As festas de fim de ano devem ser motivo de comemoração e de pura alegria, e São Paulo oferece tudo o que precisamos para receber bem quem nos visitará em casa
Todo ano é a mesma coisa. As missões natalinas se resumem a encontrar um presente para cada um dos parentes e amigos que estarão com a gente e a produzir uma ceia que cumpra o protocolo e agrade a todos. Na verdade, é quase isso. Sabemos que nessa semana fatídica receberemos diversas outras visitas de pessoas queridas que não poderão estar na noite de Natal, mas que fazem questão de trazer um presente ou de apenas vir dar um abraço de fim de ano.
E é dessa situação que quero falar, porque é muito fácil estar preparado para visitas em cima da hora e poder fazer dessas ocasiões uma curtição em alto astral, sem estresse. O importante é ter um kit aperitivo fácil e rápido de montar, que possa alegrar essas situações inesperadas, além de resolver também o esquenta da noite da ceia.
A minha fórmula é simples: compre ou encomende dois bons patês e algumas boas charcutarias que você possa tirar da geladeira e colocar sobre tábuas, assim que tocar a campainha. A única coisa que tem que ser fresquinha é o pão. Sugiro um bom patê de champagne e um patê en croûte (aquele com uma casca em volta). O ideal é comprar pedaços grandes o suficiente para guardar embrulhado em papel filme e cortar uma fatia de cada quando a visita chegar. Na tábua, coloque essas duas fatias, um pequeno pote com alguns cornichons (pepininhos em conserva franceses), que são vendidos onde você irá comprar os patês.
A outra tábua é das charcutarias e tem que ser um pouco maior, pois o ideal é ter uns quatro ou cinco itens diferentes. Eu colocaria um chorizo ou um fuet espanhol, uma copa curada, um pastrami e, claro, um bom presunto cru. Você pode escolher comprar esses produtos já fatiados (em embalagens menores para abrir somente o desejado) ou em peças e, nesse caso, deve fatiar tudo na hora. Prefiro desse jeito, porque mantém todos os produtos bem frescos. Nessa tábua, também coloque um copo com um pouco de gelo no fundo e tiras de pepino e de cenoura crua para neutralizar o paladar entre um sabor forte e o outro. Para acabar de dar uma cor e um frescor nessa tábua, sugiro ainda um pote com tomates cereja cortados ao meio com algumas folhas de manjericão. E pronto, está feito o seu “kit visita surpresa”!
E é claro que nesse calor absurdo de dezembro é fundamental deixar algumas garrafas na geladeira. Indico ter duas de espumante brut e duas de rosé. O tinto, se alguém fizer questão, pode estar na adega ou na despensa, basta deixar na geladeira 5 minutos antes de servir. E durante essa semana de surpresas, se tirou uma garrafa, já repõe logo em seguida.
Com isso, não tem como você ser pego de surpresa pelas visitas. O máximo de correria que pode vir a sofrer é sair para comprar um belo pão fresquinho para acompanhar todos esses “amuse bouche”. A seguir, alguns lugares para encontrar patês e frios, fatiados ou não:
• Casa Santa Luzia: Alameda Lorena, 1.471, Jardins
• À Table: Rua Laplace, 749, Brooklin
• Pirineus Embutidos Artesanais: Rua da Consolação, 2.915, Jardins
• Antica Salumeria: Rua Pamplona, 1.783, Jardim Paulista
Bon appétit, joyeuses fêtes e um feliz 2024 a todos!
0 comentários