Lellolab realiza projetos socioambientais em parceria com mais de 300 condomínios em todo o estado de São Paulo

por | abr 3, 2024 | Coluna, Mobilidade, Sustentabilidade | 0 Comentários

Proposta do Lellolab é trazer soluções criativas para o bem comum através da união de pessoas que querem compartilhar experiências e aprendizados

Como tornar São Paulo mais acolhedora, empática, inclusiva e sustentável? Para uma megalópole tão complexa não há apenas uma resposta. São muitas variáveis e questões que envolvem soluções diversas. E essas respostas precisam vir não apenas de especialistas, mas também da população. Das pessoas que vivem, trabalham, se locomovem, se comunicam e se divertem nas cidades.

Foi a partir dessa demanda que o grupo Lello, líder no segmento de compra e venda de imóveis e administração de condomínios no país, decidiu criar em 2018 o Lellolab. “Foi feito para colocar em prática jornadas de sustentabilidade e convivência que melhorem a vida em comunidade e promovam a regeneração ambiental-urbana nas grandes cidades”, explica Filipe Cassapo, diretor do Lellolab.

Há seis anos, esse laboratório composto por uma equipe de comunicadores, urbanistas, arquitetos, engenheiros e ambientalistas realiza projetos socioambientais em parceria com mais de 300 condomínios em todo o estado de São Paulo, impactando positivamente mais de 147 mil pessoas.

 

Plantio comunitário em Carapicuíba – foto divulgação

 

São programas como o Nossa Horta – que estimula a criação de hortas orgânicas nos espaços subutilizados dos prédios – e o Tesouros do Bairro, que nasceu de um processo de cocriação desenvolvido em parceria com moradores, síndicos e comerciantes locais. Nos dois projetos, o objetivo é conectar os moradores da região e aproximá-los de seu bairro por meio de vivências sociais e ambientais. Além de hortas, há o incentivo para a produção de composteiras.

Idealizado para mapear e revelar os talentos das pessoas na vizinhança, o Tesouros do Bairro conta com um app no qual elas podem divulgar seus serviços e produtos. “O Tesouros segue uma abordagem ‘figital’, pois promove conexões virtuais por meio do aplicativo e encontros presenciais nos eventos e oficinas, aproximando quem mora ao lado, mas muitas vezes não se conhece”, conta Cassapo. É, por exemplo, encontrar alguém que dá aulas de piano, um chef de cozinha para eventos ou uma recreadora de festas infantis. Ao longo de 2023, o Lellolab apoiou dez bairros paulistanos em atividades como rodas de conversa, feiras empreendedoras, bazares de desapego e diversos eventos culturais.

“Na nossa visão de cidade, quem vive nela participa ativamente de sua transformação regenerativa. Sustentabilidade é aquilo que resulta de uma sociedade sadia, que compreende que a transformação ambiental que precisamos vem da mudança profunda de hábitos e do questionamento do individualismo”, afirma.

 

Aula de lasanha com o vizinho do prédio – foto divulgação

 

*Chantal Brissac é editora do site www.procoletivo.com.br

0 Shares

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Copy link
Powered by Social Snap