Natureza Eco Lodge, em Espírito Santo, promove hospedagem com conforto e sustentabilidade

por | dez 26, 2022 | Hospedagem, Turismo, Viagens | 0 Comentários

Localizado na região serrana do Espírito Santo, o hotel abriga belezas preservadas da Mata Atlântica e reserva experiências que vão de degustação de cafés especiais a trilhas com observação de pássaros

As montanhas capixabas ainda são desconhecidas por parte dos brasileiros – inclusive entre paulistanos e cariocas, que estão a poucas horas de voo do refúgio de clima ameno na primavera e no verão. Em meio a áreas remanescentes de Mata Atlântica – próximo à rota turística da Pedra Azul, no munícipio de Domingos Martins – imerso em uma área de preservação ambiental, hábitat de mais de 800 espécies diferentes de animais e plantas, está o hotel recém- inaugurado Natureza Eco Lodge – uma hospedagem interessante para conhecer esse destino no sudeste do país, a apenas duas horas de Vitória.

 

Sede do parque da Pedra Azul - Foto Edson Chagas

Sede do parque da Pedra Azul – Foto Edson Chagas

 

São 30 acomodações para até quatro pessoas, sendo 18 chalés confortáveis na beira do lago, oito chalés na montanha e quatro apartamentos. O hotel fica dentro da Reserva Ambiental Águia Branca, que é a maior RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) do Espírito Santo, com 2.225 hectares de área e 90% de floresta primária. Por ali, é possível fazer trilhas com a companhia de biólogos e guias – com direito à observação segura de pássaros e de outras espécies nativas, como jaguatiricas – além de ter acesso a boas opções de lazer, como quadra de tênis e beach tênis, quadra poliesportiva, campo de golfe, salão de jogos, piscina aquecida e brinquedoteca para os pequenos.

Para uma imersão na gastronomia local, o restaurante d’Bem, da chef Suely Faiçal, valoriza ingredientes orgânicos, sazonais e frescos. No café da manhã do hotel, o grande destaque é a deliciosa granola com castanhas e nozes, também disponível para venda – realmente vale à pena trazer uma caixinha na mala. No almoço, a dica é pedir a galinha da montanha – prato com arroz cateto vermelho, lascas de frango, tomate, rúcula, curry, amêndoas e crocante de linguiça artesanal.

 

Fachada do hotel Natureza Eco Lodge - Foto divulgação

Fachada do hotel Natureza Eco Lodge – Foto divulgação

De sobremesa, é irresistível experimentar o sorvete de fruto (coquinho) de juçara, que oferece textura e sabor muito similar ao açaí. Inclusive, é interessante se atentar a essa iguaria, que cresce nas conhecidas palmeiras ameaçadas de extinção (por causa da derrubada para extrair o valoroso palmito). A reserva estimula que os produtores cultivem a frutinha, já que não é necessário cortar a árvore inteira, em um ciclo mais sustentável de extração.

Encantos locais

O entorno do Natureza Eco Lodge reúne as principais atrações da serra capixaba, em um trajeto conhecido como Rota do Lagarto – uma simpática estradinha turística. O cartão postal é a Pedra Azul, uma formação de granito com 1.822 metros de altitude. Sua coloração adquire tons azulados e esverdeados, conforme a movimentação da luz do sol. Além do monumental conjunto rochoso, o parque estadual que abriga a pedra é rico em flores como orquídeas, bromélias, e árvores nobres, com cedros e ipês. Na sede, há informações sobre roteiros de trilhas de diferentes níveis e extensão.

Vista do Khas Café - Foto divulgação

Vista do Khas Café – Foto divulgação

 

Na Rota, com 8 km (rodovia BR-262), que circunda a Pedra Azul, há ainda restaurantes e lojinhas. O Quadrado de São Paulino agrega muitos deles e o destaque é a venda de cafés especiais cultivados nas montanhas, de diferentes torras e aromas, e os belos jardins e os deliciosos doces da Marietta Delicatessen – loja de uma simpática moradora da região.
Por falar em café, talvez o local mais charmoso seja o Khas Café, um misto de plantação de lavanda e café, com escola de degustação e cultivo, além de local ideal para lindos ensaios fotográficos e eventos, como casamentos e bodas. O lugar foi idealizado pela artista plástica Daniela Aguilar, que também abriga seu lindo ateliê por ali. Antes da visita, reserve a experiência de colheita ou degustação de café, ou de bem-estar, como escalda pés de lavanda, pelo site www.grupokhas.com.

 

Chalé do hotel Natureza Eco Lodge - Foto divulgação

Chalé do hotel Natureza Eco Lodge – Foto divulgação

 

Ainda na estrada, vale o almoço ou o jantar no restaurante Alecrim, da chef Cecilia Cunha, em uma casa no estilo fazenda, com decoração rústica e aconchegante. O menu mistura cozinha brasileira com clássicos europeus. Entre as entradas, prove o suculento joelho de porco defumado e desfiado na massinha de pastel com geleia de abacaxi e dedo de moça. No cardápio dos principais, uma boa escolha é o carré francês de cordeiro. Após a refeição, descanse no lindo jardim florido do casarão, que materializa a acolhedora natureza e a agradável recepção capixaba.

 

Natureza Eco Logde
Rodovia ES-164, Km 303,5, Alto Castelinho, Vargem Alta, Espírito Santo.
Diárias a partir de R$ 600.

*A jornalista viajou a convite do Grupo Águia Branca, que detém o hotel Natureza Eco Logde

0 Shares

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Copy link
Powered by Social Snap