2023 deve consolidar o mercado de podcast no país e as marcas já até produzem seus próprios canais com foco em fidelizar consumidores, que agora também são ouvintes
A explosão de podcasts no Brasil aconteceu há aproximadamente dois anos. Títulos como “Flow”, “Podpah”, “Resumocast” e “Mano a Mano” ajudaram a impulsionar esses produtos sonoros e, hoje, existem mais de dois milhões de podcasts pelo país, dos temas mais diversos possíveis, de esporte a música, de humor a notícias. Entre os mais ouvidos de 2022, estão jornalismo, entretenimento, bate papo e até psicologia.
Não resta a menor dúvida de que esse canal de comunicação caiu no gosto das pessoas, por um motivo simples: pode ser ouvido de onde e na hora que cada um desejar, usando diferentes aparelhos – 86% das pessoas escutam pelo smartphone e em várias plataformas, como Spotify, enquanto realizam diferentes atividades, como arrumar a casa, cozinhar, antes de dormir ou quando se deslocam de um lugar para outro.
O Brasil é o terceiro país do mundo que mais consome podcasts, com cerca de 39 milhões de ouvintes no ano passado. As mulheres entre 25 e 34 anos, que moram na região Sudeste, dominam a audiência desse formato de conteúdo, pois escutam pelo menos três vezes por semana. Mas isso não significa que seja apenas para elas, afinal há quase 40 milhões de pessoas que ainda podem aderir esses produtos sonoros. Para 53% dos consumidores, se aprofundar em um tema é o fator principal para ouvir um podcast e música/filmes são aqueles com maior audiência.
O ano de 2023 consolidará o mercado de podcasts no país e as marcas estão de olho, não apenas com patrocínio, mas criando seus próprios conteúdos e trazendo para o seu universo pessoas interessadas em se aprofundar no que elas têm a oferecer. Fica a dica: se for criar um podcast apenas para vender produtos, esqueça essa ideia! Você pode cair no mesmo erro de marcas que acreditam que o Instagram é um catálogo de vendas digitais.
Para criar o podcast da sua marca, antes de tudo, faça um planejamento: Qual é o objetivo? Qual é a meta? Qual é a estratégia de conteúdo? Quais pilares da marca serão exaltados? Como o podcast vai ajudar as pessoas a consumirem mais seus produtos ou serviços? O foco não é a venda, mas sim, informação e branding. As vendas, assim como deveria ser nas redes sociais, devem ser uma consequência de um conteúdo bem-feito e relevante.
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