e coração.

 

HAIM - Foto: Divulgação
  • Save

HAIM – Foto: Divulgação

 

HAIM

Com três álbuns lançados, a banda é 100% feminina e formada por três irmãs. O som passeia pelo indie e pop, podendo ser ouvido em uma festa, em uma trilha de um filme ou com o som alto em casa. Rock divertido e versátil!

 

Miley Cyrus - Foto: Divulgação
  • Save

Miley Cyrus – Foto: Divulgação

 

Miley Cirus

Por essa nem a gente esperava. Miley já passou por muitas fases na sua carreira que começou quando era apenas uma criança. Nem sempre deu certo, mas a cantora parece ter encontrado o tom certo: cresceu, amadureceu e lançou seu último álbum com muitas pitadas de pop-rock-punk, combinando perfeitamente com sua voz rasgada.

Avisamos ali em cima, né? Essa lista teria tudo para ocupar muitas páginas. Como não é possível, que tal aproveitar e conferir a playlist que preparamos especialmente para esta coluna? Lá você escuta as artistas citadas e muito mais. Dá o play!

1 Comentário

  1. Sônia Meireles

    Show, ter estas mulheres maravilhosas pra aquecer este ritmo que transcende gerações…..

    Responder
Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Copy link
Powered by Social Snap